#06 Um mundo chamado Discussão | Triângulo Amoroso

8.9.15

 Apesar de sempre ter adora um Triângulo Amoroso, ultimamente este é um elemento que eu não suporto mais ver nos livros. Acho que isso de duas pessoas disputarem o amor de uma, foi legal quando era novidade para nós, mas agora não passa de um elemento extremamente desagradável que os autores insistem em colocar na história para ter uma maneire de criar conflitos.

 Sei que provavelmente a maioria de vocês nunca gostaram muito de triângulos amorosos, mas eu particularmente adorava. Eu achava o máximo duas pessoas brigando pelo amor de uma e as diversas situações em que eles se metiam em nome desse "amor". Mas ultimamente meu conceito sobre o assunto veio mudando bastante, e eu não aguento mais encontrar triângulos amorosos nas histórias.

 Eu mudei o meu conceito quando parei e me perguntei "e se isso acontecesse comigo?". E foi ai que eu percebi que isso deve ser uma situação horrível de se viver, e que os autores insistem em tornar uma coisa fantástica, como se fosse uma experiencia mágica na sua vida. O que eu não consigo acreditar que realmente seja.

 Imaginem que vocês tenham duas pessoas lutando pelo seu amor e você não faz ideia de quem escolher, ou faz mas não quer machucar a outra pessoa? Eu não consigo ver nada de mágico nisso. Pelo contrário, eu consigo ver uma experiencia completamente agonizante que deixa a pessoa que está no "meio" da situação se sentindo na obrigação de escolher uma das duas pessoas, o que na minha cabeça não deve acontecer, pois o amor não é uma obrigação.

 E o maior motivo para eu ter começado a odiar triângulos amorosos: Lá está a garota linda mas que não consegue enxergar sua própria beleza e vive se colocando para baixo enquanto todas babam por ela. Lá está o melhor amigo nerd que nunca lhe disse seus sentimentos, mas que a ama. E lá está o boymagia que ela conheceu ontem e que hoje já o considera "o amor da minha vida". Os dois ficam brigando por ela enquanto ela deixa os leitores com a "dúvida", de quem ela irá escolher. GENTE, ISSO É RIDÍCULO. Pelo amor de Deus, isso já foi bonitinho quando ainda era considerado uma "originalidade dos Triângulos Amorosos". Agora isso não para de mais um clichê que nenhum leitor aguento mais.

 Existe livros (como por exemplo Uma curva no tempo), onde o triângulo amoroso é algo justificável (ao meu ver), e isso acaba não o tornando tão insuportavelmente insuportável. Mas existe livros (aka Os Instrumentos Mortais) onde da para perceber que o triângulo não passa de uma maneira da autora conseguir criar conflito na sua história. É claro que com o decorrer da série a autora consegue se desligar um pouco disso e evoluir mais sua história, mas no começo é algo super chato de se acompanhar.

 Enfim, eu queria discutir um pouco disso com vocês porque caso algum de vocês estejam pensando em escrever um livro, só incluam um Triângulo Amoroso nele se for para ser algo extremamente bem escrito e justificável, porque se for simplesmente uma maneira de criar conflito e tentar criar a dúvida na cabeça de seus leitores, não inclua. 

 Bom, era isso que eu queria discutir com vocês hoje. Espero que tenham gostado do post, e comentem aqui embaixo se vocês concordam comigo, e se não, por que? Beijos e até mais!

Também poderá gostar de

21 comentários

  1. Eu acho triangulo amoroso em livros um grande porre, cá pra nós...
    no caso de Uma curva no tempo eu também entendo a justificativa, o triangulo não foi o foco principal.
    O clichê que tu citou é o mais ridículo de todos, o nerd q se apaixona pela bonita e ai vai.
    Evito muito ler livros assim por conta disso. Exstem muitas formas de amor que os autores ainda não exploraram...
    Ótimo debate.

    ResponderExcluir
  2. concordo que antigamente era até original, mas hoje em dia o mercado de livros tá saturado e histórias assim, e isso cansa o leitor. Só mudam os personagens, mas o resto tá tudo ali, sem inovação alguma... por isso mesmo enchi e não tenho muita paciência pra literatura teen, que é onde eu mais vejo esse tipo de temática... =T

    ResponderExcluir
  3. Detesto triangulos amorosos também, é chato, desnecessário e irritante. Infelizmente hoje em dia os autores pegam aquele tema que está fazendo sucesso, e jogam livros e livros centrados nisso, até sair um novo tema e começar todo o ciclo novamente.
    Em Instrumentos Mortais acho um saco ela ficar nessa de Simon/ Jace, e quando ela desliga desse triangulo é uma maravilha ler.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gustavo!
    Houve uma época em que eu gostava de triângulos amorosos, achava que era super incrível uma pessoa ter outras duas disputando por ela, mas com o passar do tempo - e meu amadurecimento - fui mudando de ideia até chegar ao ponto atual: detesto triângulos. Gosto apenas daqueles que me deixam realmente dividida, ou que têm motivos para acontecer. Precisa me convencer, do contrário eu até abandono a leitura.

    ResponderExcluir
  5. Eu não gosto da ideia de disputa e não entendo isso como triangulo amoroso, esse conceito me parece um pouco doentio e tantos a Televisão quanto a literatura extrapolam nesse ideário como correto. Que bom que você mudou alguns conceitos e começou a se questionar sobre esse tipo de relacionamento que objetifica pessoas. Adorei seu texto!

    ResponderExcluir
  6. Antes esse era um tema legal, mas acabou que tdos os livros tem Triangulos amorosos e isso já deu. Não suporto, eu já passei por isso e deu merda, então não recomendo e não acho legal não. Adorei seu texto, traga mais discussões assim.
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Depende MUITO da forma como é escrito e descrito o triângulo amoroso. Eu pouco leio romance, mas nunca reclamei muito dos triângulos que li, pois os autores souberem explorar essa disputa. O mercado de histórias não tem trazido muitas ideias novas, convenhamos, e não acontece só em romances. Na minha humilde opinião, não tem problema nenhum a história que estou lendo, ter um elemento como a disputa de dois homens por uma mulher, vice e versa, desde que agregue, que ensine alguma coisa, que seja escrito de forma coerente e coesa, que seja bom. Por isso seleciono muito bem o que eu leio, para evitar fadiga. Tem clichês bons e apesar de estar teoricamente saturado, as vezes é bom ler. :D parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  8. Oi Gustavo!
    Eu nuca curti triângulos amorosos nos livros, e em geral é porque eu sem torço para um e fico com raiva do outro, kkkkk. Exemplo: sempre amei o Edward e não conseguia conceber como Bella podia ficar balançada pelo Jacob! E assim foi com muitos romances que li.
    B-jussss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  9. eu adoro triângulos amorosos e ainda bem que não tenho problemas com eles xp pra mim é apenas algo de boa, mas nem todo autor sabe trabalhar com esse triângulo e acaba estragando. o lance não é o triângulo e sim como o autor leva os relacionamentos.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  10. Eu também morro de preguiça de triângulos amorosos. O de Instrumentos Mortais então, cruzes. Ninguém merece. Atualmente um fator que me faz desistir de ler um livro é ter triângulo amoroso e, principalmente, focar muito nele (não no caso de ser importante para a trama, como você citou). Então você, definitivamente, não é o único que está de saco cheio disso! hehehehe

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  11. Gu, eu nunca fui muito fã de triângulos amorosos.
    Sempre foi algo que meio que me tirava a paciência, era muito mimimi ter que esperar até o final pra saber quem a criatura iria escolher.
    E quanto mais livros eu leio, mas abuso eu sinto em relação a esse tipo de esteriótipo.
    E espero de coração que os autores arrumem outro plot.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  12. Oii,
    Muitas vezes fico irritada com Triângulos Amorosos porque a garota sempre escolhe o cara errado!!!! Mas acho que muitos autores conseguem trazer originalidade para esses tringulos quando deixa claro a angústia que é estar nessa situação. Adorei o post.
    Vivi
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  13. Olha, esse tema é bemmm complicado kkkkk.
    Eu também confesso que amava triângulos amorosos, mas sou daquelas que sempre torce para a pessoa errada. kkkkkkkkk Isso é frustrante.
    Tipo em a seleção, ainda acho que a America fez uma péssima escolha kkkk.
    Mas enfim, as vezes percebemos que o autor cria um triangulo amoroso para haver um conflito no livro mesmo.
    amei o post

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Diferente da maioria dos leitores, eu não ligo muito para essa coisa de triângulos amorosos, tem gente que até deixa de ler um livro por causa deles, mas tenho que concordar que hoje em dia praticamente todo livro tem um triângulo amoroso e às vezes é muito mal desenvolvido, chegando até a ser extremamente desnecessário, mas fazer o que né? kkkkk

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Eu gosto de livros com este tema. Mas geralmente não são todos que realmente me agradam. E assim como a blogueira acima comentou, também torço sempre para a pessoa errada kkkkk.
    Mas não deixo de ler um livro por isso. Gosto deles.

    Beijinhoss...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Ola. Quando vejo livros com triângulos amorosos ja fico com o pé atrás, é uma realidade e sei que algumas pessoas passam por isso e sofrem pra caramba. Maas como disseram torço sempre pra pessoa errada kkkk 😝 Assunto complicado que você trouxe aqui ein! Hehe

    Beijão da Lari 😘
    http://brilliantdiamond-bg.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  17. Não gosto muito de livros que possuem triangulos amorosos. Eu prefiro aqueles mais objetivos. Normalmente esses temas me deixam irritada porque não faz sentido e uma das pessoas do triangulo é uma peça.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Gu, adorei seu texto!
    Eu ODEIO triângulos amorosos, porque não acredito que uma pessoa possa amar duas pessoas ao mesmo tempo. Ok, cada cara tem uma coisa e seria muito bom juntar eles num só, mas nunca se ama dois ao mesmo tempo e essa putaria de indecisão de personagem feminina que é toda delicadinha e não sabe dizer não me dá vontade de dar tapas na cara de todo mundo!!! Não vou mais adiante porque o negócio começa a ficar feio!
    beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  19. Oi Gustavo, tudo bem? Adorei o texto, concordo contigo. Triângulos amorosos são desprezíveis e previsíveis também. Começo a ler e já sei com quem a mocinha fica no final da história, além de que tenho de suportar toda a indecisão e confusão dela, as crises emocionais e choradeira e aquele vai e vem dos relacionamentos. Torna a leitura mais lenta e às vezes até desisto de ler. O que os autores não entendem é que já passou da moda, eles ainda estão se "inspirando" em Crepúsculo e tá ultrapassadíssimo já, vamos trocar o disco né? Haha.

    ResponderExcluir
  20. Oii!

    Eu concordo com você! Não gosto muito de triângulos amorosos e com certeza se isso acontecesse comigo não ia ser nada legal. Alguém ia sair machucado no final e ia ser horrível! Acho muito clihê histórias com triangulo amoroso! Quase toda a história tem.
    Adorei o post! Quero mais hahaha

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Triangulo Amoroso ao meu ver, faz um livro virar "mais do mesmo", fica algo repetitivo, chato e que no final acaba sendo óbvio. Isso se repete em diversos livros de diversos gênero e é uma coisa bem chata na minha opinião.

    ResponderExcluir