Você conhece o Bloglovin'?

24.6.16

 Se você é um blogueiro e ainda não conhece o Bloglovin' então está na hora de conhecer, até porque essa é uma rede social que quando se trata da blogosfera, faz o possível para deixar tudo mas fácil, seja para o leitor ou para o blogueiro.

 Essa plataforma foi criada e desenvolvida na Suécia no ano de 2007, mas somente em 2014 foi que ela veio a ter o seu grande auge, atingindo o número de 16 milhões de usuários mensais. Como já se é de esperar, a plataforma não conta com uma versão brasileira, portanto para acessá-la você deve ter um conhecimento básico de inglês (e olhe lá) ou procurar por uma tutorial na internet (se vocês quiserem eu posso fazer uma ensinando como tudo funciona).

 Ta Gustavo, mas como essa coisa funciona, afinal? Para vocês não ficarem perdidos vou dizer que é basicamente um Pinterest da vida, só que somente voltado para o mundo dos blogs (não que o pinterest não seja, mas enfim). Ele funciona da seguinte maneira: você segue os blogs que você gosta e, dessa forma, toda vez que esse blog for atualizado você terá o post bonitinho lá no seu feed (como vemos na imagem abaixo). 
 Ai vem a parte em que você faz a grande pergunta. Ta, mas se é quase a mesma coisa que o pinterest, por que eu devo usá-lo? O diferencial é que aqui além de você conhecer vários blogs incríveis, ainda existe a possibilidade de você conseguir uns leitores extras, até porque, diferente do pinterest, aqui as pessoas não procuram só DIY ou imagens bonitas, mas também posts e blogs interessantes.

 Ah, e além de tudo isso, existe a opção, é claro, de cadastrar o seu blog, que você pode fazer bem rapidinho seguindo as instruções do site (caso vocês não consigam entender como que se faz o processo, me avisem que qualquer coisa eu faço um post somente explicando como fazer). O bom de tudo isso é que, como eu já citei, você pode conseguir alguns leitores através da plataforma, e como é bem mas fácil de acompanhar os posts por lá, existe uma possibilidade bem grande de você conseguir leitores fiéis.

 Mas é claro que como nem tudo é perfeito, eu já gostaria de adiantar algumas coisinhas. O Bloglovin', como eu já disse, é uma rede social gringa, ou seja, não existem muitos blogs brasileiros cadastrados. Então se você for utilizar a rede como leitor, tem uma possibilidade bastante grande de você não encontrar alguns blogs que você gosta cadastrados na plataforma. Por isso, eu já deixo a dica de que: use o Bloglovin' para treinar o seu inglês. Não sei vocês, mas eu consigo passar horas lendo posts sobre assuntos que me agradam, e quando eles são em inglês eu me empolgo mais ainda, pois ai eu não só estou lendo algo bacana, como também estou exercitando a minha leitura em inglês.

 Agora caso você não vá utilizar a plataforma como leitor, mas sim como blogueiro que utiliza desse recurso como meio de divulgação do seu conteúdo, a dica que eu dou é: faça posts bons. Eu sei que isso que eu acabei de dizer é uma coisa bem relativa, pois o que é bom para mim pode não ser para você. Mas o que eu quero dizer com esse "bom" é: faça posts que chamarão a atenção do leitor. Você não pode se esquecer que no Bloglovin' as pessoas não vão ler o seu post porque você compartilhou o link com elas. Elas irão ler o seu post porque ele as chamaram a atenção. Por isso, tire fotos bacanas, faça textos mais complexos e completos, e não se esqueça de um recurso bastante utilizado: use títulos que se destaquem. É claro que não precisa ser nada muito chama google, como "como ganhar mil seguidores no instagram em 24 horas", mas sim algo que desperte a curiosidade do leitor.

 Para mim o Bloglovin' é uma das melhores plataformas para blogueiros porque, além de compartilhar o seu conteúdo, você está sempre em contato com diversos outros conteúdos, o que naturalmente estimula muito a sua criatividade. Então ai já está outra dica, use o Bloglovin' como uma plataforma de inspiração para os seus posts.

 Por fim, só queria deixar clara a minha posição quanto ao Bloglovin'. É uma plataforma ótima e que pode te ajudar bastante? Sim! Mas não ache que ela irá fazer algum milagre ou render grandes benefícios, principalmente se o seu blog é literário. Essa é uma plataforma que assim como outra, irá te ajudar se você usa-la da maneira certa. Então aproveite esse post e dê uma olhadinha no site. Ah, e é claro, não esqueçam de me seguir (momento jabá)!

Também poderá gostar de

12 comentários

  1. Oi, como vai?

    Sim conheço a plataforma e faz um bom tempo. Conheci através da minha irmã que tem um blog de moda italiano, aí criei uma conta e interliguei meu blog ao Bloglovin, mas no português não havia muitos blogs agregados, aí acabei desistindo da plataforma, embora ela seja bem organizada e funcional. Como disse tenho uma conta por lá e se aumentar o acesso no nosso idioma, postarei meu blog novamente. Obrigada pela dica!

    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
  2. Hey, Gustavo! Tudo bem?

    Eu também gosto muito do Bloglovin'.
    É uma ferramenta e tanto! :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. eu tenho conta no Pinter e mal uso. xD Já tinha ouvido falar do Bloglovin mas nem me interessei em cadastrar meu blog por lá... preguiça por ser em inglês, confesso u.u *risos*
    mas curti a dica, bacana de sua parte compartilhar com os leitores mais informações sobre a plataforma... ^^
    bjs...

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu conhecia o Bloglovin por alto, mas nem quis fazer conta porque mal uso o Pinterest, imagina mais outra rede, rs. Confesso que por ser em inglês também me dá preguicinha, hahaha.
    Mas é uma boa dica a sua, talvez eu faça só pra ver como funciona mesmo xD
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. oi, tudo bem?
    eu já tinha ouvido falar do Blogvin, mas mal tenho tempo para gerenciar as redes que eu já tenho, que nem pensei em tentar mais uma, rs. Mas é uma boa dica para quem quer realmente divulgar o blog
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie! Eu "conheço" o Bloglovin' há algum tempo, mas confesso que nunca tive interesse em cadastrar meu blog lá. Acho interessante a ideia de juntar a fome com a vontade de comer pesquisando sobre assuntos que interessam e, de quebra, treinando novos idiomas, mas não é algo que eu tenho o costume de fazer com frequência e tenho que dizer que eu, minha pessoa (acho importante destacar isso), não acha muita utilidade lá. Criei uma conta no Pinterest há algum tempo atrás justamente pela onda de todos falando das grandes funcionalidades que ele tinha, mas nem achei grande coisa, então não vou me empolgar muito com uma nova rede, rs. Mas de qualquer forma, adorei sua publicação. É ótimo para pessoas que estão buscando novas experiências. ^^

    Beijos,
    Fernanda Goulart.

    ResponderExcluir
  7. Oie tudo bem? Conheço a plataforma, mas faço pouco uso dela. Confesso que preciso usar mais a ferramenta pra me organizar e conseguir visitar mais posts.

    ResponderExcluir
  8. Oiee, conheço a plataforma e não saber inglês não me atrapalha em nada já que consigo traduzir a página usando os recursos do meu próprio computador.Tenho página lá e ia muito para conhecer blogs novos e achava muita coisa bacana,pretendo voltar as visitas por lá em breve.

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá! Não conhecia a rede, mas achei a proposta bem interessante. Tenho Pinterest, mas mal uso. É uma pena ser em inglês, mas como você disse, é bom para treinar né, espero que mais blogs brasileiros possam aparecer na plataforma, vou procurar saber mais e ver se vale a pena cadastrar lá, abraços!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  10. Eu nunca tinha visto um post sobre o blogvin mas sabia basicamente como funcionava, não me interesso em participar atualmente mas quem sabe no futuro.

    ResponderExcluir
  11. Olá, não conhecia o Blogvin, achei bacana a postagem...bem explicativa. Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Oie
    ainda não conhecia mas bem legal saber e estar informada, muito legal a plataforma e bom saber algumas dicas sobre, gostei do post, bem informativo

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir