#03 Um mundo chamado discussão: Adaptação de Insurgente

31.3.15

Oi pessoal, tudo bem com vocês? Espero que sim!

 Hoje eu vim fazer mais um post da coluna Um mundo chamado discussão, e hoje venho discutir com vocês as minhas opiniões sobre a adaptação de Insurgente para o cinema.

 - POST COM SPOILER -


 Primeiramente eu gostaria de dizer que sim, eu adorei o filme. Mas eu adorei o filme como ele por si só, porque como adaptação eu tenho que confessar que deixou a desejar. Enquanto eu assistia o filme eu só conseguia pensar que eles deveriam ter reescrito o livro e feito a adaptação encima desse novo livro, porque realmente não parecia que estávamos vendo uma adaptação de uma obra da Veronica Roth. 

 O filme começa muito bem, com cenas que eu já esperava e que até então achava bem similar as do livro. Mas então a história começa a se desenvolver e eles decidem muda-la de uma maneira que deixa todos que já leram o livro se perguntando o porque de tal cena estar tão diferente com a cena que presenciamos no livro. 

 Um dos melhores momentos no filme para mim foi quando eles (Tris, Tobias, Peter e Caleb) estavam na Amizade, que para mim foi uma das facções que eles mais conseguiram manter às semelhanças do livro. As roupas, o carisma, as falas. Eu estava vendo o que se passou na minha cabeça quando eu estava lendo aquela determinada parte. Estava tudo impecável e extremamente igual. Naquela parte eu realmente tinha esperanças de que a adaptação seria fiel (sei que faltou o pão da amizade, mas eu não senti muita falta desta parte até porque eu não lembrava dela). 



 Outra parte do filme que me agradou bastante foi como os produtores conseguiram nos mostrar os sem-facções, que para mim estavam do jeito que eu imaginava no livro (com exceção do ambiente onde eles estavam). Eu só fiquei chateado porque as cenas com os sem-facções foram poucas, e passaram super rápidos, e forma que não conseguimos criar nenhum laço com algum daqueles personagens.

 Uma coisa que me irritou e me decepcionou muito nesse filme foi o fato de eles não darem nenhuma importância para os personagens secundários, que eu adoro e que são essenciais para a trama. Uma das coisas que eu mais gosto na narrativa da Veronica Roth é a forma como ela da importância para os personagens secundários, e no filme eles simplesmente fizeram parecer que o centro do universo é a Tris, o Tobias, a Jeanine e o Peter, o que me magoou demais.

 Agora sobre os efeitos. Bom, estavam todos maravilhosos. Eu tenho que confessar que eu gostei mais deste filme do que de Divergente (como filme, porque como adaptação Divergente está bem melhor), e a maior parte que me faz gostar mais deste é os efeitos visuais, que estão incríveis. Podemos ver isso nas simulações quando a Tris está na Erudição sendo forçada a abrir a caixa passando pelas simulações. Aquelas simulações estavam fantásticas. É claro que eles ainda mudaram algumas coisas nas simulações, mas isso foi o que deixou elas tão incríveis e sensacionais. Foi com certeza o melhor momento do filme (mesmo eu não tendo assistido em 3D). 


 Por último só gostaria de dizer como eu fiquei revoltado com o final. Eu achei fantástica a ideia do vídeo dentro da caixa e a caixa só poder ser aberta com todas as simulações completadas. Mas eu não gostei do fato de a mulher no vídeo não revelar seu nome. Custava ter mais 5 segundos de vídeo só para ela falar o nome? Não custava. E isso deu uma total diferença para o final, porque o nome dela é um dos motivos que da o maior mistério para Convergente, só que eles não mostraram isso, e ai acabou que o final ficou daquele jeito, como se a história acabasse ali, como se eles não fossem fazer mais 2 filmes para arrecadar mais dinheiro. Isso foi sem dúvidas o que mais me revoltou, o fato de eles terminarem tudo como se não tivesse continuação. 




 Por último só gostaria de dizer que me nota para o filme é 4 de 5, e que apesar de todos os pontos negativos o filme está incrível e que eles realmente fizeram um ótimo trabalho com a produção. E eu dou 4 para o filme porque eu entendo que eles fizeram o filme para aqueles que não leram o livro, pois eu percebi que aqueles que não leram e só tinham assistido Divergente, gostaram muito mais do que nós que lemos todos os livros. E eu realmente acho que se o filmes tivesse sido totalmente fiel ao livro ele seria muito longo e muita gente não entenderia.

 Bom, por hoje é isso. Eu espero que vocês tenham gostado do post e das minhas opiniões. Se você já assistiu o filme comenta aqui embaixo o que acharam do filme como "Filme" e como "Adaptação". Beijos e até mais!

