Resenha: O nome do vento, por Patrick Rothfuss

5.1.16

Título: O nome do vento | #01 A crônica do matador do rei
Autor (a): Patrick Rothfuss
Editora: Arqueiro
Páginas: 651
Gênero: Fantasia heroica
ISBN: 9788599296493
 Da infância numa trupe de artistas itinerantes, passando pelos anos vividos numa cidade hostil e pelo esforço para ingressar na escola de magia, O nome do vento acompanha a trajetória de Kote e as duas forças que movem sua vida: o desejo de aprender o mistério por trás da arte de nomear as coisas e a necessidade de reunir informações sobre o Chandriano - os lendários demônios que assassinaram sua família no passado. Quando esses seres do mal reaparecem na cidade, um cronista suspeita de que o misterioso Kote seja o personagem principal de diversas histórias que rondam a região e decide aproximar-se dele para descobrir a verdade. Pouco a pouco, a história de Kote vai sendo revelada, assim como sua multifacetada personalidade - notório mago, esmerado ladrão, amante viril, herói salvador, músico magistral, assassino infame. Nesta provocante narrativa, o leitor é transportado para um mundo fantástico, repleto de mitos e seres fabulosos, heróis e vilões, ladrões e trovadores, amor e ódio, paixão e vingança.
 Sabe aquela sensação de vasculhar todo o seu vocabulário e não conseguir encontrar as palavras certas para descrever algo? É exatamente isto que aconteceu com O nome do vento escrito pelo Patrick Rothfuss, ele simplesmente nos deu uma história que ao terminarmos nós ficaremos sem reação, somente com aquela sensação de que acabou de concluir algo maravilhoso.

 É muito difícil dizer sobre o que este livro se trata, então eu só irei dizer que Kote é um homem super misterioso e basicamente uma espécie de "lenda" para algumas pessoas deste universo, e em determinada situação, ele se dispõe a contar sua história de vida em exatos três dias para um cronista. E é justamente a partir deste ponto que nossa aventura realmente começa, pois a magia do livro está em sua história, em tudo que passou e o porque de ele ser uma lenda para algumas pessoas.

 Eu queria poder dizer mais do que isso mas eu sinto que se eu começar a entrar em detalhes eu não irei mais parar de falar, então acho que está bom por aqui. Basta você saber que é um livro INCRÍVEL e que com certeza irá te agradar.
 Eu nunca tinha lido nenhuma fantasia heroica ou mesmo qualquer coisa neste estilo mais Guerra dos tronos. Mas assim que eu comecei a ler este livro eu me vi completamente envolvido nessa fascinante história. O Patrick conseguiu criar o mundo e a fantasia mais complexa que eu já tive o prazer de conhecer, e isso é algo que merece respeito e reconhecimento, pois não são todos que consegue fazer isto. 

 Eu acho que a única coisa negativa do livro, mas que na verdade só deve ter sido negativa para mim, foi que em algumas partes a narrativa se tornava tão arrastada que eu lia 10 páginas e queria parar porque eu já não aguentava mais. Mas logo começava alguma parte empolgante e eu já me via completamente vidrado nos acontecimentos.

 É um livro cheio de elementos que podem agradar a todos. E como se não bastasse, todos os elementos são muito bem desenvolvidos dentro da história, o que só torna o livro ainda mais incrível. Uma leitura super recomendada para todos e obrigatória para aqueles que não perdem uma boa fantasia.

Também poderá gostar de

17 comentários

  1. Oiii, eu sou louca para ler este livro, venho acompanhando bastante coisa do autor <3 e posso dizer que quero ler, só não sei quando hahaha adorei a sua resenha e os copinhos abaixo.
    Beijão
    segredosliterarios-oficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Gustavo. Na hora que abri a página do seu blog e vi que a primeira resenha era do próximo livro que eu vou ler, quase fechei a guia!
    A curiosidade foi maior e li sua resenha. Primeiramente, obrigada por não colocar Spoilers!!!hahahaha
    Você me deixou mais curiosa do que eu já estava com esta leitura!
    Beijos
    Blog Relicário de Papel
    relicariodepapel.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Eu li esse livro tem um tempo e gostei MUITO do que encontrei, é um juvenil com uma escrita madura e que cumpre sua proposta.

    ResponderExcluir
  4. Oie,

    Acredita que eu queria ler esse livro só pela capa e pela quantidade de páginas eu tenho um ímã para livros grandes. Fantasia é um gênero de me deixa entre o amor e o ódio, porque eu sempre gosto da história, mas o autor sempre, na minha opinião, deixa alguma aoete do livro uma narrativa meio que arrastada, e eu sempre fico com sono ou com vontade de abandonar a leitura, mas eu contínuo forte e consigo terminar a a leitura. Eu espero ler esse livro algum dia devido esses cometários super positivos. Amei sua resenha.

    Bjs
    Mayla

    ResponderExcluir
  5. Gustavo, tenho muita vontade de ler esse livro, mas sempre acabo pegando outro.
    Amo fantasia e tenho certeza que vou adorá-lo.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho uma vontade enorme de ler esse livro, pois só vejo opiniões que contribuem pra que eu o leia...
    Tentarei fazer isso ainda esse ano, ando buscando fantasia, mesmo que ele soe cansativo em algumas partes... espero que não ocorra isso comigo...
    a capa dele é um primor à parte. <3

    ResponderExcluir
  7. Eu só tenho amor por esse livro, cheio de aventura e com um personagem principal sensacional, não tem como não amar.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Ainda não tive a oportunidade de lê essa saga/série, mas todo mundo que confere a escrita do Patrick menciona o mesmo. Seja a escrita envolvente, como o cenário e ações dos personagens. Pretendo conhecer essas histórias futuramente.

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Sempre leio comentários positivos sobre essa saga, bom, confesso que o número de páginas me assusta, mas, como disse, a história e todos os elementos são bem trabalhados, vale dar uma chance, adorei a resenha!

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Tenho o livro na estante e lê-lo esse ano tornou-se uma meta. Estou muito ansiosa e espero muito gostar da leitura.

    ResponderExcluir
  11. Estou muito ansiosa para realizar a leitura desse livro!!!
    Só vejo elogios!!!
    Também quero embarcar nessa história incrível!!!
    Beijos!
    http://www.lindaestante.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Nossa quero muito ler esse livro, amei a resenha. Espero conseguir compra-lo em breve.
    Bjs♥♥♥
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Nossa quero muito ler esse livro, amei a resenha. Espero conseguir compra-lo em breve.
    Bjs♥♥♥
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Por amar tanto esse livro eu ainda não consegui fazer uma resenha sobre esse livro rs. Entendi o que vc disse sobre a lentidão, especialmente no inicio né? Mas daí quando vc pensa que vai se cansar acontece algo e tcharams amor eterno rs. Se vc gostou do nome do vento, recomendo ler mistborn é tão bom quanto <3
    Adorei a resenha =D já quero reler o nome do vento de novo, enquanto espero pelo último.

    ResponderExcluir
  15. Quem ainda não leu está perdendo tempo. Simplesmente a história mais incrível que já li. Patrick Rothfuss arrebenta. Super indicado.

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Todo mundo fala sobre esse livro e eu fico doida para ler, mas esse não é o meu gênero favorito e saber que as partes descritivas são longas me desanima um pouco, porque tenho um grande problema com isso kkkk Mas enfim, que bom que você gostou, espero um dia ler e também gostar.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  17. Oii!

    Não conhecia esse livro, mas amei a promissa ^^
    Achei a capa maravilhosa!
    Amei a sua resenha e com certeza irei ler em breve :)
    Espero gostar do livro tanto quanto você <3

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir