Uma história incomum sobre livros e magia, por Lisa Papademetriou

16.5.16

Título: Uma história incomum sobre livros e magia
Autor (a): Lisa Papademetriou
Editora: Arqueiro
Páginas: 190
Gênero: Ficção, Romance

 Duas meninas encontram um livro mágico e cada uma se vê envolvida numa história que parece ser contada sozinha. Kai chega ao Texas para visitar sua tia-avó Lavinia – uma senhora extravagante, durona e fã de hip-hop. Do outro lado do mundo, no Paquistão, Leila deseja ser tratada como uma princesa pela família de seu pai e viver fortes emoções. Elas só não fazem ideia de que seus mundos completamente diferentes estão prestes a se chocar graças a um enigmático livro em branco. Quando Kai escreve no livro, suas palavras magicamente aparecem no exemplar de Leila. As meninas então percebem que O cadáver excêntrico reage a cada frase acrescentada – não importa se foi inspirada pelo ataque de um chihuahua ou por um mal-entendido com uma cabra – com um trecho da história de amor vivida por Ralph Flabbergast e Edwina Pickle mais de cinquenta anos antes. Uma história incomum sobre livros e magia entrelaça essas três perspectivas – de Kai, Leila e Ralph – de uma forma divertidae emocionante. É uma narrativa mágica sobre o destino e os laços invisíveis que nos ligam uns aos outros.

  Sabe aquele livro fofo e leve que você lê e nem se da conta do tempo passando? Uma história incomum sobre livros e magia é exatamente esse tipo de livro, uma história gostosa de se acompanhar e que passa tão rápido que quando acaba você fica tipo Como assim? Já acabou? Não pode ser!
 Neste livro conheceramos a história de Kai e Leila, duas meninas que estão aterrissando em um novo universo. Kai acabou de chegar no Texas, onde vai passar algum tempo com sua tia-avó, e Leila por sua vez acabou de desembarcar no Paquistão, onde possará algumas semanas com alguns parentes por parte de pai. 

 A história começa a se desenvolver quando ambas as meninas encontram um curioso livro, O cadáver excêntrico. Calma, é claro que elas não encontram o mesmo livro, na verdade cada uma encontra uma edição deste livro. Com o passar do tempo elas perceberão que o livro tem algo de estranho, pois aos poucos ele vai se completando, escrevendo a história de amor de Ralph Flabbergast e Edwina Pickle sem que ninguém o tenha tocado. 

 Ao mesmo tempo que temos esse mistério que gira em torno do livro vamos conhecer mais da história das duas menininhas. Kai acaba por fazer uma nova amiga, Doodle, uma menina super fofa que é apaixonada por mariposas, e que está à procura de uma mariposa raríssima e que há muito tempo não é vista por qualquer pesquisador. E enquanto Kai e Doodle começam uma busca pela mariposa Leila está tentando se adaptar ao Paquistão e vivendo seus dramas do começo da adolescência, onde deseja ser popular e reconhecida pelas pessoas. Sem falar na sua ideia fixa por criar um blog de sucesso, onde ela compartilharia suas experiências e histórias. 

 Com o tempo vamos percebendo que as duas meninas, de um jeito muito incomum, estão ligadas, e que a chave de tudo é O cadáver Excêntrico, que por sinal, no final se mostrará como sendo a grande chave para todas as questões, se encaixando nos  problemas de ambas as meninas de uma forma bem inesperada e criativa.
 Precisa-se de mais livros como este no mercado editorial atualmente. Não, não estou dizendo que é um livro incrivelmente fantástico e inovador que vai mudar a sua vida, mas para mim está faltando livros com histórias mais leves e com protagonistas mais jovens. É o nosso tão amado infanto juvenil e que está perdendo cada vez mais o reconhecimento dos leitores. Esse livro é a prova de que você não precisa criar uma história super genial para criar uma história incrível. 

 Uma história incomum sobre livros e magia é um livro lindo, com protagonistas carismáticas e gostosas de se acompanhar. Com conflitos de certa forma, mais descontraídos, e que mesmo com um mistério, não deixa a história com um clima mais tenso. Pelo contrário, eu me senti o tempo todo lendo um livro infantil onde o grande mistério é onde está o grande baú do tesouro do capitão. 

 Ta Gustavo, eu ainda não entendi o que esse livro tem de mais. Nada. E é exatamente isso que me fez ama-lo. Ele não tem nada de mais, é só uma história incomum e curiosa, criativa, bem escrita e com personagens cativantes. Para mim isso já faz uma história ser incrível, e a Lisa merece minha admiração por isso.

 Enfim, espero que tenham gostado da resenha e que mesmo que não tenha parecido nada de mais, deem uma chance ao livro. Falando nisso, acredito que é uma ótima dica para quem está na tão odiada ressaca literária. Te garanto que ele vai te arrancar dela e fazer você voltar a ler como sempre.

Também poderá gostar de

22 comentários

  1. Oie! Toda vez que via que em algum blog tinha a resenha desse livro, eu evitada. Pela capa imaginei já que seria uma leitura enfadonha e no mínimo muito chata, mas acabe me surpreendo pela sua resenha (a primeira que li), e o fato dele ser simples demais me chama atenção. Preciso sair dessa via de livros pesados/hots/chick-lits. Um Beijo!
    O Reino Encantado de uma Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriã!
      Foi exatamente isso que me fez ama-lo tanto, o fato de ter me tirado um pouco dessa vibe de fantasias, distopias, e esses gênero mais complexos.

      Beijos!

      Excluir
  2. Olá!
    Esperei que até no fim da sua resenha dissesse que ela em algum ponto da historia iam se encontrar e viveriam uma aventura e tanta! Já estava ficando animada! rsrsrs
    quando a Arqueiro apresentou essa linda capa, eu fiquei bastante empolgada, até a sinopse me enganou. Mas, lendo a sua resenha, percebi que não era "aquilo" que eu estava esperando. Enfim...
    Valeu pela resenha!
    Abs
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha,gostei muito! Quanto ao livro não conhecia, mas, fiquei curiosa, parece bem interessante. Aliás, costumo dar uma chance a todos os livros, até mesmo pelo fato de eu escrever também. Obrigada pela dica! Estou seguindo suas redes sociais, querendo e gostando, seja bem-vind@ as minhas redes também. http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥
    CD

    ResponderExcluir
  4. Olha confesso que esse livro só me atrai pela capa, porque por história não me enche os olhos, mas suas resenha está incrível e as fotos divinas, parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Nossa eu estou tão interessada por esse livro. As duas protagonistas parecem ser muito instigantes e a trama me agrada muito, gosto de leituras que fluem fácil e que quando terminamos recebemos uma bela lição para vida. Fico feliz que você tenha gostado tanto assim da leitura.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vih!
      As protagonistas são realmente bem instigantes, eu adorei ambas, apesar de ter criado mais afeto pela Kai, mas ai já são questões pessoais, haha!

      Beijos e volte sempre!

      Excluir
  6. bem, desde que vi o lançamento fiquei curiosa pra ler... espero que a leitura me agrade. bjs...

    ResponderExcluir
  7. Oioi! Tudo bem?
    Que titulo bacana esse Uma história incomum sobre livros e magia.
    E essa capa linda?
    Goste da ideia do livro e a resenha me deixou animada a conhecer essa historia diferente.
    Otima dica, vou tentar ler.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Suzzy!
      Confesso que o que me chamou a atenção de cara nesse livro foi o título, que é grande porém muito bacana e curioso.
      Fico feliz que tenha gostado da dica, leia sim, pois acho que você irá adorar.

      Beijos

      Excluir
  8. Oie, tudo bem? Trocou o layout? Tá lindo, adorei. Estou doida pra ler esse livro, espero ter uma oportunidade e tempo de fazer isso logo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaí, tudo sim e você?!
      Troquei, eu estava há muito tempo tentando encontrar um layout que eu olhasse e não colocasse defeito, e foi uma mão na roda quando a nova colaboradora do blog indicou o site que disponibilizava esse. Fico feliz que tenha gostado!
      Leia sim, acredito que irá gostar bastante.

      Beijos

      Excluir
  9. Olá! Como vai? Já faz um tempinho que não dou as caras por aqui haha, gostei do novo visual! Sobre esse livro?! Tenho ele aqui e estou me sentindo um tolo por ainda não ter lido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Biel!
      Fico feliz que tenha curtido o novo visual!
      Então deixe de ser um tolo e vá já ler esse livro, acredito que irá adorar!

      Abraços

      Excluir
  10. Esse livro me desperta bastante interesse, acho ele super excêntrico. Sua resenha me deixou bastante curioso. Aliás, adorei as fotos. Ótimo post!
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo!
      Foi uma das minhas primeiras impressões sobre o livro.
      Fico feliz que a resenha tenha te agradado, assim como as fotos.

      Abraços e volte sempre!

      Excluir
  11. Olá!
    Adorei a resenha mas apesar de ter achado a trama interessante, infelizmente a obra não me atraiu tanto assim, mesmo sendo um livro leve e gostoso de ler. Talvez porque no momento eu esteja numa outra vibe, mas quem sabe futuramente? Todos merecem uma chance e com um livro fofo como esse não poderia ser diferente.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Olá Gustavo! Bom a começar pelo título do livro "Uma história incomum sobre livros e magia", parece ser muito encantadora. Concordo com você ao dizer que falta mais histórias leves com protagonistas jovens, ultimamente é tudo trágico e romances dramáticos...

    umreinomuitodistante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá, adorei a resenha, parabéns!
    Desde quando lançou essa obra despertou meu interesse de cara. A premissa me agradou e muito e estou louca para conferir.

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Olá Gustavo, pela sua resenha o livro tem um enredo bem legal que se desenvolve de forma leve, adoro leituras que se tornam tão gostosas que não vemos o tempo passar *-* Adorei a dica e assim que tiver uma chance pretendo lê-lo *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Adorei a sinceridade, também concordo que não precisa ter algo extraordinário para o livro ser bom e gostarmos dele né.
    Amei as fotos!

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá!!

    Eu fiquei na dúvida quanto a esse livro por ele não ter nada de mais! E agora vendo que esse nada que da o tudo da história, fiquei curiosa! Não gosto muito de livros levinhos, mas pra tirar a ressaca dos que costumo ler, pode funcionar bem!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir