Resenha: Feitiço da Sombra, por Nora Roberts

10.8.15

Título: Feitiço da Sombra | #02 Primos O'dwyer
Autor (a): Nora Roberts
Editora: Arqueiro
Páginas: 280
ISBN: 9788580414189
Segundo livro da trilogia Primos O’Dwyer, Feitiço da sombra é uma emocionante história sobre os maiores poderes mágicos que existem: o amor, a amizade e a família. Connor O’Dwyer se orgulha de chamar o Condado de Mayo de seu lar. É lá que Branna, sua irmã, mora e trabalha e onde Iona, sua prima, encontrou o verdadeiro amor. Foi nessa terra que seus parentes e amigos formaram um círculo de proteção que nunca poderá ser rompido... Até que um beijo põe em risco a segurança de todos. Depois de um breve encontro com a morte, Connor e a melhor amiga de sua irmã se entregam um ao outro. Eles se dão bem desde a infância e, depois do tórrido encontro, o rapaz tem esperança de que esse relacionamento evolua. Para frustração dele, no entanto, Meara se contenta apenas com o prazer do momento, temendo se perder – e perder a amizade dele. Essa mudança em sua relação pode abalar o círculo e permitir que uma perigosa ameaça ressurja aos poucos, como uma névoa. Para detê-la, Connor precisará novamente da família e dos amigos para despertar a força e a fúria que correm em seu sangue. Quem sabe pela última vez.
 Um livro com uma ótima história, mas que na minha opinião, não foi bem desenvolvida e que deixou muito a desejar quando o assunto é a narrativa. Um livro que tinha tudo para me conquistar, mas que no final só me decepcionou.
  Em Feitiço da Sombra, teremos a continuação de Bruxa da Noite, um livro que envolve muita magia e luta entre o bem e o mal, onde há muito tempo, os decendentes de Sorcha, uma poderosa bruxa da noite, tentam acabar com Cabhan, um bruxo das trevas que quer o poder da bruxa. Sorcha não conseguiu acabar com Cabhan, mas com seu sangue deu todo seus poderes para seus filhos, que também não conseguiram acabar com Cabhan, mas que também tiveram filhos e lhes passaram seus poderes. E assim vai até os dias atuais, onde Iona, Connor e Branna, são os novos Bruxos da noite e precisam de uma vez por todas acabar com Cabhan, um vilão que está se mostrando um inimigo cada vez mais perigoso.

 Nessa sequencia, a história será contada também em terceira pessoa só que com a autora narrando sempre os acontecimentos que acontecem em torno de Connor, um rapaz destemido e capaz de tudo para proteger sua familia.

 Com uma história muito bem pensada Nora Roberts cria um livro que pode agradar muitas pessoas mas que infelizmente, não me agradou.
 Primeiramente eu gostaria de dizer que essa foi sem dúvidas a maior decepção do ano para mim. Eu esperava TANTO dessa trilogia e quando eu leio me deparo com isto.

 Eu nunca tinha lido nada da Nora, mas tinha muita vontade, e foi justamente por isso que eu me decepcionei tanto, porque eu não esperava muito da história, mas sim da narrativa dela, que foi justamente o fator que não me deixou gostar do livro e aproveitar a leitura.
A decoração de uma casa são os amigos que a frequentam.
 Quando iniciei a leitura eu estava meio perdido, pois não tinha lido o primeiro livro da trilogia. Mas com o tempo e com a ajudinha da Nina, uma amiga minha que já leu os dois livros, eu consegui me localizar na história. A partir do momento em que eu me localizei foi onde a coisa começou a desandar. No começo do livro a autora não fica tentando fazer aquelas recapitulações do último livro, o que para mim foi um ponto positivo, pois eu odeio quando os autores fazem isso e temos que ficar empurrando as páginas com a barriga sendo que já sabemos o que aconteceu. Mas logo no começo a autora já nos da ideia de lutas que estão por vir, e parece que quanto mais eu ansiava pelas lutas mais longes elas estavam. E pior. Quando esses momentos chegavam eu lia e ficava tipo pera, é isso?.

 Já no final do livro a coisa começou a mudar um pouco. Eu já estava começando a pular palavras e descrições para finalizar a leitura logo, quando finalmente as coisas começaram a andar de uma maneira tão gostosa que eu até deixei de lado meu problema com a narrativa da autora. Mas ai, mais uma vez, quando chego nas últimas páginas que tem aquele momento super aguardado, eu mais uma vez me decepciono com a maneira que ela faz as coisas acontecerem.
A inocência derrete mais rápido do que um floco de neve ao sol.
 Gente, não quero que vocês pensem que estou escrevendo um post de ódio sobre o livro. NÃO, NÃO PENSEM ISSO. É só que todos elogiam tanto a narrativa da Nora e quando eu a conheci simplesmente não consegui entender o porque de ela ser tão aclamada. A coisa que realmente mais me incomodou sobre a narrativa dela é que os diálogos que ela cria é algo completamente surreal. Ela cria diálogos como se as pessoas estivessem se comunicando por carta, o que ao meu ver é algo completamente superficial, pois a história de passa em 2013, e eu não consigo imaginar duas ou mais pessoas no ano de 2013 usando as palavras que ela usa nos seus diálogos.

 Mas apesar de todas essas minhas criticas negativas, eu recomendo o livro, pois eu sei que vai ter muita gente que vai amar e que vai me chamar de idiota por criticar tanto o livro. Apesar desse problema com os diálogos, eu AMEI os personagens que ela criou. Eu acho que ela poderia ter desenvolvido um pouco mais alguns personagens, mas como eu sei que terá outro livro eu nem irei me preocupar com isso. Além disso, gostei bastante do sistema de magia que ela usou. Não é algo original, mas é algo que tem sua própria originalidade OI?!.

 Acho que eu fui com muitas expectativas ao livro, e esse foi o problema. Não é um livro ruim, mas é que se você for esperando O MELHOR LIVRO DA SUA VIDA, você irá se decepcionar assim como eu. Mas ainda sim indico o livro para todos que gostem de uma boa fantasia. 

Também poderá gostar de

27 comentários

  1. Oi Gustavo, poxa que pena que o livro te decepcionou, eu também tenho muita vontade de ler alguma coisa da Nora, e desde que a arqueiro começou a lançar essa trilogia eu fiquei bem empolgada já que tem uma premissa bem interessante e um tema que me agrada, mas pensando melhor agora, já que eu também estou esperando maravilhas da autora, acho que não irei começar por esses livros, quem sabe mais pra frente só!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  2. Oii!
    Nunca li nada da Nora Roberts, mas não sei ao certo qual livro ler primeiro. Essa série sobrenatural da autora tem rendido opiniões bastante controversas e confesso ter ficado desanimada com elação à leitura. Não sei se darei uma chance, mas ainda quer conhecer a escrita da autora.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. LOL então se antes eu tinha dúvida agora tenho certeza não lerei, sou horrível de achar uma leitura que me seja fluída então descartei..

    ResponderExcluir
  4. Oi Gustavo. Gosto bastante da autora Nora Roberts, fico feliz por não ter gostado da escrita dela, estou ansiosa para ler a trilogia.
    Beijos
    Eu e meu vício chamado Leitura

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Amo de paixão os livros da Arqueiro mas nunca li nada de Nora Roberts apesar dela ser bem conhecida! Como as opiniões se diferem terei que ler para saber se iria gosta ou não.

    Abraços,
    Ludy
    http://nodivacomaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Gustavo!
    Que pena que você se decepcionou com o livro, mas confesso que estou com muita vontade de ler!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Nunca li nada da autora e confesso que essa trilogia não me chama a atenção.
    Vou começar por outro dela :P
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu também nunca li nada da autora, mas tenho muita vontade de ler principalmente essa trilogia!
    Acredito que o fato de você não ter lido o 1° livro deve ter prejudicado muito o livro e possivelmente influenciado sua opinião sobre ele também.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  9. bem, foi uma pena o livro nao ter te agradao... eu nunca li nada de Nora, mas vi Bruxa da noite e até pensei em ler, mas como se trata de trilogia, achei melhor esperar pra ler depois...
    mas tipo, fiquei curiosa com as palavras usadas nas cartas que vc achou superficiais e coisa do tipo...
    pq dependendo de quais sejam, elas podem muito bem sim, ser utilizadas ainda em tempos atuais... vocabulário é algo muito pessoal, não necessariamente falamos palavras que estão em moda, em alta só porque todo mundo fala daquela forma. Há pessoas que usam palavras em seu vocabulário que muita gente da geração atual não utiliza... mas enfim, como vc nao especificou alguma, fica difícil saber...
    no mais, posso até ler, mas não no momento..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria!
      Eu entendo que ainda hoje existe pessoas que usam palavras mais rebuscadas e que não fazem uso de gireas e tudo mais, mas na minha opinião, os dialogos era algo muito... Não sei explicar, só sei que eu não consigo imaginar pessoas em pleno 2013 conversando daquela maneira. Pode ser ignorância minha, mas ainda sim foi um ponto que me afastou ainda mais da narrativa da autora.

      Beijos

      Excluir
  10. Poxa,que chato vc ter aguardado tanto pela leitura e ter se decepcionado assim.Me interessei pela premissa,amo bruxas nos livros,mas seus comentarios sobre a historia e sua decepcao me desanimou.Gostei muito da sua sinceridade.

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá, Gustavo. Nunca li nada da autora e sua resenha me desanimou muito a respeito dela, mas mesmo assim irei ler algum outro livro dela para ver se é bom, acho que você deveria fazer o mesmo, rs. Talvez o problema pode ser com esse livro e você goste de outro.
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá, eu estou louca para ler esse livro, só escuto coisas boas sobre ele, acho que você foi o único que eu via que não super amou o livro e deixou bem claro os pontos dele que não gostou, já aconteceu comigo também estar muito ansiosa por um livro e começar a ler cheia de expectativas mas acabei não gostando, acho que foi justamente por ter ido com muita sede ao pote, acho que com você foi assim também kkkk mas ainda quero ler o livro =D

    ResponderExcluir
  13. Que pena que não gostou, Gustavo. Eu terminei de ler a pouco e adorei. Acho que faltou vc ler o primeiro livro, pois nele dá pra entender que o enfoque nem é mesmo a luta contra Cabhan, mas a relação entre os participantes do círculo mágico contra ele.

    ResponderExcluir
  14. Não pensei que fosse um post de ódio, você falou muito em decepção em poucas palavras. Mas é bem ruim se sentir assim, nunca li um livro dessa autora também e achei a capa bem lindinha.

    ResponderExcluir
  15. Oi Gustavo!
    Conheci a escrita da Nora lendo Álbum de Casamento, primeiro livro da série Quarteto de Noivas, e apesar de ser a única obra que li dela, consegui me apaixonar pela escrita. Estava bem ansiosa para essa nova trilogia da autora. Depois de ver tanto a sua opinião como a de uma outra blogueira, vocês falaram que não é o tipo de livro que vai ser favorito da vida até porque não é tudo aquilo que a gente possa esperar. Ao mesmo tempo que me desanimei, ainda estou curiosa para ler e conhecer, então sim, estou dividida, haha!
    Beijos!

    Rafaela, Eterna Leitora.
    www.eterna-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá Gustavo,
    Nunca li Nora Roberts mas tenho muita vontade de conhecer as histórias dela.
    Pode ficar calmo que não ódio na sua resenha, só sinceridade.
    Agora sei por qual livro não começar rs.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  17. Poxa, Gu, que pena que o livro não alcançou suas expectativas.
    Tenho muita curiosidade de ler essa trilogia porque também não li nada da Nora, mas não irei com tantas expectativas.
    Espero que você dê outra chance a autora e tente não ir com tantas expectativas.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Pena que o livro não atingiu suas expectativas. Aina assim tenho muito curiosidade com ele e o primeiro.
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá; eu ainda não li nada da autora, mas por ela ser bem famosa e super elogiada, tenho curiosidade de ler pra ver se vou gostar. A sinopse do livro e da trilogia toda parece bem interessante, mas só ela não basta realmente para um livro ser bom.

    ResponderExcluir
  20. Poxa, queria tanto ler essa série, que pena que você se decepcionou. :/
    Mas igual quero ler, porque gosto bastante da autora, então vou dar uma chance. rs
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  21. Então, desculpa mas, realmente não consigo credibilizar uma resenha de série quando não foi lido o primeiro livro. Porque se as obras são sequência a leitura aleatória com certeza vai deixar o leitor perdido e sem base para compreender a história, sendo assim é meio inconsistente levar em consideração as suas críticas, pois elas podem se dever ao fato de você não ter lido o primeiro livro.

    Kris - Conversas de Alcova ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kris!
      Como eu expliquei na resenha, não fiquei perdido na história, e antes mesmo da metade do livro já tinha conseguido me localizar. Meu problema foi com a narrativa.

      Beijos

      Excluir
  22. Oi, tudo bem?
    Eu tenho bastante curiosidade em ler algo dessa autora, pois ela é muito bem comentada e quando vi esse livro fiquei muito animada, mas como ele é continuação não deu para eu pedir, sabe? E lendo a sua resenha agora fiquei bem desanimada, pois estava com expectativas altas :c

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. oi ^^
    cara vc começou a com a série errada. eu comecei a ler por quarteto de noivas e adorei. ai fui ler essa e fiquei com cara de paisagem. essa foi a pior leitura dela pra vc começar.
    to com mt receio de ler esse livro, pq tenho quase certeza que vou ter mt raiva. por isso ainda n li.
    http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Gu, não li o primeiro livro, e acho que nunca li nada da autora, por ela não escrever um gênero que me atrai, mas acho que sua crítica tem fundamento, afinal, a gente sempre espera muito de um autor tão conhecido. Mas acho que eu daria mais uma xícara se fosse você ahuahauhaua. Bjs

    ResponderExcluir
  25. Poxa, gu!
    Que pena que o livro não atingiu suas expectativas quanto a escrita da Nora, eu espero que comigo não seja assim, mas vou ter que escolher a dedo o livro para ler, porque esse não me interessa muito... Essa coisa de bruxas é meio batido pra mim... Ain, fiquei chateada por você agora!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir