Resenha: A Queda dos Anjos por Susan Ee

25.4.16

Titulo: A Queda dos Anjos
Autor (a): Susan Ee
Editora: Verus
Páginas: 279
Gênero: YA, Fantasia, Distopia
ISBN9788576863786

Quando o mundo que conhecemos está prestes a ser arrasado, é preciso apostar tudo na redenção 
Os anjos do apocalipse chegaram — e vieram para aterrorizar a humanidade e acabar com o mundo moderno. Gangues de rua tomam conta do dia, enquanto o medo e a superstição dominam a noite. Quando anjos guerreiros sequestram uma menininha indefesa, sua irmã mais velha, Penryn, fará o que for preciso para salvá-la. Até mesmo um acordo com um anjo inimigo. Raffe é um guerreiro caído, que perdeu as asas. Depois de eras lutando suas próprias batalhas, ele é resgatado de uma situação desesperadora pela jovem Penryn, que concorda em ajudá-lo — desde que ele mostre a ela como encontrar sua irmã. Viajando por um mundo sombrio e perigoso, eles podem contar apenas um com o outro para sobreviver. Juntos, vão em direção à fortaleza dos anjos em San Francisco, onde Penryn arriscará tudo para resgatar sua irmã, e Raffe se colocará à mercê de seus piores inimigos pela chance de voltar a ser inteiro.

Quando pensamos em anjos, sempre vemos seres do bem, que nos ajudariam, mas não é bem isso que acontecer em A Queda dos Anjos. Neste livro, os anjos são os responsáveis pela destruição do mundo, deixando cidades dizimadas e matando milhões ou talvez bilhões de pessoas. 
Algumas, por sorte (ou azar), sobrevivem. Uns participam de gangues e outros só continuam tentando viver a sua própria conta. Penryn, nossa protagonista está inclusa no segundo grupo. Ela, sua irmã paraplégica e sua mãe esquizofrênica continuam vivas. Depois que tudo aconteceu, continuaram em seu apartamento, mas com o tempo precisam deixar o lugar e ir em busca de um novo abrigo e suplementos. 
Penryn nunca havia visto um anjo de perto, mas assim que sai de sua casa, presencia não só um, mas vários anjos juntos. São três contra um, o que não é uma luta justa e faz com que cortem as asas do "perdedor". Sua mãe a abandona no meio da briga dos anjos e a deixa sozinha com sua irmã. Para tentar distrair os anjos e sua irmã, Paige, ter alguma chance, ela interfere, salvando a vida de Raffe, o anjo com asas cortadas. Isso faz com que o líder do outro grupo se irrite e leve sua irmã. 
Após esses acontecimentos, Penryn decide usar Raffe para conseguir sua irmã de volta. Ela cuida de seus ferimentos e lhe faz uma proposta. Ela guardou suas asas depois de serem cortadas, e diz que podem costurar elas novamente em Raffe, mas só concorda em o ajudar se ele a levar até sua irmã. Ele concorda e os dois partem em buscar da pequena e indefesa Paige. 
Já nas primeiras páginas temos cenas repletas de ação. Penryn já está pronta para sair de casa e a partir dai os acontecimentos não param. Acho que foi isso que me prendeu ao livro. A narrativa de Susan é viciante e totalmente misteriosa. Ela não tem medo de mostrar violência no livro, um outro fato positivo.
A protagonista me encantou. Ela é humana, mas é tão forte como qualquer outro. Não é uma daquelas protagonistas que dependem de outros personagens para ser forte, ela não precisa de ninguém. Ela que cuida de sua família, pois sua mãe não está em condições para fazer esse papel. Penryn é o tipo de garota que faz tudo o que pode por quem ama e não desiste de modo algum. E temos o Raffe, o anjo. Ele é o típico garoto sarcástico, mas não perde sua essência por isso. Ele parece ser invencível, mas sofre muito ao decorrer do livro e acaba precisando da ajuda de uma humana. Isso fez com que ele parecesse muito humano também. Em muitos momentos do livro você simplesmente esquece que ele não faz parte daquele mundo, que ele é "superior" à nossa espécie. Isso me incomodou um pouco, principalmente na parte dos diálogos, pois ele usava um palavreado muito parecido com o nosso, me fez estranhar, mas não foi nada que atrapalhasse demais a leitura. Resumindo o Raffe, ele é maravilhoso, um personagem que eu amei por causa de suas fraquezas e pelas emoções que ele demonstra.
Não vou falar que é uma leitura leve, pois não é, apesar da escrita de Susan Ee ser. O livro tem cenas tensas, cenas em que você precisa dar uma pausa para digerir o que está acontecendo. O final também é um pouco confuso, eu fiquei perdida, não sei se foi só comigo que aconteceu isso, mas foi um fator que fez com que minha nota diminuísse.
Apesar de tudo, tenho certeza que assim que eu puder, lerei a continuação. As últimas páginas fazem com que você fique totalmente curioso sobre o que vai acontecer. O livro foi bom, e tenho certeza que os próximos irão ser ótimos.

Também poderá gostar de

19 comentários

  1. É a segunda resenha que leio desse livro hoje e eu tô querendo MUITO ele na minhas estante.

    Beijos,
    S de Sarah

    ResponderExcluir
  2. Oioi!

    Acabei de ler esse livro (aliás, é minha última resenha no blog) e adorei!
    Achei muito legal a autora mudar a visão que temos a respeito dos anjos e nos presentear com uma grande história de ação!

    Estou doida pela continuação. :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Acabei de ler uma resenha desse livro e sempre é bom conferir outras opiniões.
    Quero muito ler esse livro! Fiquei muito triste ao ver que não passei na galera, mas assim que der irei comprar ele e conferir com meus próprios olhos cada detalhe desse livro... Imagina o quanto estou delirando por esse livro e sua resenha está me deixando roer as unhas.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Eu estou muito curiosa com esse livro, desde do dia do lançamento. Eu adoro histórias de anjos, mas saber que essa foge do tradicional clichê, me anima muito com a história. Além do fato também da guerra já estar acontecendo, ao invés da iminência de acontecer me deixa muito tentada a ler essa obra. Gostei da capa, não é aquela coisa maravilhosa, mas chama a atenção a sua forma. Pretendo ler em breve.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ótima resenha, acabei de ver um blog falando dele, mas infelizmente não e meu tipo, não consigo gostar mais desse universo, quem sabe na próxima.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Adorei a premissa do livro, os anjos estarem ligados a destruição é algo novo para mim em livros. Adorei a resenha e espero poder desfrutar dessa leitura.

    ResponderExcluir
  7. Oiiii, tudo bem?
    Realmente não consigo me agradar desse livro de nenhuma maneira, quem sabe um dia eu daria uma chance para conhecer melhor e tentar minha opinião. Suas fotos ficaram incríveis <3
    Beiijão

    ResponderExcluir
  8. OI
    Fotos lindas, parabéns!
    Já tinha visto uma resenha sobre este livro e, apesar de nunca ter ouvido falar até pouco tempo atrás, eu adorei! Quero ler!
    Espero que você goste dos próximos também.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel
    relicariodepapel.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Acabei de ler uma resenha deste livro em outro blog.
    Sou louca pra ler ele!
    É um romance sobrenatural diferente do que estou acostumada a ler. Então estou bem curiosa.

    Beijinhos...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oioi! Tudo bem?
    Me arrependi de nao ter pedido o livro A Queda dos Anjos.
    Achei a sinopse mto legal, mas por ser uma serie, me desanimou começar uma.
    Mas as pessoas estao falando tao bem que eu vou comprar, hehe.
    A capa está linda e adorei saber mais da historia e da sua opniao.
    Vou ler com certeza!
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  11. Sabe aquele livro que parece ser bom, mas ao mesmo tempo parece ser ruim? Então. acho que o enredo não me convenceu muito e eu fiquei com receio demais dos personagens principais.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Gostei bastante do foco do livro ter abstraído o romance entre anjos e humanos. Dá mais ação e menos açúcar... rsrs... A protagonista tb é diferente do que temos nos livros juvenis atuais, provavelmente por conta do mundo em guerra, mas mesmo assim, uma força com diferencial. Beleza de texto! ;)

    ResponderExcluir
  13. Oie
    vi algumas resenha sobre o livro mas infelizmente não é o que procuro por agora, já li muitos livros de anjos e esse eu vou deixar passar hahaha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Poxa, que pena você ter achado o final confuso, li outra resenha desse mesmo livro a pessoa era só elogios, confesso que estou tentada a conhecer melhor a obra.

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não costumo ler livros assim, mas fiquei animada com esse por conta da presença de anjos e toda essa coisa de guerra, sabe? E apesar da sua classificação não ter sido muito alta e o final ter sido confuso, eu tenho curiosidade com o livro.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bem? Adorei sua resenha, as fotos e a sua sinceridade. Uma pena ter ficado confusa com o livro. Eu ainda não li pois minha lista de leituras já está enorme pra esse ano, mas vou deixar anotada a dica.

    ResponderExcluir
  17. Olá Gustavo, em breve farei a leitura desse livro, acabei de ler uma resenha bem positiva sobre ele, portanto quero ler e tirar minhas conclusões, conhecer a ideia da autora e o desenvolvimentos dos personagens. A capa é linda. Bjkas

    ResponderExcluir
  18. Oi!!
    A capa desse livro é linda demais. Histórias com anjos chamam a minha atenção também, e eu li uma resenha anteriormente que me agradou. Cenas de ação e uma trama diferente do que é mostrado na maioria dos livros sobre anjos já me agradaram, isso me faz pensar seriamente em ler esse livro.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  19. Ai ando vendo tanta resenha desse livro pelos blogs, mas eu simplesmente não consigo gostar dele, mas sua resenha está show de bola <3

    Beijos

    ResponderExcluir