Resenha: Enfeitiçadas, por Jessica Spotswood

8.7.15

Título: Enfeitiçadas
Autor (a): Jessica Spotswood
Editora: Arqueiro
Páginas: 271
ISBN: 9788580412307
Antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará a idade adulta, todas bruxas. Uma delas terá o dom da magia mental e será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror. Quando Cate descobre esta profecia no diário de sua mãe, morta há poucos anos, entende que precisa repensar seus planos. Qual será a melhor opção: servir a Irmandade, longe dos olhos vigilantes dos Irmãos Caçadores de Bruxas, aceitar uma proposta de casamento que lhe garanta proteção e segurança ou abandonar tudo e viver um grande amor proibido?

 Misturando fantasia, distopia e romance, Jessica Spotswood cria com perfeição uma das melhores histórias que eu já li e que irá te conquistar logo nas primeiras páginas. 
 Enfeitiçadas irá nos contar a história de Cate, que vive na Nova Inglaterra no fim do século 19, junto com suas irmãs Maura e Tess. As três são bruxas, assim como a mãe, que faleceu há alguns anos. Em sua pequena cidade do interior, assim como em toda a Nova Inglaterra, as bruxas são seres odiados por todos, e que saíram do poder depois da chegada da Fraternidade, um grupo de pessoas religiosas que abominam esses seres e que fazem o possível para manter a população longe delas. 

 Cate odeia o fato de ser uma bruxa, e irá odiar mais ainda depois de saber que faz parte da ultima profecia de um oraculo, aquela que diz que ela ou uma de suas irmãs será a única capaz de trazer as bruxas de volta ao poder e poder acabar de uma vez com a fraternidade.
- Não escolhemos quem amamos. Nem paramos de amar quando as pessoas ficam difíceis.
 Nesse meio tempo Cate ainda precisa se irá se casar com Paul, o homem a quem ela já é basicamente prometida, ou se irá se render a seus sentimentos por Finn, o pobre jardineiro sem condições mas que desperta nela um sentimento forte. 

 Com uma guerra se aproximando, Cate precisa descobrir tudo o que pode a respeito da profecia e fazer sua escolha, que independente de qual for, sempre irá machucar alguém.
 Enfeitiçadas foi um livro que me agradou de todas as formas possíveis, e que sem dúvidas se tornou uma das minhas séries/trilogias favoritas. Nesta história incrível, Jessica Spotswood mistura fantasia com distopia de uma forma perfeita. Ao mesmo tempo que temos todas as histórias das bruxas e a magia presente na história, temos a distopia, que eu até considero mais presente que a própria fantasia. A Fraternidade é sem dúvidas o governo mais opressor que eu já vi, e eu amei isso, pois a autora consegue nos fazer odia-los a história toda, o que é bem justificável, uma vez que além de eles tratarem as bruxas como aberrações, eles tratam a mulher como um ser imponente e que SÓ existe para a reprodução; eles consideram a mulher um ser extremamente inferior, e as privam até do conhecimento, muitas vezes condenando-as simplesmente por serem intelectuais e terem conhecimentos que segundo eles, não deveriam ter, como saber qualquer coisa básica que nós atualmente, aprendemos no ensino fundamental. 
Parte de ser forte é saber quando pedir ajuda, quando compartilhar as coisas em vez de guardar para si.
 Um dos pontos altos do livro é sem dúvidas os personagens que a autora criou, todos com suas características únicas e seus jeitos próprio. Tinha momentos que eu me sentia como se eu tivesse lendo uma carta que a própria Cate havia me enviado, pois todos os personagens parecem gente de verdade, gente como a gente, haha. A Cate se tornou uma das minhas protagonistas preferidas. Muita gente vai achar ela muito indecisa, mas no lugar dela a pessoa que não tivesse indecisa seria louco, porque ela tem que tomar uma decisão mais difícil que a outra. O Finn foi outro personagem que eu gostei bastante, principalmente por ser um grande sonhador e amador da literatura. 

 Esteticamente o livro está impecável. A capa é linda, os começos de capítulos também tem uns detalhes bem bacanas, e a revisão está excelente, não consegui encontrar um erro sequer. 

 Enfeitiçadas é o primeiro livro da série/trilogia As crônicas das irmãs bruxas, uma das melhores histórias que eu já li e acredito que tem tudo para te conquistar também. Se você não gosta de distopia ou fantasia, leia do mesmo jeito, pois o livro pode te fazer mudar de ideia sobre os gêneros. Se você gosta, bom, então esse livro não tem porque não te agradar.

Também poderá gostar de

15 comentários

  1. Oi Gu, realmente essa capa é lindíssima. Eu adorei a resenha, apesar de não ser um gênero que procuro para ler, mas com tantos elogios posso cogitar a leitura se tiver oportunidade. Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
  2. OIeee
    Essa capa é mesmo linda e a história excelente, eu ainda não li mas sua resenha foi bem esclarecedora, ainda quero ler toda a série.

    http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa tem um tempo que estou querendo esse livro mas não tinha certeza se é bom!
    A caa me chamou muita atenção e a sinopse também!
    Agora com sua resenha quer ler ele mais ainda! Adorei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Gu!
    Morro de vontade de ler esse livro, mas ando com preguiça de começar outra série. Mas com essa resenha você está me convencendo,hein! Muito bom saber que o livro tem todos esse elementos positivos, adorei!

    B-jusss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, só avisando que indiquei você pra responder uma tag! Dá uma olhadinha lá no meu blog!
    http://doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br/2015/07/tag-liebster-award.html
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  6. Oi Gu!!
    Eu sempre quis ler Enfeitiçadas, mas não gosto muito de fantasia e tals, só gosto das bruxas. Meio complicado neh!? Mas, sempre que você fala bem de um livro, sei que ele é bom, então vou confiar na sua resenha e não desistir da série. Um dia eu leio todos!!
    beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  7. Oi, Gu!
    Amo fantasia, mas não sou muito fã de distopia.
    Por se tratar de bruxas é lógico que a trilogia chamou minha atenção.
    Fiquei muito curiosa pela leitura.
    A capa é muito linda.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  8. Oi Guh! Que legal, você postou as primeiras impressões e na mesma semana a resenha, a alguns minutos comentei no outro post, e sua resenha só veio fechar com chave de ouro, preciso ler esse livro! Amei sua resenha, muito bem escrita.


    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oiee! Tudo bem??

    Já vi várias resenhas sobre este livro e a grande maioria fala super bem, assim como a sua! Adorei a resenha, ele já estava na minha lista de leituras, agora tenho certeza que será uma aquisição muito boa pra estante. Adoro esse tipo de livro, o gênero e a história parece muito boa.
    Me deixou curiosíssima!! Beijo!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, Gu! Li sua resenha em boa hora, pois estou com esse livro empacado aqui na minha estante há algum tempo, sem vontade de lê-lo. Agora que já falei da minha motivação, preciso falar da sua resenha, que ficou maravilhosa! Acho que essa combinação de fantasia e distopia tem tudo para me agradar! Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá! Nossa adorei a resenha, muito boa, fiquei bem curiosa para ler o livro, eu não conhecia esse título e nem a autora xD já queeeero! hahahah

    beijos!
    www.amigadaleitora.com

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Confesso que não leio muito do gênero mas como vc recomenda quem sabe um dia rsrs
    Desde sempre amei essa capa acho linad demais
    Adoro persoangens que são gente com a gente , deixa o livro mais real rsrs
    Adorei sua resenha

    https://malucaspor-romances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Eu amei esse segundo livro da trilogia, uma das melhores histórias que li nos últimos meses, estou louca para saber qual vai ser o final, a autora me deixou muito curiosa, rsrs.
    Ótima resenha!

    Bjs,
    Fernanda
    blogimaginacaoliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, Gustavo!
    Tenho 2 amigos que leram e falaram muito bem dessa série, mas como é fantasia não rola pra mim. Se não fosse isso, acho que ia gostar, principalmente dos personagens marcantes e bem desenvolvidos.
    Agora nada a ver com a resenha... o que é essa coisa coloridona nas fotos? rsrsrs
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, a capa é linda mas não sei se é um livro que eu leria nesse momento, ótima resenha.
    Abraços

    ResponderExcluir