Resenha: A garota sem passado, por Michael Kardos

2.4.16

Título: A garota sem passado
Autor (a): Michael Kardos
Editora: Arqueiro
Páginas: 301
Gênero: Suspense, investigativo
ISBN: 9788580414912

 Num domingo de setembro de 1991, Ramsey Miller deu uma festa em casa para os vizinhos. Depois, assassinou a esposa e a filha de 3 anos. Todo mundo na pacata cidade de Silver Bay conhece a história. Só que todos estão errados. A menina escapou. Sob o nome falso de Melanie Denison, ela passou os últimos quinze anos escondida com os tios numa cidadezinha remota. Nunca pôde viajar, ir a uma festa na escola ou ter internet em casa, porque Ramsey jamais foi encontrado e poderia ir atrás dela a qualquer momento. Mas, apesar das rígidas regras de segurança impostas pelos tios, Melanie se envolve com um jovem professor da escola local e engravida. Ela decide que seu filho não terá a mesma vida clandestina que ela e, para isso, volta a Silver Bay para fazer o que nem os investigadores locais, nem a polícia federal, nem o FBI conseguiram: encontrar seu pai antes que ele a encontre.

 Em A garota sem passado, escrito pelo autor Michael Kardos, nós iremos conhecer a história de Ramsey Miller, um homem que desde jovem passou por muito problemas, mas que com o tempo conheceu o grande amor da sua vida, Alisson, uma ótima mulher que mais tarde veio dar a luz a sua filha, Meg.

 Após algum tempo, Ramsey conheceu um livro em que dizia que o mundo estava prestes a acabar, e que para comprovar esta teoria, apresentava fatos e experimentos científicos. Como já podemos imaginar, tudo isso não passava de uma grande mentira, mas acontece que Ramsey realmente acreditou nisso, e mais, acabou fixando essa ideia em sua cabeça de tal forma, que começou a se preparar para sua própria morte.

 No dia em que está previsto para a extinção da terra acontecer, Ramsey da uma festa em sua casa onde ele convida toda a vizinhança. E é nessa festa que mais tarde, após uma série de acontecimentos, ele mata sua esposa e sua filha.

 Anos se passaram, e enfim nossa história começa, quando descobrimos que na verdade Meg, a filha de Ramsey e Alisson, na verdade não morreu, mas que foi resgatada naquela noite por seus tios que a criam até hoje. Meg agora se chama Melanie Denison, e é uma moça de 17 anos que mora numa cidade pequena com seus tios, está grávida, e que se esconde de seu pai até hoje, que por sinal está foragido da policia desde a noite do crime.

 Mas agora que Melanie está grávida e seu maior objetivo é proteger a criança que ela está carregando na barriga, ela decide que está na hora de parar de se esconder, afinal, ela não quer que sua filha passe sua vida toda se escondendo de um homem que ela ao menos sabe onde está. E é a partir daí que Melanie irá começar uma busca por seu pai, tentando de alguma forma, encontra-lo antes que ele a encontre.
 Preciso dizer que eu não esperava tanto deste livro, e que o final realmente me pegou de surpresa. 

 Vou começar dizendo que a narrativa do Michael é super fluída para um livro investigativo, o que foi algo que me agradou muito durante toda a leitura. Minha única ressalva sobre este assunto é que em alguns momentos ele fez muito rodeio para nos dizer algo que nós já tínhamos quase certeza.

 Meu único problema com o livro no geral foi o fato de que eu não consegui me conectar com nenhum personagem. Eles são personagens cativantes e muito legais de se conhecer, mas em momento nenhum eu me vi torcendo fortemente para algum dos personagens alcançar aquilo que queria ou algo do tipo. Eu só queria saber o que realmente aconteceu na noite em que Ramsey matou a Ali.

 Mas no geral, eu gostei muito da trama. Achei muito bem executada e muito bem pesquisada também. Gostei DEMAIS da forma como ele intercalou entre o presente e o passado e nos pontos de vista da Melanie e do Ramsey. Isso acabou dando uma dinâmica muito boa para o livro que sem dúvida foi o seu grande auge. 

 O final foi algo que eu realmente não esperava. Eu acredito que para muitos que leram o final nem foi lá TUDO isso, mas ainda sim me surpreendeu muito até porque eu desconfiava de uma pessoa completamente diferente, e de uma maneira completamente diferente.

 A garota sem passado é uma obra digna de grande reconhecimento por sua trama extremamente intrigante e envolvente. Com um mistério que te deixa louco por respostas o tempo todo, e com um final que te pega de surpresa, este livro consegue te fazer ficar grudado nele da primeira à última página.

Também poderá gostar de

10 comentários

  1. A sinopse me interessou bastante, adoro livros que tratam de assuntos como esse.
    Segundo o que você disse, o livro é muito bem escrito, mas que pena que os personagens não conseguiram te prender.
    Já coloquei o livro na minha lista para comprar.
    Adorei a resenha.
    Bjss

    www.umolhardeestrangeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ah, a trama parece realmente interessante e fico triste que tu nao se viu, realmente, torcendo pra algum personagem alcançar o que queria ou algo assim. :/ Bem, mesmo assim, fiquei com bastante vontade de ler! ^^
    beijos, Min

    ResponderExcluir
  3. Oi. eu li algumas resenhas desse livro no último mês, gostei da história o que não me cativou muito foi a pouca idade da protagonista, achei um pouco forçado.

    ResponderExcluir
  4. oi ^^
    eu gosto muito da capa desse livro, mas não consigo me interessar pela história!
    é uma pena que vc não tenha conseguido se conectar com os personagens, é mt chato quando isso acontece. no mais parece até ser uma boa leitura. Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Já li este livro e adorei!
    Achei que o O final foi digno da história, o desfecho convenceu e superou todas as expectativas.

    Beijinhos...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, esse é um livro que tenho vontade de ler por ficar bem curiosa para saber o que exatamente aconteceu com a mãe da protagonista, e a própria protagonista também me parece uma personagem interessante.

    ResponderExcluir
  7. Olá, essa obra tem me deixado curiosa, tenho lido muitas resenhas e as críticas são bem positivas. Parabéns pela sua resenha, gostei bastante.

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Só tenho lido resenhas positivas deste livro, admito que pela sinopse o livro não me atraiu muito, porém como tenho visto muitas pessoas falando bem do livro, resolvi dar uma chance.
    Gostei muito da sua resenha!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    De ler tantas resenhas desse livro, e ainda continuar achando a sinopse bem sem cabimento, confesso que estou ficando bem curiosa ainda mais agora que você disse que o final é surpreendente aumentou minha curiosidade.
    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oiee, tudo bem?

    Gosto de finais que surpreendam. O livro não é exatamente a minha praia, mas vendo tantos elogios, até fiquei curiosa. Quem sabe eu não leio mais para frente...

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir