Silêncio

19.7.16

Autor (a): Richelle Mead | Editora: Galera Record | Gênero: Fantasia, YA | Páginas: 280 | Skoob

Quando eu recebi esse livro, eu já estava com as expectativas altas. Richelle Mead é conhecida por sua famosa série "Academia de Vampiros", e como sempre ouvi elogios sobre seus livros, fiquei empolgada com o que recebi.
A história gira em torno de um povoado no qual todos são surdos. Eles vivem totalmente presos em uma montanha cheia de metais, mas sem comida, por isso mandam os metais para a cidade fora da montanha através de cabos e recebem de volta comida, que na verdade, é bem pouca. Nesse povoado existe uma grande desigualdade social onde artistas recebem mais comida e são mais respeitados do que mineradores. Com o passar das gerações, além de surdos, alguns habitantes, na maior parte os mineradores, começam a ficar cegos e isso diminui a quantidade de metais retirados, diminuindo a quantidade de comida recebida.
Fei é a protagonista nessa história. Ela perdeu seus pais mineradores e após isso conseguiu virar uma aprendiz de artista juntamente com sua irmã mais velha, Zhang Jing, que começa a ficar cega. Mas de repente, Fei consegue sua audição de volta e juntamente com seu amor de infância, Li Wei, decide ir até a cidade conversar com a pessoa que controla a comida para conseguirem um acordo que melhore a vida do povoado.
A proposta do livro é interessante, mas o modo como a autora montou o livro, não deu certo. A cultura chinesa poderia ser o ponto alto, porém foi pouco explorada, me decepcionando muito. Você vê poucos livros sobre cultura chinesa por ai, e seria maravilhoso ler mais sobre isso nesse livro. O que acontece é que ela acaba focando muito no romance, ao meu ver, e a história começa a ficar arrastada, totalmente cansativa. Eu demorei mais de uma semana para conseguir ler metade do livro. A questão de como o povoado se divide também me deixou confusa. Você vê poucas pessoas lá, e a maioria é mineradores, artistas e talvez empregados. Eles não precisam de outras profissões? Médicos ou algo assim?
A protagonista também me decepcionou. Eu não vi nada de especial nela. OK, ela é a melhor artista do povoado e magicamente começa a ouvir, mas e ai? Ela tinha uma personalidade que não me agradava. Na verdade, nenhum dos personagens realmente me agradou, não me apeguei a ninguém, não liguei nem um pouco. 
Não vou dizer que não gostei do livro todo, porque nas ultimas paginas ele acaba melhorando, usando uma coisa inesperada. Gostei de como Richelle trata a audição, mostrando a Fei recuperando e percebendo o quão privado era seu mundo antes de ouvir novamente e o quão maravilhosa poderia ser a experiencia.
Os pontos negativos superaram os positivos, mas não deixou de ser uma leitura interessante. Poderia ter sido melhor, mais explorada, obviamente. Talvez minhas expectativas altas acabaram me decepcionando, não o livro. O livro não funcionou comigo, mas pelo o que li, agradou muitas outras pessoas.

Também poderá gostar de

14 comentários

  1. Sinceramente não gostei do enredo em si, apesar de gostar da autora após ler academia de vampiro, mas esse livro não é algo que gostaria de ler por agra.

    ResponderExcluir
  2. OLá!
    Já li varias resenhas sobre esse livro, emnbora rola uma curiosidade sobre as anomalias do povoado. Ele ainda não me deixou com vontade de ler. :(
    Bjs
    www.mundoliterando.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Esse livro tem uma história muito instigante. Porque vamos combinar que é enigmas sobre coisas que acontecem nele do nada. Eu gostei desse livro, é algo que eu realmente gostaria de ler. Tem um capa magnifica e essas cores ficaram muito bem nela. Pretendo ler ele em breve. Sua resenha ficou encantadora, parabéns!!

    Oxente, Leitora!

    ResponderExcluir
  4. Esse livro contém uma premissa bem interessante, pena que a leitura não te agradou tanto... Mas dessa vez vou deixar a dica passar :(
    Adorei sua resenha, e essas fotos ficaram lindas.
    Beijos

    http://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi , tudo bem?
    Esse livro não faz meu gênero e também não me chama a atenção para ler. Mais quem sabe um dia não me desperte uma curiosidade para ler? Espero gostar dele, mais em outra época, agora minha vibe é diferente. Amei a resenha, muitos beijinhos pra você!
    http://followyourdreamalways.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Poxa cara, eu tava tão empolgada para ler esse livro, tão curiosa por se passar na china, tão intrigada com a premissa dele e agora ja estou decepcionada antes mesmo de ler.

    ResponderExcluir
  7. Oie, que pena que esse livro não te agradou. EU nunca tive nenhuma experiência com a richele e confesso que esse está me deixando bem curiosa para a leitura. Achei uma pena a autora não ter explorado a cultura chinesa, eu adoraria conhecer mais a respeito dela. E que pena que também os personagens não foram cativantes. Devo tentar essa leitura em breve e torcendo para que eu goste.

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Gostei tanto dessa obra. Achei todo o cenário criado pela autora incrível, além da parte sobrenatural do livro que mesmo que não tenha sido tão bem explorada, foi incrivelmente impactante.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  9. Que pena que o livro não supriu tuas expectativas :/ A premissa me chama muito a atenção, principalmente por abordar a cultura chinesa, mesmo que a autora não tenha se aprofundado muito. Eu quero muito ler e espero gostar. Sua resenha ficou ótima!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oie
    sua resenha está muito legal e que bom que curtiu o livro, vi outras resenhas elogiando também e parece ser uma ótima leitura

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá, como vai?
    A premissa do livro não me agradou, não gosto quando é MUITO focado no romance. Se os personagens são fracos então, pior ainda...
    Agora, bora passar para a próxima leitura, né?
    Beijo.

    ResponderExcluir
  12. Esse livro tem divididos opiniões. Acho a capa muito bonita, mas não leria!
    Assim como os pontos negativos superaram os positivos, as resenhas negativas superam as positivas!
    Bjus

    ResponderExcluir
  13. Oiiii

    Sou mega apaixonada pela escrita da Richelle, infelizmente tenho visto muitas pessoas dizendo basicamente o mesmo do livro. Mesmo assim, e com os pontos negativos, espero ler em breve,até porque creio que possa gostar, mesmo achando bem estranho essa premissa.

    BJos

    ResponderExcluir
  14. Tinha até me esquecido do lançamento desse livro, a capa é muito bonita e a história tem tudo para ser um bom enredo, mas uma pena que a autora não soube conduzir os fatos. Mas eu leria mesmo assim, por que fiquei curiosa. Bjs

    ResponderExcluir