Resenha: Predestinadas, por Jessica Spotswood

22.7.15

Autor (a): Jessica Spotswood | Editora: Arqueiro | Gênero: Fantasia | Páginas: 288 | Skoob

 E após dois livros cheios de magia e aventuras da série As Crônicas das Irmãs Bruxas, chega a hora de dizer adeus a está incrível história, e para minha felicidade, a autora conseguiu fechar sua história com chave de ouro, mostrando como se cria um livro de verdade.

  Fui começar a escrever esta resenha sem soltar nenhum spoiler dos livros anteriores, mas olhei na sinopse e percebi que um dos maiores spoilers está ali. Como lidar com isso? Mas enfim, já que está na sinopse não tem o porque de eu esconder algumas coisas. (P.S.: Se você não leu a sinopse e não pegou nenhum spoiler da série, leia somente a partir da próxima imagem que é onde estarão as minhas opiniões sobre o livro).

 Depois de ter sido vitima de sua irmã, Maura, que apagou a Cate da mente de Finn, ela se vira totalmente contra sua irmã, e ai começa um livro cheio de ódio e vontade de vingança. Agora que Inez conseguiu dar conta dos maiores membros da Fraternidade, ela quer dominar a nova Inglaterra e colocar novamente as bruxas no poder, mas para isso ela está disposta a passar por cima de tudo e de todos. Com Maura ao seu lado, Cate vê mais um motivo para se voltar contra ela, e agora que todos sabem que Tess é o grande Oráculo, elas precisam defende-la e se certificar de que ela não caia nas mãos erradas.

 Em um livro cheio de aventuras, magia e decisões difíceis, Cate precisa parar e analisar que são seus verdadeiros inimigos, e lutar para que a cidade toda não seja destruída ou por Inez, ou por um vírus que está atacando e matando toda a população da nova Inglaterra.

 Esse livro conseguiu superar todas as minhas expectativas, e também se tornou o meu favorito de toda a série. Ao contrário do segundo livro, nesse aqui a narrativa da Jessica evoluiu e evoluiu muito, o que foi um baita ponto positivo para mim, pois é muito gratificante quando conseguimos acompanhar a evolução do autor.

 Nesse livro a Cate estava do jeito que eu gosto, forte, destemida, rebelde e vingativa, e foi justamente isso que tornou o livro tão bom para mim, porque nesse livro ela não toma aquela decisão que nos deixa pensando nossa, como ela é besta. Deveria ter feito...e dane-se todo mundo.


 Mas apesar de tudo isso, na minha opinião o melhor de tudo no livro foi as criticas que a Jessica faz a sociedade do livro mas que serve para nós pararmos e refletirmos sobre a nossa sociedade, que apesar de não estar passando por uma fase assim, já passou e pode passar num futuro indeterminado. Nesse livro temos muitas criticas sobre como a mulher é vista e tratada pelos homens, que se sentem muito superiores por ser supostamente o "sexo forte". Aqui a mulher vai passar por uma fase muito difícil, pois ela vai ser proibida de se alfabetizar ou mesmo de ler um livro. Gente vocês tem noção do que é isso? A mulher não pode ser alfabetizada porque isso pode fazer com que ela questione e se vire contra seus maridos, o que é um coisa errada uma vez que a mulher tem que ser completamente submissa a seu homem. Isso é muito revoltante, e eu gostaria de parabenizar muito a autora por ter conseguido colocar esses elementos no livro de uma forma que nos fizesse refletir tanto.

  Vocês conseguem ver a ignorância da sociedade com base nessa citação? É algo que me deixou muito frustrado durante o livro todo e foi o elemento que foi o responsável por eu ter amado tanto o livro. Mas enfim, eu pretendo fazer um post daqui a alguns dias sobre como a mulher é vista na sociedade, e ai eu irei falar bastante sobre esse livro, pois ele nos dá vários exemplos bacanas.


 Os personagens nesse livro conseguiram serem melhor desenvolvidos, e a autora conseguiu nos aproximar mais de cada um. Gente vocês tem noção do que é você passar o livro todo torcendo para um determinado personagem morrer e quando ele morre você se segura para não chorar? Bom, é isso que a Jessica consegue fazer com você.

 Com esse livro a autora conseguiu concluir magnificamente a sua trilogia, o que é algo que eu admiro muito, pois muitas vezes as autoras se perdem no meio da história e terminam de um jeito que nos deixa perguntando o que a autora fez com aquilo que ela tinha em mãos.


 As Crônicas das Irmãs Bruxas é uma trilogia maravilhosa que misturando fantasia e distopia, nos mostra a verdadeira importância do amor, da amizade, da confiança e da educação. Um livro mais que recomendado para todo mundo que não perde uma boa história. 

Também poderá gostar de

34 comentários

  1. Cara, amei sua resenha também! Eu tive que favoritar esse livro, e sobre esse spoiler, cara, eu tava no começo do livro quando sem querer fui ver o que tinha nas abas, me lasquei, que spoiler filho da puta e só acontece isso bem perto do final, então eu fiquei o livro todo "droga, vai ser agora, ela vai estourar e ser perseguida por Deus e o mundo" para nda :p
    Espero que a autora escreva outras obras, sou muito fã dela, adorei a escrita a trama, tudo ^^

    www.guildadosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Gustavo, parabéns pela sua resenha! Desde que essa trilogia foi lançada eu tenho vontade de ler, sempre tive muita curiosidade, sem contar que as capas são maravilhosas né? Com certeza irei correr atrás desses livros para comprar e conferir :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  3. eu sempre vejo essa série mas ainda não li, espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  4. Li sua opinião e já foi o suficiente para me fazer ler o livro, as capas são linda, esta trilogia parece ser ótima!
    Beijo,
    www.pactoliterario.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Gu!

    Meu lado feminista está simplesmente surtando com essa resenha. Eu já estava muito interessada na série por causa de suas resenhas anteriores, agora lê-la virou obrigação!

    B-jusssss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu ainda não li essa série e confesso que até pouco tempo nem a conhecia.
    Sempre vejo bons comentários sobre ela e isso desperta minha vontade de ler esses livros.
    Adorei sua resenha!
    Essa capa é linda, hein <3
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  7. Olá; ainda não li a série, mas acho as capas super bonitas e tenho vontade de ler. Já vi algumas resenhas do livro, bom saber que a autora conseguiu manter o nível da trama. E quando a gente vê as mulheres sendo tratadas dessa forma tão revoltante numa história, é bom para refletirmos e ficarmos atentas à essa questão de gênero e machismo.

    ResponderExcluir
  8. Oieee eu quero tanto ler esse livro, a capa é linda e a sinopse é de tirar o ar! gente fiquei com um ódio dessa Maura, rsrs mas é sério esse livro me parece ser muito bom e pretender ler ainda esse ano, a sua resenha é a segunda que leio sobre ele e as duas são bem intensas, então imagino como deva ser o livro hehe, abraços

    ResponderExcluir
  9. Nossa! Segunda resenha na sequência que vejo e falando super bem da história.... pronto, como comentei no outro blog: ele não estava na lista de leitura, mas agora com tanto elogio, vai ter de entrar rsrsrsrs

    Beijos

    www.escrevarte.com.br

    ResponderExcluir
  10. Segunda resenha só hoje falando super bem do livro, ou seja, vejo que nas entrelinhas da vida esta escrito para eu tomar vergonha na cara e ler o restante dos livros, pois só o primeiro rsrsrs
    As capas são lindas né?!
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Não gosto muito de livros sobrenaturais, não consigo gostar e não passo das primeiras páginas :/
    Bjs, Isabella
    http://pausaparaconversa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu li o I e o II e o III já chegou aqui em casa e concordo com você, o melhor do livro é a crítica social, pois se adéqua bem a sociedade regressa em que estamos, onde o conservadorismo medíocre e hipócrita que 'proteger' pessoas... Adorei sua resenha <3

    ResponderExcluir
  13. Oiiiie
    Eu não li nenhum dos livros, mas quero ler, li depois da imagem kkkk ainda não tinha lido a sinopse AINDA BEM kkkk
    Adorei saber que esse livro é um dos seus favoritos da série e que a autora evoluiu muiiiiiiiito isso realmente me dá mais curiosidade e coragem de ler todos os livros da série.
    Ameiiiii a resenha.

    ResponderExcluir
  14. Gu, já te disse que estou louca para ler essa trilogia, né?
    Você conseguiu mexer um pouquinho comigo a cada resenha.
    Agora estou morrendo de curiosidade.
    Sobre a parte da mulher não poder se alfabetizar QUE HORROR!
    Me senti lendo algum trecho da época do romantismo, onde era exatamente assim que a sociedade pensava.
    Quero muito ler a trilogia.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  15. Gu!!
    Segui seu conselho e só li suas opiniões sobre o livro e tô vendo você querendo contaminar todo mundo com esse livro ai!! hahaha Não sou fã de Distopias não, mas você fala tão bem dessa série que vou querer ler sim!!! Vamos todos falar do livro !
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  16. Acabei de ler uma resenha super positiva sobre o livro e agora a sua, o que posso fazer além de colocar nos desejados e contar as moedas para comprar??? kkk Com certeza é uma trilogia que quero muito ler e pretendo fazer isso em breve. Ótima resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Eu já estava interessada em ler essa trilogia por outras resenhas, continuo querendo com a sua resenha, haha! Estão falando muito bem desses livros e estou bem curiosa a seu respeito.

    ResponderExcluir
  18. Acho que já li uma resenha dessa Predestinada hoje e volto a Dizer, não gosto do estilo. e por isso deixo passar, sou chegada a romances e recentemente me descobri lendo vários chick-lits...
    Um abraço e até a próxima.... ♥♥♥ Amantes de Jane Austen ♥♥♥ | Amantes de Jane Austen no FB

    ResponderExcluir
  19. Oi Gustavo, tudo bem?
    Quero muito ler essa trilogia! Adoro histórias sobre bruxas e essa parece ser realmente muito boa!
    Espero em breve ter oportunidade de realizar a leitura dos 3 livros e espero gostar bastante.
    Que bom que a autora encerrou bem a trilogia, isso me deixa ainda mais animada para ler.


    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  20. Acabei de ler uma resenha desse livro, também foi positiva, mas adorei ver como abordaram pontos tão diferentes, e que só quero ler mais esse livro hahahahaha
    Gostei muito de saber que além dos personagens terem se desenvolvido, a escrita da autora também se desenvolveu. Legal poder acompanhar esse crescimento em uma única trilogia.
    Amei saber melhor sobre como é a sociedade desse livro! Já passamos por uma fase dessa, não que tenhamos saído (sim, ainda tem gente que pensa que a mulher é inferior e essas caralhadas sem sentido), mas já melhorou e MUITO!.
    Mas ainda assim, é bom vermos como é ruim uma sociedade desse tipo para nunca mais regredirmos nesse sentido, e também em todos os tipos de preconceitos.
    Com certeza vou ler em breve, já estou encantada antes mesmo de ler ahahahahahahah
    Amei sua resenha, beijão!

    ResponderExcluir
  21. Oii!
    Eu sou super curiosa por essa série. Queria muito poder ler todos os livros, só vejo críticas positivas sobre eles. Espero poder fazer a leitura em breve e me deliciar com ela.

    Beijos!
    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
  22. Gustavo, adorei a sua resenha! Ainda não tinha ouvido falar deste livro, mas parece ser muito interessante. Não sei porque, mas para a sociedade, a mulher é vista como um sexo frágil não sendo. Por que o homem pode fazer tal coisa e a mulher não se os dois tem A MESMA capacidade para fazer? Antigamente ainda era muito pior.
    Beijos Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  23. Gente, estou louca para ler os livros, mas nem o primeiro li ainda. Eu adoro tramas com bruxas, e achei essas capas lindas! *-* Gostei que a trilogia foi concluída de forma satisfatória!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  24. Sua resenha esta perfeita, parabéns!
    Já li coisas muito positivas em relação a esses livros, já estava com vontade de ler, mas agora eu estou empolgadíssima e louca para ir em um livraria para comprar toda a série.
    bjos
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oiiii, já tinha visto sobre a trilogia na blogosfera mas a sua foi a primeira resenha que li de algum livro dela pelo que eu me lembro e eu amei conhecer um pouco sobre a história.

    Fico feliz que a autora tenha abordado temas que existiam e que ainda existem na realidade da mulher tão bem no livro. O fato da trilogia ter sido fechado com chave de ouro e tão bem feita me animou também. Quando puder vou querer lê-la.

    Gostei muita da sua resenha, ressaltou bem os pontos principais da história toda.

    bjs

    ResponderExcluir
  26. Oie!!!!
    Eu ainda não li nenhum livro dessa trilogia apesar de sempre ter tido vontade.
    Ultimamente tenho lido muitas resenhas super positivas sobre esse livro e a sua foi maravilhosamente bem explicativa.
    Adorei.
    *--*

    ResponderExcluir
  27. Será um sinal divino? :O
    Menina, acabo de ler uma resenha sobre esse livro e me encantei! Agora, sua opinião parece uma provocação para sair correndo e comprar logo a trilogia completa (rs). Ainda não li os demais volumes, mas algo me diz que vou simplesmente ADORAR seu desenvolvimento e desfecho.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Oii!

    Não conhecia a série, mas vou logo procurar ^^ A capa é muito linda e a história parece ser fantástica ( pena que peguei um baita spoiller na sinopse, mas tudo bem ) .
    Parabéns pela resenha :)

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  29. por mais que falem bem da trilogia, eu não consegui ler, abandnei no meio do primeiro livro, achei a escrita muito parada e enfadonha, pretendo tentar novamente, mas n sei qndo
    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  30. Oi Gustavo, tudo bem?
    Cara, que resenha Bacana! Tanto você como a Sharon me convenceram a ler esse livros da Crônicas das Irmas bruxas. Espero gostar tanto quanto vocês.

    ResponderExcluir
  31. Oie, tudo bom?
    Eu já tinha interesse nessa série por causa das bruxas na história e agora fiquei mais curiosa com essa "crítica" feita a sociedade. Só tenho lido elogios dessa obra (toda a série) e minha curiosidade só aumenta.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Oii, tudo bem?
    Acabei de ler outra resenha deste livro, e fico feliz que ambos tenham gostado tanto do desfecho da trilogia. Eu acho as capas lindas, tenho bastante vontade de ler os livros pois parecem ser muito bons mesmo. Fico feliz que o final tenha superado suas expectativas.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  33. O livro me pareceu interessante, acabei de ler outra resenha sobre. O problema foi não ter interessado o suficiente para me fazer comprar a trilogia, entende? Não gostei nada dessa capa.
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir