Melhores livros de 2015

30.12.15

 E por último na lista de Melhores de 2015, não poderia faltar a lista dos Melhores Livros de 2015. Esse ano foi, em questão de leituras, o melhor para mim, pois eu consegui ler até que uma quantidade razoável de livros. Para essa lista eu tinha planejado um TOP 5, assim como eu fiz com as categorias anteriores, mas não seria possível, pois eu li muitos livros que me tocaram de uma maneira tão grande, e seria errado da minha parte deixar alguns deles de fora. Antes de eu lhes mostrar os livros desta lista eu só gostaria de deixar claro que nem todos os livros que eu citar aqui foram lançados neste ano.
  Enfeitiçadas foi um livro que me surpreendeu muito, e que está nesta lista representando toda a trilogia As crônicas das irmãs bruxas, uma trilogia com uma história intrigante e personagens super bem criados e desenvolvidos. A história da trilogia não é algo completamente original, mas ao mesmo tempo que consegue ser um pouco clichê, consegue se mostrar algo bem diferente do que estamos acostumados a ver, pois a autora trás temas muito importante de se abordar e conceitos que me fizeram refletir bastante.

 Terras Metálicas é nada mais nada menos que uma das melhores distopias que eu já tive o prazer de conhecer. É uma distopia com uma pegada infanto juvenil, pela idade dos personagens, e é algo que eu nunca tinha visto antes, o que tornou a história para mim algo bem original. O autor conseguiu criar situações bem criativas, e conseguiu evoluir seus personagens muito bem com o decorrer dos acontecimentos. Ah, e como se não bastasse tudo isso, saiba que o livro foi escrito por um autor nacional, o que fez o livro ganhar mais um ponto positivo no meu coração.

 No mundo da Luna se tornou meu chick-lit favorito, não só por ter uma história super interessante e gostosa de se acompanhar mas porque também tem ótimos personagens e situações de humor que a autora não forçou para que acontecesse, sabe? Foi um livro do qual eu já esperava bastante mas que no fim conseguiu se sobressair às minhas expectativas. Carina Rissi está de parabéns por mais uma história tão incrível quanto esta.

 Harry Potter e a pedra filosofal foi a minha primeira experiencia com os livros de Harry Potter, que para a surpresa de muitos, só veio a acontecer neste ano. Antes de ler os livros eu já era fascinado pelo mundo da J.K. Rowling, pois já tinha assistido aos filmes muitas vezes. E assim como eu amei os filmes quando assisti, amei este livro logo nas primeiras páginas. Foi o primeiro livro que eu li em inglês e achei que foi super de boa para compreender e tudo mais. Se você está a procura de um livro em inglês para começar a ler eu super te indico este livro.

 Anna e o beijo frânces foi meu primeiro contato com a Stephanie Perkins e eu estava super ansioso para esse livro. E felizmente ele se mostrou uma grande surpresa, pois ele tem todos os elementos que na maioria das vezes não me agradariam num livro, mas no final eu acabei apaixonado pela história e pelos personagens. A Stephanie tem o dom de escrever personagens e conseguir desenvolve-los de uma maneira incrível. É algo lindo e gostoso de se acompanhar.

 Cidade dos anjos caídos é o 4° livro da série Os Instrumentos Mortais, também conhecida como minha série favorita EVER, e foi um livro que me agradou DEMAIS. Eu fiquei muito tempo sem ler qualquer coisa da Cassandra Clare, então quando eu tive a oportunidade de finalmente retomar a leitura dessa série foi algo fantástico, e eu descobri que a autora ainda consegue me despertar os mesmos sentimentos incríveis que ela me despertava quando eu comecei a acompanhar suas histórias. Muitas pessoas dizem que este é o pior livro de toda a série, mas eu definitivamente não achei, pelo contrário, eu achei um dos melhores até o momento. Tudo bem que a Clary e o Jace estão insuportáveis, mas eu achei muito interessante e incrível os novos elementos que a Cassandra acrescentou neste ponto da história e ainda mais da intriga que ela desenvolveu aqui. Realmente admirável.
 Eu te darei o sol foi não só um dos favoritos do ano como de toda a minha vida. A Jandy Nelson conseguiu criar uma história tão real, emocionante e linda que realmente me deixou de queixo caído. Eu não cheguei a chorar, mas acho que de todos os livros que eu li neste ano esse foi o que chegou mais perto, pois tinha partes que eu realmente me identificava com cada elemento da história. A forma como ela narrou sua história não só intercalando os personagens mas também o tempo foi algo genial e admirável. Super recomendado para aqueles que gostam de um bom YA contemporâneo.

 Uma curva no tempo foi aquele típico livro 8 ou 80, ou você ama ou você não suporta. Felizmente eu fui um dos que amei o livro. A narrativa da Dani Atkins foi uma experiencia mágica para mim. Até hoje quando eu me imagino acompanhando essa história eu tenho uma sensação boa mas que eu não sei dizer o que é, e isso se deve à narrativa da autora, que fez a total diferença na história. Logo na primeira página eu já tinha a completa certeza de que eu iria amar esse livro, e não foi diferente, eu amei a história, os personagens, a forma como tudo se desenvolveu, e até mesmo o polêmico final, que para muitas pessoas deixou um pouco a desejar, mas que para mim foi a forma que tinha que ser e me satisfez bastante.

 A voz do arqueiro é o único livro desta lista que até agora eu não vi ninguém fazendo um comentário negativo, e também não é para menos, né? A história é completamente envolvente, intensa e viciante. A partir do momento em que você começa a acompanhar os personagens em suas trajetórias fica muito difícil de se desapegar da história, pois como eu já disse, é tudo muito intenso. O livro foi uma total surpresa para mim, pois ele é um New Adult, e como vocês devem saber eu não sou nem um pouco chegado ao gênero. Mas pelo visto a Mia Sheridan conseguiu mudar um pouco meus conceitos e me mostrou que existe livros bons dentro do gênero.

 Para todos os garotos que já amei foi o livro que eu mais aguardei na minha vida. Desde o momento em que eu coloquei meus olhos naquela capa eu quis compra-lo, mas como na época eu não tinha dinheiro suficiente, eu fui adiando, e quando ele ficou em promoção na amazon eu corri lá e comprei minha versão linda em hardcover dessa história super gostosa de se ler. De todos os livros que eu citei nessa lista esse é o único cujo eu não dei 5 estrelas, mas mesmo assim, ele tinha que estar aqui porque foi um livro que me despertou muitos sentimentos ao mesmo tempo, e eu gosto muito quando isso acontece, pois mostra que eu estou realmente intrigado e imerso na história. É um livro com uma protagonista que me deu um pouquinho de raiva, mas que conseguimos ver claramente sua evolução no decorrer da trama, e foi justamente isso que eu gostei tanto na história.

 Ligeiramente escandalosos é o último da lista mas definitivamente não o menos importante. Eu terminei de ler esse livro recentemente e até hoje eu me pego vira e mexe pensando nos personagens e a trama no geral. Foi uma história que me tocou demais, um daqueles livros que você se pega completamente preso na história, aquele caso onde você torce desesperadamente pelos personagens, odeia outros, chora, e tudo o que se tem direito. Esse livro conseguiu mexer com meus sentimentos de uma forma tão grande que tinha momentos que eu simplesmente parava de ler e ficava refletindo sobre as atitudes dos personagens, e em outros eu só faltava jogar o livro na parede de tanto ódio que eu sentia de determinado personagem. E como eu já disse, eu gosto quando um livro consegue me despertar sensações assim. Mais do que recomendado!

 Bom, como esse já é o último post de 2015 eu gostaria de desejar a todos boas festas de ano novo e que 2016 só nos traga coisas boas, como por exemplo, ótimos livros. Gostaria de agradecer a todos que me acompanharam nesse ano e pedir para que continuem aqui comigo nesse ano de 2016 que promete muito. Já estou planejando vários projetos bacanas para o blog e é claro que vocês sempre estarão inclusos. 
 Uma ótima virada de ano para todos e um 2016 maravilhoso para vocês e suas famílias!
Mas e você, quais foram os melhores livros de 2015 na sua opinião? Me conte aqui em baixo nos comentários!

Também poderá gostar de

18 comentários

  1. Oie!
    Dos que você leu eu só li Anna e o Beijos Francês, e Cidade do Fogo Celestial e são mesmo ótimos livros!
    Quero muito ler o da carina Rissi, Eu te Darei o Sol (amo a Jandy <3), e A Voz do Arqueiro.
    Sobre as minhas melhores leituras, eu ainda não parei para fazer o balanço final, mas com certeza todos os lançamentos da Colleen Hoover estarão entre eles!
    Abraços e feliz ano novo!
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  2. Olá...não li nenhum dos seus favoritos.Mas quero muito ler "Eu te darei o sol".Tá na minha WishList de 2016 e espero poder lê-lo em breve.
    Parabéns pelo post.Adorei
    Feliz ano novo,muito sucesso!

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oii
    Só livro top!
    Em 2016 quero conhecer a escrita da Cassandra Clare e da Carina Rissi.
    Eu te darei o sol já ta aqui na estante. Estou louca para ler!
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Oiii, eu nem vou fazer isso de melhores, pensa que li tanto é a maioria dos livros eram ótimos, eu encerrei meu ano já, com o livro O tamanho do céu, e eu ameeei.
    Beijos ❤
    Segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Gustavo
    Gostei muito da sua lista. Apesar de não ter lido nenhum deles, sei que a maioria foram livros muito bem comentados e avaliados durante o ano. Também achei legal você falar um pouquinho de cada um deles. Me interessei por Eu te darei o Sol e uma breve curva no tempo, porque já li outras resenhas que falam muito bem deles. Beijos
    relicariodepapel.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, muitos livros bacanas na sua lista! Você me deixou super curiosa por Terras Metálicas. E me lembro de quando li o primeiro livro de HP, uns 3 anos atrás, e fiquei encantada com a história mesmo já tendo lido o filme. E a cada dia tenho mais vontade de ler Eu te darei o Sol.

    ResponderExcluir
  7. Olá, muito difícil falar sobre as melhores leituras do ano mais vou tentar...
    vou dividir por gêneros...
    Romance: A Promessa da Rosa
    Chiclit: Ímã de traste e As Grandes Aventuras de Daniela
    Suspense: O Lago Negro
    Drama: Uma canção para Libélula
    Terror: O demonologista
    Distopia: Fragmentados e Não Pare
    Fantasia: A Herdeira - Katerine Grinaldi e A Escolhida - Amanda Ághata Costa

    Maioria nacional, pois estou em uma vibe bem verde amarela :D
    Beijos e feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  8. Sério que é seu primeiro contato com Harry Potter? Vai adorar os outros livros então ♥♥
    Não sei dizer qual foi o melhor livro deste ano! :S

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei muito de Eu te darei o sol também. Acho que se eu tivesse meus 16 anos seria O livro da minha vida. Feliz ano novo

    ResponderExcluir
  10. Olá, dos seus melhores só li HP, varia e varias vezes, dos outros quero ler Uma curva no tempo e Para todos os garotos que já amei, que pelos seus comentários estão ótimos <3

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  11. Esses livros que adoramos...!! XD
    Eu tenho a coleção das irmãs Bruxas, apesar de ainda não ter lido. Minha ma~e passou minha frente e adorou!
    Harry eu li desde o primeiro filme! É paixão longínqua! Tenho o livro da Carina Rissi que pretendo começar a ler ainda em janeiro. Dos demais, quero muito Eu Te Darei o Sol, todas as resenhas dele não cansam de enfatizar que delícia de livro que é. Parabéns pela postagem, ficou ótima!
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
  12. Oi Gustavo, tudo bem
    Nossa, na sua lista tem tantos livros que quero ler, dos que citou, só li Harry Potter que é uma das minhas séries preferidas da vida. Estou louca para ler a série inteira dos instrumentos mortais, espero fazer isso esse ano, sempre me indicam Ana e o Beijo Francês, como sou muito romântica acho que vou adorar, A voz do Arqueiro está no topo da lista de desejados, todos dizem que é excelente, e como adoro romances épicos, quero ler essa trilogia Ligeiramente escandalosos. Adorei suas dicas.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oláá
    Eu li No Mundo da Luna e adoooorei, espero ler outros da autora, quero muuuito ler Uma curva no tempo e Para todos os garotos que amei, belas leituras

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem? Que lista maravilhosa, a maioria já li.
    Eu amo Anna e o Beijo Francês, agora você tem que ler o livro da Lola. Os Instrumentos Mortais eu amo de paixão.
    Eu adorei A Voz do Arqueiro e Para todos os garotos que já amei. Curti bastante Ligeiramente Escandalosos.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  15. Oi, Gustavo!
    Já li alguns desses que você citou e gostei bastante, são realmente ótimos. Alguns outros quero ler em 2016 e espero gostar anto quanto você. :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  16. Olá! Você só leu livros top!!! Muitos dos citados acima estão na minha lista. Alguns só conheci depois de diversas resenhas que li. É muito prazeroso quando conseguimos ler bastante livros né. Abraços

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem? Muitos livros legais :)
    Ainda não li muitos dos citados por você, e já coloquei alguns deles na lista de leituras desse ano!

    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  18. Ola. De todos eu so li HP e adoreeeei!! Mas são ótimos títulos porque conheço todos eles haha.

    Beijão da Lari
    brilliantdiamond-bg.blogspot.com.br

    ResponderExcluir