Também poderá gostar de

14 comentários

  1. Olá ainda não vi os filmes pq quero ler primeiros os livros
    Não é a primeira pessoa que vejo reclamando do segundo filme
    Ainda bem que apesar dos pontos negativos o filme está incrível
    Um dia irei ver com certeza
    Malucas por Romances

    ResponderExcluir
  2. Confesso que quando sai do cinema sai revoltado, xingando e querendo reler o livro, mas depois de refletir, tenho a mesma opinião que a sua, o filme foi feito pra quem gosta da distopia como filme, não como livro, e é uma adaptação.... Mas ainda acho que eles mudaram muuuuito o final e que deveriam deixar pelo mesmo o final parecido

    ResponderExcluir
  3. Ele deve ser o novo Percy Jackson kkkkk eu particularmente não gosto da história, então não arrisquei ler o livro.
    Não acho legal ter um final diferente, mas é uma adaptação, eles têm que adequar o filme ao que acham melhor, então..

    ResponderExcluir
  4. Poxa, Gu, fazer post com spoilers é maldade.
    Só não fico com raiva porque é algo que eu não tenho curiosidade para ler nem para assistir.
    Não sei explicar, mas não me chama a atenção. É uma pena que você tenha ficado meio decepcionado.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  5. Oi Gu!!
    Eu vou te pedindo desculpas desde já porque não li o seu post. Ainda não vi Insurgente e eu quero muito ver e como você disse que pode ter spoiler, eu vou ficar aqui quietinha só comentando. Não vejo a hora de ver o filme. Não gostei dos livros, mas adorei o primeiro filme, espero que seja o mesmo com o segundo E NÃO ME CONTE NADA!! HAHAHAHAH
    Beijos

    LuMartinho

    ResponderExcluir
  6. Oi Gustavo!

    Eu não vi o filme, mas li o livro e adorei! Quero fazer a resenha dele ainda essa semana, e ver o filme o mais rápido possível!
    Adorei sua resenha.

    B-jussss!

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante da sua resenha, ainda não assisti o filme, mas já li todos os livros, e tô morrendo de ansiedade pra assistir logo. Parabéns pelo seu blog !

    ResponderExcluir
  8. Oie Guh! Li meio por cima o post porque estou louca para ver o filme, e vou no feriado, rsrsrsr
    Depois que assistir eu venho aqui comentar o que achei

    Beijos

    Paraíso das Ideias

    ResponderExcluir
  9. Oi Gustavo, tudo bem?
    Adoraria ter lido seu post, mas não quero pegar spoilers desse filme então infelizmente não li! :/
    Espero que esse filme supra minhas expectativas e seja muito bom, apesar de eu já ter lido resenhas onde falaram que está muito diferente do conteúdo dos livros.
    De todo modo, espero gostar dessa adaptação!

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  10. Oieee, tudo bom?
    Eu não consigo entender como tem autores que autorizam tamanha descaracterização de suas obras na hora de virar filme.
    O primeiro filme dessa série já não me animou, e como eu assisti antes de ler, acabei perdendo a vontade de lê-lo. Que bom que para vc o filme agradou, pois estou vendo muita gente reclamar. Eu até pretendo assistir o filme, mas quando sair na TV eu acho!

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Gu,
    Então, eu não queria ler Divergente e nem assistir o filme pq achei que era só mais uma modinha embalada por Jogos Vorazes, mas eis que assisti o primeiro e o segundo filme e resolvi ler, coisa que já estou fazendo e amando.... Concordo com seus termos, mas acredito que só vou poder dar uma opinião mais sincera sobre a adaptação, depois que ler o segundo.
    De qualquer forma, sei que vou achar várias falhas como você, por isso resolvi assistir antes de ler kkkkkkkkkk

    Mas sim, o filme esta show de bola, os efeitos especiais são de tirar o fôlego e realmente merece ser assistido com certeza!!!

    Beijokas

    http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oiee!

    Ainda não vi Divergente acredita? Por isso pulei algumas partes e spoilers. Não vi o filme porque tenho a trilogia e pretendo muito ler antes de assisti-los! Não acho os filmes imperdíveis, tenho interesse mas me contento em ver na tv um dia! Em full HD e deitada no sofá, claro uhashuauhsuh

    Adorei o post, ficou bem legal! Espero que eu curta os filmes, e que seja "fiel" aos livros o máximo possivel. A Iza do nosso blog assistiu e fez post também!

    Beijo!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu confesso que nunca tive vontade de ler os livros e por isto mesmo também não assisti ao filme. Mas geralmente quando vou assistir a alguma adaptação já vou sem expectativas, pois sei que nunca será tão fiel, até porque se trata de artes diferentes. Então o negócio é relaxar e curtir ao máximo! Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Gustavo!
    Não gostei da trilogia. Quero dizer, eu gostei, mas achei o final tão forçado que não me desceu. Além disso, o primeiro filme não foi tão bom, então não vou me esforçar pra ver a sequência. Além disso: que diabos de caixa é essa, produção??
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir