Cidade do Fogo Celestial

31.5.16

Autor (a): Cassandra Clare | Série: Os instrumentos mortais #06 | Editora: Galera Record | Gênero: Fantasia, YA | Páginas: 531 | Skoob | CONTÉM SPOILERS

 Enfim eu conclui Os Instrumentos Mortais, que para aqueles que não sabem, é a minha série favorita. E o que eu posso dizer? Bom, muita coisa, mas resumidamente que foi uma experiência incrível!

 Bom, por onde eu começo? Acho que pelo resumo do que foi este desfecho da série. Basicamente foi um livro onde temos três coisas importantes: a introdução aos personagens da nova série da Cassandra, o início da guerra contra Sebastian e O fim da guerra, onde teremos vários plot twists inimagináveis.

 Muitos fãs da série não gostaram tanto deste último livro porque ele ao mesmo tempo que foi o livro conclusivo de uma série, foi o livro introdutório de outra. Eu confesso que isso me irritou um pouquinho, pois a Cassandra não tinha necessidade de já nos apresentar seus novos personagens neste livro, mas ainda sim, para mim isso deu super certo. Eu simplesmente amei conhecer a Emma e o Jules, e acho que o fato da autora ter feito eles presentes em um momento tão importante na história dos shadowhunters vai fazer com que eles se tornem personagens mais complexos, e para mim, isso acaba passando mais confiança, pois é legal conhecer um personagem antes do momento em que a "magia" começa a acontecer com ele. Sei que pode parecer confuso, mas pensem comigo. Na maioria dos livros, nós somos apresentados ao protagonista quando a vida dele está prestes a mudar. Não que por isso eles sejam vazios, de maneira nenhuma, mas não é muito mais interessante nós lermos Dama da meia-noite já conhecendo e sabendo um pouco do passado da protagonista? Pelo menos para mim isso foi algo que deu muito certo neste livro.
 Outra coisa que eu gostei muito foi como a guerra se desenvolveu. Gostei muitíssimo de como neste livro a Cassandra passou a abordar mais o mundo das fadas, que até então para mim eram uma espécie que só tinha sido criada para preencher espaço na história. Ah, e é claro que não podemos falar da guerra sem citarmos o grande vilão da história, Sebastian. Bom, o Sebastian para mim foi um excelente vilão e conseguiu me convencer durante toda a obra. A única parte em que ele deixou realmente a desejar foi em sua morte, quando "seu coração é purificado e ele se torna um menino bonzinho que deixa todo mundo suspirando de dó". Eu entendi o lado dele na história, mas gente, sério, qual a dificuldade dos autores criarem um vilão que seja ruim e detestável até em sua morte? Era só isso que eu queria, nada mais!

 Ah, e já que comentei da morte do Sebastian, vou aproveitar e falar do final. Confesso que eu me decepcionei com a maneira que tudo terminou, para mim foi tudo rápido e fácil demais, não teve nenhum sacrifício grandioso (eu esperava que pelo menos um dos personagens principais morressem). Mas tirando isso temos a parte do ocorrido com o Simon, e WOW! O que foi aquilo? Sério, eu não esperava por aquilo, nem em um milhão de anos. Foi simplesmente genial a forma como a Cassandra fez tudo se encaixar de uma maneira que o leitor em momento algum imaginasse aquilo vindo. Foi tipo SURPRISE MOTHERF*****! 

 Mas é claro que como nem tudo é um mar de rosas, o final acabou deixando um pouquinho a desejar. O motivo? Bom, foi o simples fato de que TODOS OS PERSONAGENS VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE EM SUAS CASINHAS COM SEUS PARES ROMÂNTICOS! Quando faltava menos de dez páginas para o livro acabar eu ainda não conseguia acreditar que tinha terminado tudo bonitinho daquela forma, com todos felizes e contentes igual a fada do dente. Sinceramente Cassandra, eu esperava algo um pouquinho menos clichê do que isso.
 Mas enfim, mesmo com todos esse altos e baixos eu tenho que admitir ter gostado bastante do livro. Não sei se foi nem do livro em si, mas sim da experiencia de estar concluindo uma série que eu tanto amo. Foi sem dúvidas uma experiência única. 

 Os Instrumentos Mortais foi uma série que me fisgou desde seu primeiro livro, quando eu me vi pela primeira vez lendo algo por prazer, embarcando de corpo e alma naquela história ali presente; e é por isso que eu tenho tanto a agradecer à esta série e à Cassandra. Cidade do fogo celestial pode não ter sido a conclusão perfeita, mas ainda sim foi uma ótima leitura. Essa é uma série que ao meu ver, é muito gostosa de ser acompanhada. É uma história divertida, apaixonante, emocionante e muito empolgante. Se você, assim como eu, começou a ler a série e detesta o Jace e a Clary, tenta ignorar eles e continuar com a série. Te garante que vale a pena!

Também poderá gostar de

16 comentários

  1. Oi, como vai?
    Já conhecia o livro, porque já li algumas resenhas sobre ele, mas, como não sou fã de série, fico desanimada em ler, embora, não digo jamais, inclusive já se encontra na minha lista de leitura. Como sempre sua resenha ficou muito boa, parabéns!Obrigada pela dica!
    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
  2. ah, finais sem emoção me deixam desanimada... =T não acompanho a série pq tentei ler Cidade dos ossos e não rolou identificação com a escrita da autora... sobre o livro servir de gancho para um novo arco de histórias, acho a ideia interessante, desde que bem trabalhada...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  3. Gostei do seu ponto de vista sobre a autora introduzir personagens de outra série no último livro que é final de uma.
    Apesar de Dama da meia-noite estar na minha lista de leitura, Os Instrumentos Mortais não conseguiu me conquistar :p

    Beijos,
    S de Sarah

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Quando eu li: Contém Spoilers, não consegui continuar lendo, kkkkk.
    Enfim, eu acho bastante interessante essa série. Ainda não li um livro completo dela, só os 10 primeiros capítulos do primeiro livro, mas pretendo ter e ler a saga toda.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Instrumentos Mortais é uma serie incrível! Adoro! :D Ah, eu adorei o fim da serie, mas preciso reler, pois ja faz um tempo. A Clary é uma personagem que adoro e tudo pelo que ela passou, guria forte, incrivel! ^^
    Beijos, Min

    ResponderExcluir
  6. Oiii, tudo bem?
    Desde o início essa série não desperta muito meu interesse em nenhum momento, mas fico realmente triste em saber que o final é desanimador, as vezes criamos expectativa demais, não é?
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Não sei nem o que dizer desse livro ou da série toda, eu amo tanto esses personagens e esse mundo da Cassandra que li e sempre vou ler tudo que ela publicar. O que mais gostei nesse último foi a conexão que ela fez com a série Peças infernais, é como se fosse o verdadeiro final da trilogia. Achei meio forçado introduzir os personagens da nova série por agora mas não acho que tenha atrapalhado. Quanto ao final feliz acredito que é só um descanso para novos acontecimentos já que teremos a Academia de caçadores de sombras e com isso a volta dos personagens, não sei se será todos mas a maioria com certeza.

    Jéssica
    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  8. Partilho dos seus sentimentos. A série pra mim deixou muito a desejar, mas isso é reflex da extensão da série de 3 pra 6 sem uma base sólida. Acho que ela deveria ter demorado mais pra escrever e trabalho mais em certos assuntos. Mas issonão tira o brilho de ter uma série de sucesso finalizada. Instrumentos mortais sempre terá um cantinho no meu coração.
    Amei a resenha e as fotos.

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem? Olha apesar de discordar de algumas das suas ressalvas e ter as minhas próprias eu também adorei o livro. Também não sei qual a dificuldade dos autores com os vilões MAS eu queria, no fundo, que o sebastian virasse bonzinho kkkkk a única coisa que não deu pra engolir foi o simon recuperar a memoria tão facilmente e todo mundo casar e ser feliz.

    ResponderExcluir
  10. Eu parei no terceiro livro dessa série e não continuei. Acho que eu me saturei um pouco do universo e precisava de um tempo.


    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  11. OLá, também achei que o final foi perfeitinho demais, mas não posso reclamar muito adorei a forma que a autora conduziu a série inteira *-* É uma das minhas favoritas também <3

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  12. Olá, preciso tomar vergonha na cara e finalizar essa série...parei no 2º livro, affff
    Depois dessa resenha acho que vou correr para ler o que falta, fiquei curiosa com esse desfecho.

    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Oie
    nunca li a série não tenho muita curiosidade, tenho amigos que adoram e sempre indicam mas por enquanto não é o momento, mesmo assim, boa resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Nunca li os livros, mas sou doido pra começar o quanto antes, quero muito muito mesmo, mas acompanho Shadowhunters

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Não li com muita atenção com medo de pegar spoiler! kkk Não li nenhum da série, mas tenho ela e pretendo ler num futuro! Sempre vejo muitos falarem bem, mas todas a series tem livros melhore que outros né?!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  16. Eu sou louca para ler os livros da série "Instrumentos Mortais", mas para isso preciso terminar de ler o primeiro antes :)
    Adorei a resenha!

    Bjs :)

    ResponderExcluir