[OFF] Um pesadelo chamado ENEM

27.10.15

 Nesse último final de semana (24/25) de outubro tivemos a tão temida Prova do ENEM. Vocês consegue perceber o quanto essa prova é apavorante quando até eu que ainda não terminei o fundamental já estava apreensivo por causa dessa prova. 

 A prova do ENEM é vista por milhões de jovens de todo o Brasil como A chance de mudar a minha vida, o que é verdade. E por isso, por causa de toda essa expectativa encima de uma prova, isso acaba se tornando uma das situações mais difíceis e desafiadoras pela qual uma pessoa pode passar, o que na maioria das vezes não é bem assim.

 O ENEM é uma chance de você mudar a sua vida daqui para frente? Sim! Ele pode definir quem você vai ser lá na frente? Talvez! Mas vocês precisam tirar da cabeça de vocês que não passar nesta prova é o fim da sua vida profissional, que por sinal não deve nem ter começado. Vocês precisam entender que não é uma prova quem vai definir quem você será daqui a 5 ou 10 anos, mas sim as atitudes que você irá tomar. Vai depender do que você vai decidir fazer caso não passe na prova. Vai depender se você vai ficar de cabeça abaixada e desanimar só porque não conseguiu agarrar uma das grandes oportunidades da sua vida.

 Vocês devem estar falando Olha quem está falando, um garoto de 15 anos que nem saiu do fundamental. Vocês tem razão em discordar comigo? óbvio que sim! Mas o que eu estou tentando dizer é que eu estou cansado de ver as pessoas se lamentando e tratando como o fim da sua vida o fato de não ter tirado uma boa nota na prova. Coloquem na cabeça de vocês que isso é UMA PROVA. Uma nota boa pode abrir várias portas para você futuramente? Claro que sim, mas não é porque você não foi bem que isso é o fim. É completamente compreensivo que vocês fiquem tristes e chorem nos primeiros dias após a prova, caso não tenham ido bem, mas parem de tratar isso como a pior coisa do mundo, que essa era a sua única chance, porque eu tenho certeza que não era. Eu tenho certeza de que se você levantar a cabeça e decidir continuar correndo atrás daquilo que você sonha, você irá conseguir alcança-lo.
 Mas agora vamos mudar um pouquinho de assunto? Ainda falando sobre o ENEM, eu gostaria de compartilhar com vocês meus pensamentos sobre esse tema INCRÍVEL que o ENEM exigiu dos alunos este ano.

 Na onde eu moro eu ouvi muitas pessoas falando que achou o tema deste ano fácil e que ficou muito feliz com isso, e quer saber, EU TAMBÉM! Eu não fiz a prova, mas o que me deixou muito feliz com este tema é que TEM COISA MELHOR DO QUE FAZER MAIS DE 7 MILHÕES DE JOVENS PENSAR EM QUESTÕES DO FEMINISMO? E O MAIS IMPORTANTE, LEVANDO ISSO A SÉRIO, E NÃO COMO UMA BRINCADEIRA DE CRIANÇA? 

 Se vocês me conhecem vocês provavelmente devem saber que eu sou feminista e que vira e mexe eu dou meus surtos feministas aqui no blog. E quando eu vi o tema do ENEM eu fiquei me coçando para vim comentar sobre ele com vocês. Se você está meio perdido e não sabe qual foi o tema exigido na redação do ENEM este ano, saiba que o tema foi persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira. Eu confesso que quando eu vi que o tema foi esse meu maior desejo foi que esse ano eu pudesse ter feito a prova, e sim, isso se deve simplesmente pelo fato de eu ficar louco para abordar esse tema numa redação tão importante quanto esta. 

 Na minha opinião o ENEM não poderia ter escolhido um tema melhor, pois o feminismo é uma coisa que precisa ser discutida e debatida, e precisamos saber qual a opinião dos jovens em relação a isto. E o mais importe não foi fazer os jovens darem suas opiniões sobre isto, mas sim plantar uma semente feminista na cabeça de todos eles. E além do mais, eu gostei bastante deste tema não só por este motivo, mas também porque esse é um tema relativamente fácil uma vez que é um assunto com o qual convivemos diariamente, seja ouvindo casos próximos de nós ou vendo reportagens na televisão.

 Agora com o fim do meu momento ombro amigo e meu surto feminista, eu só gostaria de parabenizar a todos que fizeram a prova este ano, e principalmente dizer que, se você foi bem: Parabéns, ótimas coisas te esperam pela frente. Agora se você foi mal: não desanime (eu sei que não é fácil) pois este não é o fim e você terá outras oportunidades, tanto no próprio dia a dia quanto com a prova do ENEM, que você pode fazer novamente ano que vem. Beijos e até mais!

Também poderá gostar de

17 comentários

  1. Menino, eu to no terceiro ano do Ensino Médio e não fui lá essas coisas no ENEM, estou na esperança da redação, que por sinal, foi um tema maravilhoso. Eu já fiquei muito triste, estou com muito medo de não consegui o curso que eu quero, mas já estou me conformando e agora só me resta a esperança de me dar bem na redação.
    Beijos <3
    http://leit0res.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oieee.
    eu me sinto velha, quando eu tinha meus 17 anos fiz um dos primeiros ENEMS que teve, e já era meio tenso.
    Eu não acho esse método de avaliação correto no Brasil, o sistema de vestibulares está falido, é só para encher o bolso dos governantes. :(

    Quanto ao tema escolhido da redação achei interessante. Não apenas o feminismo, mas o mundo está mudando e as pessoas precisam abrir a cabeça e aceitar as coisas.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Gustavo, eu deveria ter prestado o enem este ano e perdi as inscrições (sim), chorei muito, mas depois aceitei que não estava preparada para a prova e pretendo estudar pro ano que vem. Já prestei uma vez quando ingressei na faculdade, mas quero prestar de novo pra conseguir bolsa. Amei o tema da redação deste ano e espero que ano que vem ele seja melhor ainda!

    ResponderExcluir
  4. Um pesadelo chamado ENEM ... Adorei kkk
    Quando fiz o ENEM a prova era menor e acredito que até mais fácil, também amei o tema da redação e até que enfim foi uma prova que exigiu mais do que decoreba da escola.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  5. Adorei o título! hahahah
    Esse tema da redação foi sensacional, deu muito o que falar! Espero que tenha arrasado nessa redação! ;)

    ResponderExcluir
  6. Uma triste chamado Enem, todo mundo fala "precisamos ficar calmos para a prova" ficar calmo para mim é chorar de nervosismo,passar mal, odiar o mundo kkkkkkkkkkkk sério!
    Mas, em relação do tema, eu achei um tema maravilhoso! Porém, achei um tema que tivesse vários assuntos e argumentos para falar, achei meio difícil em relação a isso.
    Beijos

    http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu fico tensa com o enem por causa dos meus sobrinhos, por causa dos meus alunos. É um momento super importante para quem quer cursar o ensino superior. Mas como você falou, não passar no enem não pode ser o motivo definir o que você será como pessoa no futuro. Ele interferir na sua carreira profissional, mas não pode interferir na pessoa humana que você é. Até porque existe muitas pessoas nas universidade que precisam de mais humanidade.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Olha, "na minha época", era obrigatório fazer o ENEM apenas para avaliar a qualidade do Ensino Médio. Precisei fazer porque estava no último ano. Eu me dediquei, mas não muito – confesso. Por fim, aquele foi o primeiro ano em que o governo lançou o ProUni. Ninguém realmente acreditava que o governo pagaria os custos de uma faculdade. Achávamos que era uma cilada, que após o término dos estudos morreríamos pagando de volta ao governo todo o investimento em parcelas eternas. Mesmo assim, me inscrevi usando a minha nota no ENEM. Passei. Fiz parte da "primeira onda" de alunos que não tinham condições de pagar uma faculdade particular e estavam ali, como bolsistas integrais. Se não fosse pelo ENEM, se não fosse pelo ProUni, sei que minha vida não teria acabado, mas seria diferente… Sei que perderia um ano fora da escola, porque não consegui passar no vestibular da universidade pública naquele ano. É claro que não passaria. Trabalho desde os 14, o que quer dizer que fiz meu Ensino Médio no turno noturno, na escola pública. Infelizmente, a qualidade das escolas onde estudei era de razoável para baixa. Estou te dizendo isso porque é um ano jogado fora quando a nota no ENEM é baixa. Quem realmente precisa do ENEM para ingressar nas faculdades públicas dificilmente tem condições de pagar por um cursinho. Isso quer dizer que, se não passar, perderá um ano até a próxima oportunidade. Em minha opinião, é uma consequência grave e que justifica todo o desespero das pessoas. O ENEM, diferente do que foi para mim, se tornou um vestibular. Se ele tem o potencial de "acabar" com a vida de alguém? Acho que não. Mas não posso negar que ele pode, sim, provocar consequências a longo prazo.

    Gostei muito do seu texto. :) Parabéns por estar sendo crítico sobre esse assunto na sua idade.

    P.S. AMEEEEEI o tema do ENEM também.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi. Fiz as primeiras provas do ENEM, como avaliação do Ensino Médio, acho a proposta hoje, muito boa. Pois vem para mudar a estrutura da educação. Eu concordo com você, a prova pode mudar a vida de muita gente, mas não é tudo. Depois que terminei a escola, passei em alguns cursos, que não fiz inscrição, me formei em Letras, mas hoje não estou lecionando e dando Consultorias... enfim, nos últimos dez anos, fiz tanta coisa e tão diversas, que às vezes, nem eu acredito.

    ResponderExcluir
  10. Oi
    Primeiro quero dizer que me identifiquei demais com o seu texto
    Estou no primeiro ano do ensino médio e fiz a prova do Enem apenas para saber como era e ir se preparando para os próximos anos
    O tema não foi nada fácil para a maioria das pessoas porque uma coisa é você discutir isso na internet, falar palavras que desrespeitem e mostrar um videozinho pronto acabou agora para fazer uma redação acho que tremeram um pouco na base rs
    Mas em geral, eu gostei muito da minha experiência
    Beijos

    http://myself-here1.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  11. Oi, Gustavo!
    Parabéns pelo post!
    Sou professora, e assim como você, considero o ENEM uma peça de fundamental importância para o futuro dos nossos jovens.
    Adorei o tema da redação e acho que você deveria até redigir sobre isto aqui no blog, que tal?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. eu fiz ENEM há muitos anos quando nem valia pra entrar numa faculdade... fiz vestiba normal e passei muitos anos depois... achei legal a proposta da redação esse ano, a prova LACROU com os conservadores e fundamentalistas/machistas e afins...

    ResponderExcluir
  13. Eu achei que de todos, esse ENEM foi o melhor de TODOS. Tudo bem, é uma prova cansativa, mas eu to gostando de ver as pessoas levando ele um pouco mais a sério do que era na minha época (em 2009)

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olha, sou um pouco frustada com o Enem. Nunca fui mal nas duas vezes que fiz a prova, mas sempre me destruiu completamente. Eu tinha essa coisa que faculdade deve comecar logo sabe? Mas olha so, comecei forçada e não conclui, to a quase dois anos pensando se foi concluir ou não. Como faz ? Espera e pensa. Acho que todo mundo tem que fazer isso.

    ResponderExcluir
  15. Acho que você não é o único que gostaria de ter feito a prova (principalmente a redação) desse ano! Conheço muita gente que adoraria ter feito e que está doida para ler algumas respostas! hahahaha
    Com certeza teve muito machismo nas redações, mas fico muito feliz em saber que esses ficarão para trás dessa vez! Acho que foi um ótimo primeiro passo e também fico muito feliz em ver tantos jovens (e alguns não mais tão jovens assim) pensando na violência contra a mulher e discutindo o feminismo!
    Ótimo texto!

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  16. Oi! Tudo bem?!

    Concordo em partes contigo, mas o mérito do meu comentário não é esse. Eu possuo uma ideologia de que prova não mede conhecimento. E depois que entrei na faculdade, muitos professores doutores falaram a mesma coisa. E com o ENEM não é diferente... O tema da redação não poderia ter sido melhor, né? *-* E já que estamos falando de provas e tudo mais, aqui vai um conselho amigável: cuidado com os erros de português. :) Ótimo texto!

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores


    ResponderExcluir
  17. Acho que quem tem paciencia pra fazer o ENEM é muito guerreiro, pois precisa de muito estudo, a cabeça muito focada no dia, e um conhecimento muito amplo para a redação.
    Adorei a escolha do tema, e não poderia ter sido melhor visto as polemicas que envolveram as mulheres no ano passado.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir