Resenha: Cidade dos Anjos Caídos, por Cassandra Clare

15.12.15

Título: Cidade dos anjos caídos | #04 Os Instrumentos Mortais
Autor (a): Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 361
Gênero: Fantasia
ISBN: 9788501092717
 A guerra acabou e Caçadores de Sombras e integrantes do submundo parecem estar em paz. Clary está de volta a Nova York, treinando para usar seus poderes. Tudo parece bem, mas alguém está assassinando Caçadores e reacendendo as tensões entre os dois grupos, o que pode gerar uma segunda guerra sangrenta. Quando Jace começa a se afastar sem nenhuma explicação, Clary começa a desvendar um mistério que se tornará seu pior pesadelo.

 No quarto volume da série Os Instrumentos Mortais, a autora Cassandra Clare nos mostrará o que acontece depois que a guerra travada no último volume da série acabou. Nesse livro a autora dará início a mais uma aventura para os caçadores de sombras, que começa com alguns assassinatos de caçadores de sombras que de alguma maneira estão ligadas à Simon, o vampiro diurno melhor amigo de Clary, que agora precisa além de se adaptar com sua nova natureza sendo um vampiro, lidar com a Marca de Caim, uma benção (ou uma maldição) divina que não só o protege de todos que tentarem feri-lo como também repete o ato contra o agressor 7 vezes pior.


 E por outro lado temos Jace, que não se satisfazendo somente com seus dramas habituais, agora tem que encarar pesadelos que o estão deixando louco e que estão afastando-o de sua amada.
O tipo de amor que pode incinerar o mundo ou erguê-lo em glória.
 Com o passar da história veremos que tudo tem uma grande ligação e que o perigo que eles precisarão enfrentar pode acabar se revelando muito pior do que a guerra que combateram.

 Em Cidade dos Anjos Caídos, Cassandra Clare nos mostra mais uma vez que não é só mais uma autora comum, mas sim uma autora digna de grande respeito de admiração, pois consegue desenvolver uma trama cativante e intensa que mostrará ao autor que ainda se tem muito o que enfrentar pela frente.
 AHHHHHHH, EU FINALMENTE VOLTEI A LER MINHA SÉRIE FAVORITA DE TODOS OS TEMPOS!! Vocês não te a noção do quanto eu estava com saudades da escrita da Cassandra, é algo que me cativou desde o primeiro livro e que felizmente ainda tem o mesmo efeito sobre mim, me fazendo mergulhar intensamente em suas aventuras.

 Para ser sincero com vocês, eu estava com um pouco de receio pela leitura desse livro. Primeiro porque eu não sabia se eu me encantaria pela narrativa da Cassandra e por sua história da mesma maneira que eu tinha sentido antes. E segundo porque como vocês devem saber, Os Instrumentos Mortais inicialmente seria uma trilogia que acabaria em Cidade de Vidro, então eu fiquei com um pouco de medo desse livro acabar sendo só mais um livro para preencher espaço na série e arrecadar dinheiro para a autora. Felizmente não foi.

 Logo nas primeiras páginas eu me vi completamente envolvido na história, o que me deixou muito feliz, pois para mim é muito gratificante quando isso acontece, principalmente quando é um livro pelo qual eu esperei tanto. Confesso que no início eu tive dificuldade de recordar alguns acontecimentos dos livros anteriores que eram importantes para o entendimento deste, mas eu fui perguntando para alguns amigos e logo me achei na história novamente.
O passado sempre importa. Não se pode esquecer o que fez no passado, ou jamais aprenderá com ele.
 Há algum tempo atrás uma amiga minha me disse que esse livro era o que tinha mais romance entre o Jace e a Clary, o que acabou me desanimando um pouco, porque eu não sou lá muito fã do casal (para falar a verdade meu problema é com o Jace mesmo sorry), mas acabou que eu não achei isso. O que mais me agradou nesse livro foi que a autora deu muito destaque para o Simon, que é um dos meus personagens favoritos da série (se não o preferido), e isso acabou tirando um pouco o foco da Clary e do Jace.

 Na minha opinião a Cassandra conseguiu desenvolver muito bem seus personagens nesse livro, principalmente o Simon, cujo amadurecimento é bem visível, e isso é algo muito válido para mim. Outro ponto que eu só parei para analisar bem neste livro foi como ela consegue introduzir novos personagens na trama sem que seja só mais um personagem que está ali para ajudar ou atrapalhar em um devido acontecimento e depois some ou morre. Não, quando ela trás um personagem novo para a trama ela não só tem um planejamento futuro para ele como ela também faz questão de nos apresentar o passado do personagem e a ligação dele com os demais personagens e a história no geral.
- Às vezes, Clary, o amor não basta.
 O final desse livro para mim foi algo FANTÁSTICO. Aconteceu coisas que eu realmente não esperava (pelo menos não naquele momento) e ela conseguiu criar cenas de ação muito boas e envolventes. Mas na verdade o melhor desse final foi a maneira como ela amarrou tudo perfeitamente sem deixar pontas soltas (pelo menos para este livro). Cassandra conseguiu criar um final surpreendente, cativante, intenso e que com certeza deixará o leitor louco para ter a sequencia em mãos e ver que destino ela dará para os personagens em suas próximas aventuras.

 Foi o livro da série cujo eu tinha menos esperança de gostar e acabou se mostrando meu favorito até o momento. Cassandra mais uma vez está de parabéns pelo ótimo trabalho. Livro super recomendado para todos, assim como os demais da série.

Também poderá gostar de

18 comentários

  1. Olá! Já tentei terminar essa série umas três vezes mas não consigo, sei praticamente a estória de todos os livros porque minhas amigas são super-fãs. Gostei de descobrir um pouco mais desse mundo, parei no 3º livro mas vou tentar voltar a ler próximo ano. Obrigada pela resenha,ficou ótima!

    Beijao da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  2. Que blog bacana! Conheço poucos meninos com blogs literários e definitivamente seguirei o seu. Resenha dez e livro também, apesar de eu não ter garantido o meu e basear essa opinião na de pessoas bem próximas que leram e me disseram ser muito, muito bom. Beijos e sucesso!

    Ensaiando

    ResponderExcluir
  3. :/ Tô vendo que estou muuuuuito atrás, pois ainda nem li essa série e olha que quero muito ler.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  4. Oiee! Confesso que pulei algumas partes da sua resenha, pois você esta na minha frente, mas quero muito ler esse livro <3

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada da Cassandra Clare, mas sei que muita gente gosta. Também não pretendo lê-lo exatamente agora, deixarei para as minhas férias. Por isso, não li sua resenha toda com medo de ter algum spoiler. hahaha
    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Todos os meus conhecidos que curtem o estilo e leram a Cassandra, teceram elogios, mas nunca senti vontade de ler a série. Que bom que o livro que você tinha menos esperança de gostar te surpreendeu.

    ResponderExcluir
  7. oiii
    Tenho todos os livros da série em casa!
    Mas em 2016 vou tomar vergonha na cara e ler. Todo mundo diz que é muito bom!
    Bju

    ResponderExcluir
  8. Oi Gustavo, que bom que você está gostando da série, para ser sincera essa é uma série que não chama minha atenção, nunca senti vontade de ler, sabe? mas talvez mais para frente eu dê uma chance.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  9. Eu quero conhecer a escrita e a história que a Cassadra criou, mas tenho um receio de não gostar, sabe, isso acontece com autores famosos! Bom, que bom que gostou e se supreendeu com o livro!!

    Abraços e até!!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Adoro as capas dos livros, mas não me interesso pela história.
    Que bom que curtiu a leitura!
    Bjs
    http://a-libri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu li o primeiro livro dessa série e desde então não peguei os seguintes para ler. Tenho a coleção inteira, mas não me sinto motivada a fazer a leitura no momento, ainda que tantas pessoas falem muito bem. Não sei, acredito que não é a melhor pedida para mim agora, mas pretendo continuar a leitura no futuro.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Eu li o primeiro livro dessa série apenas. A história é legal, mas me falta uma motivação a mais para ler. Não sei, um empurraozinho, um pouco de tempo...
    Não li sua resenha inteira para evitar spoilers (não sei se tem). Quem sabe em breve eu não volte. Vi que você se empolgou bastante. É bom quando uma obra faz isso conosco.



    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  14. Hey, como vai? Fico felizinha por ter voltado com a leitura da sua série hahahaha isso é tão bom, essa sensação! Infelizmente, não me interesso pelos livros da Cassandra, hashtag xatiada. Eu não sei o que é que tem. Mas fico felizinha por ti! Boa resenha!

    Abraços! http://laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá! Conheço a série da Cassandra apenas pelos amigos que já leram e comentaram comigo. Há uns anos atrás, até tinha interesse por ler as obras dela, porém o tempo foi passando e fui perdendo aquela vontade, não sei bem por que. Talvez um dia eu dê a primeira chance para alguma das obras :3 Que bom que você não se decepcionou com a leitura! Adorei sua resenha.

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  16. Oiiie
    Nossa, ouço tantos elogios da série e da autora mas nunca tive vontade de ler o livro, sua resenha ficou ótima

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá, ótima resenha. Apesar de já ter o primeiro, ainda não comecei a ler essa série. Achei bem interessante essa Marca de Caim, hein?!

    ResponderExcluir
  18. Oi, Gustavo! Tudo bem?
    Eu ainda não li nada dessa série e muito menos assisti os filmes, mas pretendo, ainda estou aqui aguardando uma promoção de todos os livros HUAHAUHAAU, e a introdução da sua resenha já me deixou desejando, adoro pessoas "lokkkas" por causa de um livro e então, espero ler brevemente!
    Carpe diem, http://www.entreutopias.com/

    ResponderExcluir