Resenha: A Esperança, por Suzanne Collins

6.10.15

Título: A Esperança | #3 Jogos Vorazes
Autor (a): Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 419
ISBN: 9788579800863
 Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?
 Se eu tivesse que descrever esse livro para alguém, acho que diria que é um livro que vai pegando fogo aos poucos até o momento hoje ele explode bem na sua cara, te deixando de queixo aberto e satisfeito com o ótimo final que Suzanne proporcionou para os leitores dessa trilogia.
 Como esse é o último livro da trilogia, não irei falar nada sobre ele, apenas minhas opiniões, que mudaram muito desde o 2° livro.

 Como vocês já devem saber, eu não curti muito Em Chamas, que é o segundo livro da trilogia, e por isso eu acabei ficando desanimado para o último livro (fiquei tão desanimado que abandonei antes das 100 primeiras páginas). Mas ai como está chegando o último filme e eu estou louco para assistir, decidi dar outra chance ao livro, e felizmente não me arrependi.

 O começo do livro é bem parado e foi algo que eu não curti muito, pois eu sempre li Jogos Vorazes esperando partes de ação. Mas enfim, eu empurrei com a barriga, e no meio do livro esse esforço compensou, pois o livro começou a ficar bem mais animado, até chegar a um ponto que eu não conseguia mais largar o livro. 

 Ao contrário do 2° livro, nesse eu adorei a Katniss. Achei que ela estava muito mais forte e mais centrada naquilo que ela desejava, e é isso o que me faz adora-la tanto. Mas eu acho que o principal motivo para eu ter gostado dela é porque (SPOILER A SEGUIR, PULA PRO PRÓXIMO PARÁGRAFO CASO VOCÊ NÃO TENHA LIDO O LIVRO) o Peeta não está perto dela, e isso acabou fortalecendo-a de certo modo (sem falar que eu não precisava ficar aturando essa chatice de pessoa).

 No final o livro ficou completamente insano. Você piscava e caia uma bomba ali, piscava de novo e quando percebia seu personagem favorito já tinha morrido. Esse foi definitivamente um livro onde tivemos muitas perdas, mas que não foram por motivos banais, pois a autora conseguiu encaixar tudo isso na guerra de modo certo.
Amei essa Fan Art <3

  Vocês no minimo devem estar surpreendidos pelos meus comentários em relação a esse livro, mas nem eu estou acreditando direito que esse livro me satisfez tanto. Ao meu ver foi uma conclusão perfeita para essa história que conquistou tanta gente. Ah, e apesar de não gostar da Katniss com o Peeta, eu acabei nem me incomodando quando eles ficaram juntos, o que me surpreender demais, pois eu achava que iria tacar o livro na parede. Mas enfim, superei.

 Agora é contar os dias para o filme, que eu acredito que será o melhor de todos os 4. Ah, e eu irei assistir o Parte 1 logo logo, o que significa que em breve terá post aqui no blog falando do que eu achei do filme e fazendo comparações com o livro.

Também poderá gostar de

20 comentários

  1. Aiiii todo mundo leu esse livro, e eu aqui boiando nos assuntos.
    Preciso confessor, imaginei as bombas caindo, e achei muito divertido hahaha
    Achei bem interessante o que falou, é quase impossível falar de um livro de série, tenho medo de dar spoiler hahaha
    Beijoo, adoro seu blog

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li a trilogia e não pretendo fazer tão cedo. Gosto dos filmes, mas não amo. E já peguei cada spoiler, que nossa!!
    Mas espero mudar meus conceitos e dar uma chance para a serie!

    Beijos
    www.notavelleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá :) Sou apaixona por essa trilogia, *-* eu li todos em 2013 e livre de spoilers. kkkk :)
    Faz pouco tempo que eu fiz a releitura/resenha do "Em Chamas", <3 pretendo reler o "A Esperança" antes do filme chegar nos cinemas. *-* Gostei muito dos três livros. <3 O último foi o mais difícil de ler. :'( <3 Katniss e Peeta são perfeitos juntos. *-* Gale as vezes era chatinho, mas gosto muito dele. :) Katniss Diva <3 <3 Beijos!! :)
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderExcluir
  4. oiii
    amei a suas fotos . mas vou ser sincera não li sua resenha para não pegar spoiler, li apenas o primeiro e quero terminar logo essa trilogia. Estou tãao atrasada.
    beijos
    www.estudiodecriacaoblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Esse último livro é ação e adrenalina do início ao fim. Mal posso esperar pela segunda parte do filme.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu ainda não li essa trilogia, mas morro de vontade. Assisti a todos os filmes lançados e gostei muito deles, tô ansiosa pela parte final!
    Espero ler os livros em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. A foto foi super criativa, e a resenha bem pertinente, adorei a parte do fogo. Juro que leria esse livro por tua resenha! Tem gente que nasce com o dom de fazer os outros babarem...

    ResponderExcluir
  8. Olá; eu ainda não li a trilogia, mas tenho ficado com vontade de ler depois de ver alguns comentários e conhecer um pouco da protagonista, fico contente que tenha gostado mais do que esperava da conclusão.

    ResponderExcluir
  9. OI Gu, tudo bem!?
    Esse é um livro que não me chama em nada a atenção, na verdade a série toda pra mim já deu. Não me agrada muito, não gostei nem do primeiro filme, diferente de Divergente, que odiei os livros e amei o filme. Então, não vou opinar muito sobre a resenha ou o livro!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  10. Eu sei que é ruim admitir isso mas... eu nunca cheguei a terminar o terceiro livro dessa série. É uma leitura que está e acho que sempre estará em aberto na minha vida.

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  11. Que bom que o livro fez vc mudar de opinião, pra mim Em Chamar é o melhor livro da trilogia, e A Esperança é o pior, foi o que mais eu demorei para concluir a leitura, achei meio parado, mas o final foi lindo e fez jus a trilogia e seu sucesso.
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Pois é, eu também fiquei assim como você.
    Essa sem dúvida foi uma série incrível, embora esse última livro tenha sido um tanto lento e com mortes nada bacanas...mas mesmo assim valeu cada linha.


    http://www.letrascomcafeina.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Gente, todo mundo fala dessa trilogia, mas eu nunca li, só assisti aos dois primeiros filmes, o que ainda tenho que assisti ao 3°! Bom, adorei a resenha e quero muito conhecer essa Katniss forte e decidida que citou!

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Ainda não li Jogos Vorazes e assisti apenas o primeiro filme. Ainda assim tenho bastante curiosidade na leitura. Bom saber que possui um final satisfatório :D

    ResponderExcluir
  15. Gu, que bom que esse livro te agradou bem mais que o segundo.
    Essa trilogia não consegue me chamar atenção, então eu pulo as dicas apesar de você ter achado bom.
    Espero que goste dos filmes também.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  16. Oii, tudo bem?
    Eu ainda não li nenhum dos livros, estou querendo comprar o box para começar, só vi os filmes já lançados, estou ansiosa para o último <3. Que bom que o fim lhe agradou, é tão bom quando isso acontece.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Mais gente, a esperança é vida <3 (ou morte, sacomé nérsrsrsr)
    tia Suzanne matou todo mundo, e o final é desesperador, e eu concordo com você, a Kat fica melhor sem o Peeta, porque ele é muito inocente e lerdo, dai ela tem que ficar bancando a babá dele, e acaba ficando dependente demais dele tbm.
    Mas eu curti bem o final, e ela ter ficado com ele, pois sozinha não dava né, já que estava naquele estado, e o Gale é muito impulsivo igual a ela, então não daria certo.
    Não vejo a hora de ver o filme, e me acabar de chorar com as mortes

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  18. Eu odeio o Gale. Só queria começar meu comentário com isso hahahaha
    Deixa comentar sobre Peeta x Gale , o Peeta, queria a Katniss, apenas a garota de cabelos castanhos e tranças. Foi quando eu percebi isso que eu passei a detestar Gale, eu o entendo, é claro que ele possa ter seus méritos, porém, para a Katniss, acredito que ela merece mais. Ela merece ser amada de uma forma incondicional, como apenas o Peeta pode oferecer.
    Sobre o livro, eu achei genial, não penso que no ponto onde eles estavam que els poderiam ter um final diferente deste. Não queria a morte portanto esse foi o melhor final pra mim. De coração espero que a Katniss possa apenas descansar e ser feliz.
    E a Prim... só resta lamentar.

    ResponderExcluir
  19. Oie, tudo bom?
    Eu gosto de distopias, mas não li a serie mais famosa do gênero. Assisti aos dois primeiros filmes, mas pretendo ler a trilogia antes de assistir ao último filme. Já vi tantos comentários positivos quanto negativos do último livro, o que me deixa mais curiosa ainda.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir