Resenha: To all the boys i've loved before, por Jenny Han

15.9.15

Título: To all the boys i've loved before
Título nacional: Para todos os garotos que já amei
Autor (a): Jenny Han
Editora: Simon & Schuster (no Brasil publicado pela Intrínseca
Páginas: 355
ISBN: 9781442426702
 Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos. Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.
   Para todos os garotos que já amei foi sem dúvidas o livro que eu mais aguardei ansiosamente em toda a minha vida. É um livro muito gostoso de se ler, mas que para mim, faltou alguma coisinha para conquistar as 5 estrelas do meu coração.
 Neste livro Jenny Han nos apresenta a história de Lara Jean, uma jovem que tem 2 irmãs, Kitty e Margot, e que vivem juntas com seu pai. 

 Lara Jean é uma jovem que perdeu sua mãe quando era mais nova e que agora, se inspira em sua irmã mas velha, a pessoa que ela mas admira e que ela deseja ser quando crescer. Mas Margot chegou no ponto de sua vida onde ela precisa sair de casa para fazer sua faculdade e seguir seus sonhos, e isso acaba deixando Lara Jean como a "patroa" da casa, o que acaba a pressionando um pouco.

 Com sua irmã fora de cara e ela tendo alguns problemas para tentar manter sua vida em ordem, Lara Jean acaba se metendo num problema maior ainda. Ela tem o costume de escrever cartas para os meninos que já amou, e ela escreve essas cartas justamente no ponto de sua vida onde ela quer deixar de amar um determinado garoto. E em um determinado dia, misteriosamente, essas cartas são enviadas para seus destinatários, e isso acaba colocando-a em uma confusão atrás da outra, onde ela irá perceber que nem todos a vêem da maneira que ela mesma se enxerga.
 Eu tinha a vontade de ler este livro desde que eu o vi pela primeira vez, e deis de então venho tentando compra-lo. Enfim eu o comprei e finalmente conheci essa história pela qual eu sabia que iria amar. 

 Quando comecei a ler esse livro eu só sabia rezar para não ser decepcionado, e de certa forma eu não fui. Mas sabe quando você acha que faltou alguma coisa no livro? Que poderia ter acontecido alguma coisa que tornaria ele o melhor livro da vida? Então, foi justamente o que aconteceu comigo em relação a este livro.
I hate quen people say that they have something to tell you and they don't just say it. It's like when people say they have a funny story - like, just hurry up and tell the story and i'll decide for myself if I think it's funny or not.
 A narrativa da Jenny Han é algo fantástico (ultimamente ando dando muita sorte para livros com narrativas boas). Ela conseguiu criar uma história muito legal de se acompanhar e personagens gostosos de se conhecer.

 O livro não é dividido em partes, mas eu tenho a mania de dividi-lo em 3 partes (na mente mesmo), onde tem sempre o início, meio e fim. O início desse livro é algo incrível. A forma como a autora nos apresenta aos personagens e às histórias deles junto ao modo como eles seguem com a vida, foi algo muito, muito incrível. Ela consegue nos passar as informações sobre a história como se estivesse sentada do nosso lado contando-as para nós cara a cara. O meio do livro também é um ótima parte, só que na minha opinião deu uma decaída, pois a autora tomou um rumo que eu não esperava e não queria. Já o final foi a melhor parte. Apesar de eu achar que nem tudo o que aconteceu nas ultimas páginas do livro foi legal e bem planejado, eu acabei gostando bastante porque a história terminou com algo que eu desejava bastante, e de uma maneira que nos deixa bastante ansiosos para a sequencia.
The most believable lies are the ones that are at least a little bit true.
 Na minha opinião o que faltou para o livro ser 5 estrelas foi a Lara Jean ter sido um pouquinho mais legal e menos aquele tipo de menina que todo leitor odeia. No começo do livro eu tinha uma relação de amor verdadeiro com a Lara Jean. Ai depois de um certo acontecimento ela começa a todas atitudes que eu não gostei e não concordei, e por isso ela acabou deixando um pouquinho a desejar para mim. Se tem algo que eu espero para a sequencia deste livro é que a Lara Jean tenha um amadurecimento visível e aceitável.

 No fim, o livro não acabou sendo tão perfeito quando eu esperava, mas ainda sim foi uma ótima leitura. Já estou super ansioso para a continuação desta história e espero que nessa a autora consiga me conquistar 100%.

Também poderá gostar de

9 comentários

  1. Vi muitas coisas sobre esse livro no Instagram e fiquei mega curiosa para saber do que se tratava. Sua resenha é a primeira que leio sobre ele e me convenceu que é um livro seguro para ler, haha. Tinha medo de ser uma história "bobinha", sobre um coração partido e se resumir a isso, mas não parecer ser só isso, o que é ótimo, já superou minha primeira expectativa. Vou colocar na lista dos desejados!
    Beijos!

    mundodeleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, eu já havia visto algumas resenhas do livro, mas
    ele nunca despertou meu interesse. E agora lendo a
    sua resenha percebo mais ainda que não é o tipo de leitura
    da qual eu goste tanto assim, mas curti muito a sua resenha.
    Beijos
    Kris - Conversas de Alcova ❤

    ResponderExcluir
  3. Esses personagens, em! Sempre tem algo que não gostamos, é raro serem perfeitos para nós! Haha, pelo menos para mim... Adorei e fiquei muito curioso em relação á este livro, desde seu lançamento aqui no Brasil, principalmente pelo fato das cartas serem enviadas, assim, do nada! Quero ler ele...

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. oi ^^
    poxa é uma pena que não tenha sido bom em alguns momentos, acho que todo mundo se decepciona um pouco com algum personagem né? eles sempre teimam em fazer algumas besteiras e a gente fica espumando quando lê haha.
    gostei da sua opinião. eu até quero ler o livro, por curiosidade, mas não é o tipo de leitura que eu costumo ler sabe.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  5. Gente <3 Eu tenho muito amor por este livro e ainda nem o li kkkk
    Sei lá achei ele bem fofo, acabei não achando ele na Bienal para comprar!
    Gostei muito da resenha!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  6. Gu!
    Eu amei esse livro e também não queria que o final fosse daquele jeito, podia ter mais umas 100 páginas de amor por Lara que eu não iria me importar. Eu odiei a irmã mais velha dela, OH menina egoísta! Não vejo a hora de ler a continuação e ver como que ficou tudo com a Lara!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  7. Primeiro quero dizer que adorei sua resenha e fotos^^
    Agora sobre o livro a autora está de parabéns do início ao final, não apenas pela construção, mas por se manter fiel, sem buscar qualquer subterfúgio literário (e estamos falando de um romance bem leve aqui). Adorei o livro e tb ja quero a continuação.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu tô querendo ler esse livro desde que o vi na Turnê Intrínseca. A história parece interessante e acredito que eu vá gostar bastante. Mas tentarei ler sem altas expectativas para não me decepcionar, rs.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bom?
    Esse livro parece ser bem interessante e quero conhecer sua história desde a turnê. Também fico chateada quando uma personagem faz algo que eu desaprovo na história. Mesmo assim, ainda é uma história que preciso conhecer.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir