#07 Um mundo chamado Discussão: Até que ponto sua expectativa pode influenciar na sua leitura?

11.10.15

 Oi pessoal, tudo bem com vocês?
 Hoje eu vim bater um papo com vocês sobre Expectativa VS Realidade quando nós estamos lendo um livro. A pergunta que eu gostaria de te fazer é: Até que ponto a sua expectativa pode influenciar a sua experiencia de leitura? 

 Hoje em dia as pessoas são muito influenciadas pela hype (hype é aquilo que coloca o livro num pedestal que diz que ele é "o melhor livro". Um livro da hype é um livro que está tendo uma grande fama, ou seja, que está todo mundo lendo). Então se você está procurando por um livro e vê que todo mundo está falando super bem de um determinado livro, você provavelmente irá comprar, e é ai que mora o perigo, porque você vai criar uma expectativa tão grande para esse livro que, caso ele não a alcance, você terá uma enorme decepção. 

 Vamos usar um exemplo clássico quando falamos desse assunto. A culpa é das estrelas. Até um tempo atrás esse livro estava numa hype enorme (tão enorme que conseguiu fazer com que pessoas que não gostam de ler, ler), e isso é algo que eu admiro muito, pois qualquer forma de incentivo a leitura é boa. Mas o que acontece é que MUITAS pessoas pegaram esse livro para ler com a expectativa de que esse vai ser o melhor livro da minha vida, e acabou que nem para todos o livro funcionou dessa forma, e é ai que eu quero chegar, porque será que se você não tivesse iniciado a leitura com tanta expectativa você não teria gostado mais do livro? 

 Um livro que eu li recentemente porque eu ouvi muita gente falando bem do primeiro livro, foi Feitiço da Sombra. Eu comecei a ler esse livro com uma expectativa enorme, tanto pela hype quando porque eu sempre quis ler algo da Nora Roberts. E aconteceu que eu não gostei tanto do livro quanto eu sei que eu poderia ter gostado. Quando eu iniciei a leitura eu pensei "essa trilogia vai se tornar uma das minhas favoritas e a Nora Roberts vai entrar para minha lista de autores favoritos, eu sei disso", e no final das contas nada disso aconteceu, pois eu me decepcionei tanto que acabei não gostando de quase nada do livro.

 E é justamente quando você não gosta de um livro tão amado que surge outro tema: a aceitação das pessoas sobre sua opinião. Felizmente não teve nenhum caso de que eu não tenha gostado de um livro muito amado e fui crucificado pelas pessoas, mas eu conheço pessoas que tem até vergonha de dizer que não gostou de certo livro porque ela acha que as pessoas irão olha-la e chama-la de "retardada", e isso é algo que eu acho completamente ridículo, porque nós não somos obrigado a gostar de alguma coisa só porque todo mundo gosta. O que seria do mundo se todas as pessoas pensassem igual? 

 Por fim eu só gostaria de dar algumas dicas para vocês sobre como abaixar sua expectativa. Primeiramente, quando você encontrar um livro que te agrade, não fique lendo 10 resenhas só para "garantir" que você irá gostar da história, pois caso as resenhas sejam positivas, isso vai aumentar a sua expectativa e ai você pode estar sujeito a se decepcionar. E também tem o inverso, pois se as resenhas forem negativas você provavelmente irá tirar o livro da sua lista, o que eu não acho certo, porque as vezes essas pessoas odiaram o livro e você vai ama-lo.

 Outra dica é: Se você quer ler um livro mas ele está sendo comentado por todo mundo,espera passar um pouco essa hype toda e depois você o lê, porque assim você não tem que ficar tão preocupado com as pessoas te julgando só por não ter gostado do livro.

 Bom, eram esses os pontos que eu tinha para discutir com vocês. Comentem aqui embaixo o que vocês acham sobre esse tema, se vocês concordam ou discordam de mim, e o principal, esclareçam o porque, afinal, estamos aqui para debater. 

 Beijos e até mais!

Também poderá gostar de

8 comentários

  1. oie como vai?
    expectativa na hora da leitura pode muitas vezes acabar com a leitura pois a decepção pode ser grande.

    ResponderExcluir
  2. Gustavo, concordo com todo o seu texto. Já ocorreu comigo e creio que com a maioria dos leitores essa situação chata, mas ultimamente eu tenho evitado criar expectativas enormes. Minha mania é não ler a sinopse do livro, SÉRIO, eu não leio quando compro ou ganho algum livro, descubro apenas lendo e isso ajuda muito porque eu não imagino tanto como a história vai ser. Resenhas eu leio no máximo duas de cada livro que eu quero e as vezes nem leio. Mas então como eu compro livros e os coloco na lista de desejados? Geralmente eu escolho os livros dos autores que eu já conheço ou seleciono por gênero, por exemplo: tô colecionando os livros da Jojo Moyes e compro eles sem ao menos saber sobre o que são (mas sei que é romance e gosto da autora) ou compro distopias que é um gênero que eu adoro (pesquiso no google e vou na sorte mesmo). Tem dado certo!

    ResponderExcluir
  3. Olá
    eu costumo o ler sem muita expectativa, rsrs, isso sempre acaba numa enorme decepção, adorie o se post, rsrs.
    Abçs
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. OI Gu!
    Uma coisa que eu não faço é ler esses livros MEGA falados, a não ser que seja de parceria, ai não posso fazer nada, neh!? mas, eu nunca li ACEDE, nem Divergente, nem Jogos vorazes, nem os livros do Nick, nem os do John... E por ai vai, vou evitando porque acabo pegando muita birra e as expectativas, normalmente quem cria em mim são as sinopses. As vezes, um livro tem uma sinopse FODAÇA e o livro é mé... Entende? Mas, gostei dos pontos que você levantou, das questões, parabéns!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu acho que você está totalmente certo em dizer que há quem procure ler um livro pela hype, o que leva a uma decepção certa quando espera-se demais de qualquer obra. Mais vale uma surpresa agradável de encontrar um "favorito" na literatura do que esperar que o próximo livro a ser lido ocupe esse lugar. Apesar disso, acho que a hype também incentiva a quem não gosta de ler a tentar a sorte com algum livro. Hoje vemos muitos pais nas livrarias, comprando livros para presentear seus filhos e seguindo a hype para isso. Nesse sentido, não penso que seja de todo ruim essa influência.

    Beijos!
    Ah, convido para o novo sorteio no blog. São apenas 2 regras obrigatórias – curtir a página do autor e a página da Editora – para concorrer ao livro Colega de Quarto. ;)
    http://myqueenside.blogspot.com.br/2015/10/sorteio-colega-de-quarto.html

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Eu aprendi a duras penas que quando eu quero muito um livro, que estou vendo muito falarem sobre ele, não leio resenhas, não leio sinopse nem nada, assim a minha expectativa fica neutra, agora quando é séries, e eu adoro o primeiro, e vou com muita sede no pote pro segundo (o que é o caso de Notas quentes, da V&R) é complicado, pois você apaga aquele fogo, e se decepciona.
    Mas é a vida né, eu tento não ler um livro quando ele está na 'modinha', pois sei que vai ter muita gente falando sobre como é bom, e que eu possivelmente não vou gostar (Se eu ficar, odiei), então eu tento me proteger e ler só depois do bafafá mesmo


    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  7. oi.
    to com a sabrina. eu não leio tantas resenhas assim do livro que eu quero mt ler e quando leio vejo a opinião da pessoa e tals, mas tomo pra mim que ela gostou e eu posso odiar.
    pq olha toda vez que eu me deixo levar pelas expectativas eu sempre quebro a cara, por isso leio tudo como se o lviro fosse mais ou menos e vou me envolvendo de boas, sem tanta pressão.
    a mesma coisa quando alguém diz q é ruim, tipo é a opinião da pessoa o que é ruim pra ela n pode ser ruim pra mim.
    essas coisas né. o lance é a gente saber lidar com isso da melhor forma possível.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  8. Oii,
    Acho que mais importante do que focar na hype que o livro tem é ser fiel a sua opinião. Infelizmente as vezes acho que para respeitarem sua opinião é ter pontos que suportem ela. Então se você não gosta de um livro que todo mundo gosta, esteja preparado para defender essa opinião. Gostei bastante do post.
    Vitória Zavattieri
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir