Resenha: Cidade das almas perdidas, por Cassandra Clare

10.1.16

Título: Cidade das almas perdidas | #05 Os Instrumentos Mortais
Autor (a): Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 429
Gênero: Fantasia
ISBN: 9788501403285
 Quando Jace e Clary voltam a se encontrar, Clary fica horrorizada ao descobrir que a magia do demônio Lilith ligou Jace ao perverso Sebastian, e que Jace tornou-se um servo do mal. A Clave decide destruir Sebastian, mas não há nenhuma maneira de matar um sem destruir o outro. Mas Clary e seus amigos irão tentar mesmo assim. Ela está disposta a fazer qualquer coisa para salvar Jace, mas ela pode ainda confiar nele? Ou ele está realmente perdido?

 É muito difícil falar sobre o penúltimo livro de uma série sem soltar spoilers sobre os anteriores, então eu irei resumir o resumo dizendo que Cidade das almas perdidas irá contar o que acontece depois do último grande acontecimento de Cidade dos anjos caídos. Esse livro é basicamente um livro preparatório para a grande guerra que está para acontecer no próximo e último livro da série, então podemos esperar deste livro menos ação e muito mais construção de mundo e de personagens, algo que eu sentia falta na escrita da Cassandra Clare e que felizmente se mostrou um ótimo elemento.

 Nesse livro temos um determinado personagem desaparecido, um determinado personagem sendo procurado para morrer, e a nossa protagonista, Clary, como sempre cometendo atitudes estupidas em "nome do amor", mas que como sempre, tornarão o livro tão interessante quanto esperamos. É o livro com maior número de conflitos políticos e desenvolvimentos dos personagens secundários até agora e com certeza irá agradar aqueles que gostam desses elementos nos livros.
 Eu ainda estou num estado de conflitos sobre este livro. Se vocês me acompanhassem no GoodReads vocês iriam ver que eu mudei a nota desse livro pelo menos umas 3 vezes, pois ao mesmo tempo que eu achava que o livro foi maravilhoso, eu sentia que ele ainda sim poderia ter sido melhor.

 O último livro da série se mostrou para mim o 2° melhor da série até o momento, o que pode ser uma opinião muito diferente das opiniões alheias, pois eu conheço muitas pessoas que o julgam o pior livro de toda a série. Mas acontece que como para mim não funcionou dessa maneira, eu esperava que o próximo livro fosse ser MUITO melhor, e acabou que pelo menos para mim não foi. Calma, não me matem. Mas acontece que em Cidade dos anjos caídos nós temos muita ação, e por mais que ainda tenha muito mimimi do Jace e da Clary, isso não predominou muito no livro, até porque eles não passaram a maior parte do tempo juntos. E ai, eu comecei a ler Cidade das almas perdidas esperando por um livro no mesmo ritmo, cheio de ação e intrigar. E não foi bem assim.
Nenhum homem escolhe o mal porque é o mal. Ele apenas o confunde com felicidade, o bem que procura. 
 Cidade das almas perdidas, como eu já disse, foi um livro incrível justamente porque a Cassandra focou mais na construção de mundo e desenvolvimento dos personagens ao invés de focar na ação, e isso é uma coisa que eu gosto e admiro muito, mas que eu particularmente não estava esperando nesse livro, e foi ai que eu acabei me decepcionando um pouco. Mas ainda sim isso não chega a ser um ponto ruim, pois como eu já disse, ela acabou dando mais atenção para os personagens secundários, algo que eu gostei bastante (com exceção de um casal, que eu até shippo mas que não tinha necessidade de ter tido tanta atenção no livro). Tirando isso o livro foi completamente perfeito. Nesse livro a autora nos levou a novos locais, como por exemplo um dos meus lugares favoritas da vida que é Praga, na República Checa.
 

 Mas se você está achando que nesse livro teve menos mimimi da Clary e do Jace você está completamente enganado. Por mais que não tivesse tanto mimimi da parte do Jace, a Clary conseguiu fazer isso por ela e por ele, algo que me irritou COMPLETAMENTE. Sinceramente, eu estou esperando do fundo do meu coração que ou ele ou ela morra no último livro, porque realmente não da mais para aguentar esses dois tomando atitudes estupidas e colocando todos em risco em "nome do amor". Falando nisso, teve uma cena no início do livro que eu só faltei jogar o livro na parede de tanta raiva que eu senti da Clary, simplesmente não da para suporta-la. NÃO DA.

A eternidade não torna a perda esquecível, apenas tolerável. 
 Mas agora, terminado meu surto de ódio, eu só tenho a dizer para vocês: Leiam! Se você ainda não começou a série, comece. Se você começou mas ainda não terminou, termine, pois tudo só tende a melhorar (com exceção do romance). A Cassandra melhorou muito sua escrita nesse livro e ela conseguiu acrescentar elementos incríveis há história, algo realmente admirável, principalmente nesta altura do campeonato. Livro super recomendado! 

Também poderá gostar de

15 comentários

  1. Olha, esse livros que exageram nas cenas de ação me irrita um pouco, gostei de saber que esse é o contrário, o que foi um ponto negativo para você, pode ser algo interessante para mim :)

    ResponderExcluir
  2. Gente, confesso que pulei algumas partes da sua resenha, pois ainda não li nem o primeiro e pretendo ler hihi Mas como li o básico, mas bem o básico mesmo! Vi que encontrou pontos positivos e negativos tbm, ou seja, não sei o que dizer sobre sua resenha, pois pulei com medo de algum spolier hihi mas quero muito ler os livros dela, pois dizem que é ótimo!

    ResponderExcluir
  3. Então, eu já tenho alguma curiosidade em ler essa série mas não está entre as minhas metas. Não gostei muito dessa capa, mas a história em si até parecer ser interessante. Também não gosto de mimimi, me irrita pacas.

    ResponderExcluir
  4. Gu, já vi você falando muito desses livros e acho que preciso mesmo começar a lê-los apesar de todo o amor e ódio que parece que ele causa.
    Não é muito meu estilo, mas vou tentar.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  5. Oie tudo bem? Preciso ler o último livro da série logo. Pra ser sincera eu também espero que a Clary morra, porque ela consegue ser muito chata mesmo. Não fiquei tão irritada quanto você, mas ela me tira do sério também. Gostaria de uma cena de sexo entre os dois também, mas acho que não vai rolar.

    ResponderExcluir
  6. Eu li apenas o primeiro e achei tão chato que larguei a série para lá. Só fiquei feliz em ter comprado apenas o primeiro e não a série toda de uma vez! Se nesse ainda tem a Clary "cometendo atitudes estupidas em nome do amor", aí que eu vou fugir mesmo. hehehehe
    Mas que bom que a conclusão da série foi satisfatória para você! :)

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  7. Oii,

    Confesso que tenho uma certa curiosidade com essa série. Muitos falam bem outras falam mal, e isso me deixa mais curiosa ainda. Quem sabe um dia eu comece essa série. Mas a sua resenha está muito boa, parabéns!!

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Já eu sou uma eterna apaixonada por cenas de ação. Tipo, eu amo os diálogos... Mas gosto de emoção, que o livre te mostra uma eletrizante de sentimentos. Não sou do tipo que leio muitas series.. Tem livros que imploro mentalmente para ter, outros não!
    Gostei desse livro. Concordo que muita gente julgam o ultimo livro, mas eu discordo totalmente também.
    Parabéns pela resenha!

    http://garotinhaadolescentea.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá! A maioria dos meus amigos gostam dessa série, mas eu não consigo dar continuidade nas leituras, empaquei no terceiro livro e não saio dele kkkk Acho que o ritmo da premissa não me agradou. Vou tentar acompanhar a série que pelo jeito está boa, melhor que o filme!

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  10. olha, eu bem que iniciei a série mas nem terminei o primeiro livro, desanimei com o desenrolar da história... mas confesso que fiquei curiosa com o fato de vc ter odiado tanto a personagem Clary, eu acho que detestaria tb o casal pelas atitudes que eles tomam... xD

    ResponderExcluir
  11. Eu amo TMI, então é claro que eu iria dizer que gostei da leitura... mas esse foi um dos que me fez voltar a ficar animada com a serie de novo - pois o anterior me deixou super irritada com os mimimis da Clairy. Sem contar que eu super curti o Sebastian... claro que não torcia por ele, mas acho incrível quando a leitura faz você ficar vom aquela coisa de "amo odiar"...
    Beijinhos,
    Lica
    amoreselivros.com.br

    ResponderExcluir
  12. hahahahha morri de rir com seu comentário sobre querer que um dos dois morra kkk. Realmente o mimimi deles é difícil de aturar. Mas amo o Jace, então voto na Clary para ser excluída lá no último. Enfim. Só li os dois primeiros até agora. Gostei muito do primeiro, me incomodei horrores com o segundo... Estou com o terceiro aqui e espero ler em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia a série, porém não curto muito o gênero, então não leria :/
    Bjs, Isa
    http://pausaparaconversa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Parei no terceiro livro e infelizmente até hoje eu não terminei. Não sei quando vou fazer a leitura, mas acho que com a série de TV pode ser que em breve.

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  15. Sua resenha me deixou bastante curioso para ler essa série, é tão comentada e agora tem uma série ai! Quero ler com certeza!!

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir