Resenha: Eu te darei o sol, por Jandy Nelson

5.8.15

Título: Eu te darei o sol
Autor (a): Jandy Nelson
Editora: Novo Conceito
Páginas: 381
ISBN: 9788581636467
 Noah e Jude competem pela afeição dos pais, pela atenção do garoto que acabou de se mudar para o bairro e por uma vaga na melhor escola de arte da Califórnia.
 Mal-entendidos, ciúmes e uma perda trágica os separaram definitivamente. Trilhando caminhos distintos e vivendo no mesmo espaço, ambos lutam contra dilemas que não têm coragem de revelar a ninguém.
 Contado em perspectivas e tempos diferentes, EU TE DAREI O SOL é o livro mais desconcertante de Jandy Nelson. As pessoas mais próximas de nós são as que mais têm o poder de nos machucar.


 Com um enredo simples, delicado e envolvente, Eu te darei o sol conseguiu me conquistar desde as primeiras páginas. É sem dúvidas o melhor livro do ano até agora e um livro que você precisa ler antes de morrer.
  Eu te darei o sol é um livro narrado em 1° pessoa inicialmente pelo Noah, um menino de 13 anos que tem um talento enorme para desenhos e pinturas. O livro não é só narrado pelo Noah, mas também por sua irmã Jude, uma menina que também tem grandes talentos para as artes, e que está passando pela fase "se minhas amigas usam isso, eu também tenho que usar", e que inicialmente foi uma personagem bem chata.

 No início a autora só nos apresenta a vida dos protagonistas, mas a partir de um certo ponto as coisas começam a levar um rumo tanto quanto inesperado. Noah é gay e está passando pela fase de descobrimento de quem ele realmente é, e quem vai despertar seus mais profundos sentimentos é Brian, um personagem cujo nós nunca sabemos muito bem o que esperar. E é então que, Jude, para atingir seu irmão por ciumes da relação que ele tem com a mãe de ambos, começa a se aproximar de Brian, tentando causar intrigas e raiva a Noah.
Não acredito em nada além da santidade dos sentimentos e da verdade da imaginação.
 Mas o verdadeiro auge da história é o que acontece depois da morte da mãe dos gêmeos, quando ambos acabam parando de se falar, e por incrível que pareça, basicamente trocam de personalidade.

 Com uma narrativa envolvente e gostosa, Jandy Nelson irá te conquistar com um livro que nos faz refletir sobre tudo. Sobre o "e se tivesse acontecido aquilo...", "e se não tivesse acontecido aquilo...", "e se eu tivesse agido de forma diferente...". É um livro para ler e refletir sobre o que você é, mas que principalmente nos mostra que, não devemos deixar de ser quem somos porque algo deu errado na nossa vida.
 Até agora eu não consegui encontrar uma palavra para definir meus sentimentos por esse livro. É simplesmente o livro mais magico que eu já li, mesmo não tendo nenhum elemento de fantasia. É um livro que me fez sentir vivo, que fez com que eu me questionasse sobre várias coisas, mas que acima de tudo, me ensinou que eu estou no controle da minha vida, que meu futuro só depende de mim e que eu não devo jamais deixar de ser quem eu realmente sou.
Talvez algumas pessoas simplesmente tenham sido feitas para estar na mesma história.
 Uma coisa que me deixou com um pé atrás no início da leitura foi o fato de termos narrações de personagens diferentes e em tempos diferentes, mas tenho que dizer que isso foi GENIAL. A autora não conseguiria desenvolver a história tão bem se ela não tivesse feito exatamente o que ela fez. 

 O Noah foi um personagem que eu me identifiquei demais, tipo, do começo ao fim, mesmo as vezes ele tendo atitudes ridículas, eu conseguia compreender ele e controlar a minha raiva, o que foi algo inédito para mim.  Já a Jude foi uma personagem que no começo eu odiei, mas que depois, quando comecei a ver as coisas do ponto de vista dela, consegui entender e aceitar tudo o que ela fez não só para Noah, mas para si mesma.
A realidade é avassaladora. O mundo é um sapato apertado. Como as pessoas aguentam? 
 A forma como a autora liga fatos que para você são coisas completamente distintas, é algo realmente surpreendente e admirável. Pode parecer confuso o fato de que cada personagem narra em um tempo diferente, mas depois que você se acostuma e vê como as coisas se encaixam você só consegue se envolver mais e mais na história.

 A única coisa que eu preciso comentar, mas que apesar de tudo, não tirou a magia do livro, foi como a autora concluiu o livro com todo mundo feliz e contente como a fada do dente hahaha. Em um momento está todo mundo triste e sem saber o que fazer, e no outro está todo mundo feliz e tendo o final que desejavam. Tudo bem que a autora nos da uma explicação para como tudo termina bem, mas eu acho que o final poderia ter sido um pouquinho triste. Ou pelo menos que nem todos tivessem aquilo que desejavam, pois como o Noah cita o livro, a vida não é um conto de fadas, e nem tudo termina com um final feliz. 

 Mas enfim, o livro é simplesmente MARAVILHOSO. Se tornou meu YA favorito (desculpa Uma Curva no Tempo) e a partir de agora vocês ainda me verão falando muito desse livro. 
 É um livro para te fazer sorrir, chorar, gritar, suspirar, mas acima de tudo, é um livro para ficar na sua mente. É aquele tipo de livro cujo você sempre levará algo dele para o resto da sua vida.

Também poderá gostar de

31 comentários

  1. Olá, perdi as contas de quantas resenhas já vi deste livro nos últimos dias, parece ser muito bom mesmo. Tão bom quanto esse ouro branco aí, me dá um? hehe
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Haaaaaa que delicia de livro, estou super curioso quanto á esse livro, e querendo compreender todos esse sentimentos que você senti-o ao longo do livro, ADOREI A RESENHA, MESMO!!!

    ResponderExcluir
  3. Gu, só escuto boas críticas sobre esse livro e estou bem empolgada, principalmente por essa "troca" de personalidade entre os irmão, chama muita atenção.
    Que bom que você está numa fase de ótimas leituras, que continue assim. ^^

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  4. Oi Gustavo, nossa que bom saber que você amou esse livro, eu estou com ele para ler aqui em casa mas não tive tempo ainda, mas será uma das minhas próximas leituras. Eu acho a premissa dele muito interessante, é bem do tipo que faz o leitor se emocionar e suspirar. Parabéns pela resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Gu, to de olho nesse livro desde o lançamento. Só li resenhas positivas sobre ele e estou querendo muito ler. sua resenha me encantou!!! Bjs

    ResponderExcluir
  6. parece bom mesmo, quando lançou vi alguns elogios a ele e fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Caramba, melhor livro do ano?! Então eu preciso meeesmo lê-lo!
    Tô bem curiosa desde o lançamento, sua resenha só me deixou ainda mais instigada!
    Adorei!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Gustavo!
    Todo mundo fala bem do livro, acho que vou lê-lo mesmo não sendo nada parecido com o que costumo ler. Boa resenha!
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. tô bem curiosa com esse livro, desde o lançamento dele... A capa tem um tom lindo de amarelo...
    gosto de histórias que intercalam os caapítulos com os protagonistas... a premissa é tocante, certamente vou querer ter na estante...
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi, Gustavo. Quero muito ler este livro, vejo tantas resenhas positivas que minhas expectativas estão enorme. Adorei as fotos!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  11. Oiee,
    Amei a sua resenha! Estou louca para ler esse livro! Desde que li O Céu Está em Todo Lugar estava louca para que a Jandy publicasse mais um livro *-* A escrita dela é ótima, então espero curtir bastante essa leitura.

    Beijos,
    Andy - http://www.starbooks.com.br

    ResponderExcluir
  12. É incrivel a quantidade de resenhas que já li desse livro, até agora nada muito negativo. Já quero ler :)

    Vanessa | http://closetdelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Achei a premissa desse livro bem interessante quando vi e a capa está muito linda também!
    A sua resenha é uma das primeiras que leio sobre ele e sua animação com essa leitura é empolgante viu! Fiquei curiosa para ler e ver se eu me sentirei da mesma maneira que você e se a história vai fazer com que me apaixone por ela, assim como você!

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  14. Ai, eu tava baixando a expectativa com ele, mas acabei de receber o meu, e vi sua resenha, e ai, tô tão feliz e empolgada pra lê-lo <3 <3

    ResponderExcluir
  15. Oie!!!
    Acho que todo mundo que leu esse livro amou e acabou colocando-o como favorito de alguma forma.
    Como é que se resiste a ler o livro depois disso??
    Amei sua resenha, me deixou ainda mais curiosa pela leitura.
    ;**

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?
    Esse livro parece ser realmente bom e ainda não li nenhuma resenha - totalmente - negativa sobre ele. Espero poder lê-lo um dia, mas hoje não é o livro que estou procurando.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  17. Olá, já vi outras resenhas desse livro, e todos falam muito bem.
    Fiquei muito interessada na leitura.
    Beijos!
    www.lindaestante.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Todo mundo falando tão bem desse livro que estou mega cruriosa para ler ele.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  19. Oi Gu!
    Estou louca para ler esse livro, e depois da sua resenha ele será o próximo na minha lista. Eu já gostava muito da Jandy Nelson, e depois de todos os pontos positivos que você destacou, sinto que vou amar esse livro.

    B-jussss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  20. Oie, esse livro chegou para mim de parceria, mas eu não fiquei com muita vontade de ler, apesar do livro ter um final feliz - juro que pensva q era triste - eu amooo finais felizes ainda n fiquei curiosa, haha, ja passei o livro para meu amigo q vai resenhar para mim ^^
    www.guildadosleitores.com

    ResponderExcluir
  21. Ele entrou para os meus favoritos do ano tbm!! :D Um dos melhores YA que já li e com os melhores personagens. Já estou morrendo de saudades do Noah e da Jude e da vó louca e fantasma deles, hehehe. E concordo com tudo o que você disse, mas já no meu caso eu gostei do final... acho que os personagens mereceram exatamente tudo o que aconteceu.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Esta é a primeira resenha que vejo deste livro e admito que me fez repensar um pouco sobre o que achar dele. No inicio não me interessei, mas adoro livros com duas narrativas diferentes e a sua resenha esta ótima.
    Beijos
    Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  23. Oiee
    Eu amei essa leitura, me encantei completamente pelos personagens
    e pela maneira poética e doce que Jandy conduziu a história.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oláá!

    Já vi algumas resenhas deste livro e desde então estou cada vez mais interessada na obra.
    O fato de ele ter sito tããão bom para você, me motiva a querer lê-lo logo *-*

    bjs

    ResponderExcluir
  25. Fiquei louca para ler o livro desde que vi os comentários saindo. Eu adoro livros que me fazem refletir. <3
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  26. Lembro que qdo a adm do blog, me ofereceu o livro, peguei pq fazia tempo que não lia algo da editora, pois o livro nem me chamou atenção assim, mas agora com cada comentário e resenha a curiosidade vem aumentando, sera minha proxima leitura e espero gostar. Sua resenha esta otima e me aguçou ainda mais
    O Diário do Leitor

    ResponderExcluir
  27. Ai Meu Deus, essa é a terceira resenha que leio desse livro e estou aqui me coçando para ler! rs
    Mas, agora estou apavorada, já que ele superou Uma Curva No Tempo, espero que não tenha final trágico também. Ainda não me recuperei de Uma Curva No Tempo rs

    Beijos

    www.itgeekgirls.com

    ResponderExcluir
  28. Olá; já li um livro da autora e fiquei completamente encantada pela escrita dela, por isso, quero muuuito ler "Eu te darei o Sol", é o livro que mais desejo no momento.

    ResponderExcluir
  29. Olá tudo bem ?
    Esse livro parece ser incrível, só leio comentários positivos a respeito da obra e a sua resenha me animou mais ainda, espero poder lê-lo em breve e gostar tanto quanto você.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oie, tudo bom?
    Esse livro me surpreendeu positivamente. Apesar da minha leitura ter demorado, acabei curtindo a história justamente por algo que você falou, o fato da autora ter juntado várias pontas para finalizar a história de maneira magistral. Um livo que fala sobre família e amor.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oi Gu!!
    Esse é um dos livros que vou ler em breve e espero que ele seja maravilhoso para mim também, porque só leio coisa boa e quando leio algo negativo é tão negativo que passa da camada do pré-sal, mas vou manter as expectativas neutras e ver o que acontece.
    POR QUE FOTO COM BOMBOM MEO DEOS? EU QUERO!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir