Resenha: Em Chamas por Suzanne Collins

28.1.15

Título: Em Chamas
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Categoria: Distopia 
Ano: 2009
Páginas: 413
ISBN: 9788579800641




 Oi pessoal, tudo bem com vocês? 
 ENFIM EU ACABEI EM CHAMAS!

 Hoje vim trazer para vocês a resenha de Em Chamas da Suzanne Collins, que foi um livro que me decepcionou e que me colocou numa ressaca literária. A primeira ressaca literária da minha vida aconteceu por causa de um dos livros que eu mais tinha expectativa.

 Em Chamas é a continuação de Jogos Vorazes, que é a história sobre a Katniss, uma moradora de Panem que para defender sua irmã de um pais opressor acaba indo para uma arena com mais 23 tributos para tentar sobreviver até o final e ser a grande campeã.

 Como todos devem saber, Katniss junto com Peeta, são os vencedores dos jogos (gente desculpa se eu dei spoiler, mas se eu não dissesse isso não teria como fazer a resenha) após um ato que a Capital vê como uma forma de manifestação e revolta, o que acaba fazendo a Katniss sofrer muito após os jogos.

 O segundo livro então vai ser contado quando Katniss e Peeta voltam para a arena. "Mas pera ai Gustavo, eles já não foram os vencedores dos jogos? Eles vão participar novamente?" Sim. Após o ato cometido na arena para que os dois sejam campeões, a população começa a se questionar sobre várias coisas, e a ver Katniss como o poder da revolução. O presidente Snow então na tentativa de acalmar a população e acabar com a esperança deles, que no caso é a Katniss, decide fazer algumas coisas para acabar com ela de um jeito que não aumente a indignação da população de Panem. 

 De 25 em 25 anos, ocorre o Massacre Quaternário, que é uma edição dos Jogos Vorazes, vamos se dizer que, com um toque a mais de emoção. E um ano após a edição dos jogos em que Katniss e Peeta são vencedores, acontece o Massacre, tendo como surpresa a regra que levará 24 campeões (uma mulher e um homem) das edições passadas dos jogos, de volta para a arena, sendo 2 de cada distrito. E com isso, Katniss e Peeta são obrigados a voltar a arena na busca pela vitória novamente, só que desta vez com muito mais dedicação e determinação, afinal de contas, eles enfrentarão tributos que assim como eles, já venceram os Jogos Vorazes.

Minha Opinião

 COMO ESSE LIVRO ME DECEPCIONOU!

 Gente vocês não tem noção de como eu fiquei indignado com esse livro. A maioria das pessoas dizem que esse é o melhor livro da trilogia, e eu só tenho a dizer que se esse for o melhor, eu sinceramente tenho até medo do pior.

 Esse livro começou para mim, de uma forma super arrastada e lenta, tornando a história completamente entediante. Mas eu pensei "Ah, a história vai ficar melhor né?", e gente, não foi bem isso. Eu continuei lendo, lendo, e lendo e eu não conseguia me apegar a história. A história foi tão ruim no começo que acabou me colocando numa ressaca literária, que por sinal eu estou até agora. 

 Eu tinha pegado esse livro para ler como o 5° da maratona, mas como o começo dele não estava me prendendo, eu troquei de livro, que foi O encontro inesperado, e que eu também não gostei muito e que li mais por obrigação devido a minha forte ressaca literária.

 Ai depois que eu resolvi retomar a leitura eu coloquei na minha cabeça que eu precisava terminar de ler Em Chamas, e eu fui indo aos pouquinhos, até que eu cheguei no final da segunda parte do livro, que é simplesmente fantástica e que me prendeu muito. Então eu pensei "Ufa, a partir daqui a história vai ser maravilhosa e vai compensar todo o começo", e de uma certa forma, esse pensamento até que foi certo. Por um tempo.

 Nesse livro só teve algumas partes que eu gostei, que eu não irei citar para não dar spoilers, mas que foram alguns acontecimentos no final da 2° parte e no começo da 3° parte. Teve coisas muito bacanas, coisas que me alegraram, coisas que me surpreenderam, coisas que me fizeram acreditar que o livro ia ser maravilhoso dali para frente. Porém eu estava enganado.

 O começo da terceira parte, quando eles voltam para a arena, para mim foi ótimo. Eu simplesmente amei tudo que a autora criou ali e amei a arena (que eu acho que foi a única coisa melhor nesse livro do que no primeiro). Mas o final do livro, o desfecho, gente eu não consegui entender nada do que aconteceu. Eu estou até agora tentando encaixar as coisas na minha cabeça, porque a 3° parte estava sendo maravilhosa, ai de repente a autora começou a correr com a história, como se ela só pudesse escrever 413 páginas e ela estivesse na 380 e tivesse que acelerar tudo, porque realmente ficou uma confusão para mim.

 Eu realmente espero que os fãs de Jogos Vorazes não me matem, mas enfim, essa é minha opinião. No final eu falei super mal do livro e dei 3 estrelas, e eu confesso que só dei 3 estrelas devido aos acontecimentos que eu gostei, porque eu acho que foram super bem escritos e criados.

 Bom, por hoje é isso. Espero que tenham gostado, e desculpem pela resenha ENORME, mas é que esse livro foi um livro angustiante e que eu precisava botar para fora tudo o que eu senti lendo ele. 

 Não esqueçam de comentar o que vocês acharam, e até a próxima! 

Também poderá gostar de

18 comentários

  1. Garoto eu amo sua sinceridade, sério!
    E amo mais ainda a sua escrita, você escreve super bem.
    Eu também odeio ficar na ressaca literária pelo simples fato de que você cria muitas expectativas pra uma coisa e ela te decepciona (não é o caso de em chamas, longe disso)
    Bom, adorei o post principalmente pelas suas opiniões expressadas, alias são cabeças diferentes que movem o mundo. Bjs, lin. ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lin!

      Obrigado por todos os elogios haha :)
      Fico muito feliz que você tenha gostado do post!

      Beijos e obrigado pela visita!

      Excluir
  2. Uma pena que você tenha se sentido assim com Em Chamas, porque eu acredito que Jogos Vorazes é uma das melhores trilogia que já li. Talvez você tenha se sentido meio perdido, porque esse segundo livro é uma transição, uma preparação para tudo o que vai acontecer no terceiros. Muitas coisas são explicadas e A Esperança e passam a fazer mais sentido. É importante lembrar também que a narrativa é em primeira pessoa pela Katniss, que não se interessa nem um pouco pela política e pela revolução, só pela sua sobrevivência, então muitos detalhes ficam para serem subentendidos porque não chamam a atenção da protagonista. Imagino que quando você ler o terceiro livro essa má impressão se dissipe, isso se você gostar de livros um pouco mais profundos e políticos do que o que estamos acostumados.

    B-jusssss! ♥

    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nina!

      Esse seu comentário me deu mais coragem para encarar "A esperança". Eu realmente espero que o ultimo seja o melhor livro da trilogia e que seja muito melhor que o segundo, que acabou não me agradando muito. Obrigado pelas dicas!

      Beijos e obrigado pela visita!

      Excluir
  3. Olá confesso que não li pq ainda não li o primeiro livro, sabe como é com medo de pegar spoiler
    Não leio muito esse gênero mas pretendo ler logo, gosto mais de romances super melosos rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana!

      Eu indico bastante a trilogia. Apesar de eu ainda não ter finalizado a trilogia, eu indico porque ela faz uma critica super forte a sociedade e acho que seria muito bom que todo mundo lesse e refletisse sobre o que a autora quer passar para todos nós!

      Obrigado pela visita!

      Excluir
  4. Respostas
    1. É o que todo mundo diz haha. Eu até que estou gostando, mas esse livro não funcionou muito bem para mim. Espero não me decepcionar com o ultimo!

      Beijos e obrigado pela visita!

      Excluir
  5. Eu adoro a trilogia e considero uma das melhores que já li, e confesso que Em Chamas não parece muito atrativo, mas eu gostei muito, inclusive foi um dos livros que demorei menos tempo pra ler (mas acho que era a ansiedade pra ler a esperança logo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lara!

      Que bom que a trilogia funcionou bem para você. O primeiro para mim foi ótimo, mas o segundo deixou a desejar um pouquinho. Espero não me decepcionar com o ultimo!

      Beijos e obrigado pela visita!

      Excluir
  6. Oi Gustavo!
    Poxa, que pena que você ficou na vibe da ressaca!!
    Ainda não li nenhum livro da saga porque não é o tipo de livro que me chama a atenção e ainda mais agora quando li sua resenha! Já pensou se eu começo, gosto do livro e depois vem o segundo e acaba comigo!? Que raiva que ia dar!
    Adorei sua opinião!
    Beijos

    http://lumartinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!
      Sim, o livro não funcionou muito bem pra mim, mas peço para que não deixe de ler pela minha opinião. As vezes o que eu menos gostei possa ser o que você mais rirá gostar, imagina? Haha
      Obrigado :)

      Beijos e obrigado pela visita!

      Excluir
  7. Eu não sou a maior fã de distopias... A maioria das que fez sucesso eu não li (e nem pretendo tão cedo)!
    Por incrível que pareça, tenho a trilogia Jogos Vorazes na estante - na verdade fica nos livros coletivos que minha mãe empresta para os alunos e tal, e mesmo vendo o filme não deu vontade de ler, sabe?
    Enfim... eu e uma amiga temos a impressão que existe uma espécie de "maldição do livro dois" e pelo que você falou, isso acontece aqui... Me deixa com menos vontade ainda de ler, infelizmente....

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lica!
      Eu AMO distopias, e considero até o gênero que mais me agrada, e eu acabei lendo muitas pela "modinha" e gostei. O primeiro livro de Jogos Vorazes foi ótimo para mim. Já o segundo...
      Mas ainda sim indico o livro, pois mesmo sendo meio parado, ele tem uma critica bem forte a sociedade, e é isso o ponto principal do livro.

      Beijos e obrigado pela visita!

      Excluir
  8. Eu não sou muito fã de Jogos Vorazes, para ser sincera nunca tive interesse.
    Katniss é meio semgraça no meu ponto de vista.
    Adorei sua resenha.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Déborah!
      Uma pena que você não curta muito a trilogia. Eu não gostei muito do segundo livro mais mesmo assim a trilogia continua sendo ótima!
      Eu confesso que também não estou gostando muito da Katniss. No primeiro livro eu adorei ela, mas nesse ela foi tão...Revoltante.
      Obrigado :)

      Beijos e obrigado pela visita!

      Excluir
  9. Ainda não li nenhum livro da saga porque não é o tipo de livro que me chama a atenção!
    Curti sua sinceridade na resenha, a pouco tempo também li um livro que não curti muito e ultimamente só tenho lido resenhas boas, mais isso que muito bom.

    Enfim, adorei sua Enorme resenha!

    Beijokas

    http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati!
      Que bom que gostou da resenha. Foi tanta expectativa que eu coloquei encima do livro que no final deu o que deu haha!

      Beijos e obrigado pela visita!

      Excluir