E agora, qual vai ser o nome do blog?

17.8.16

Foto de: Karolina Grabowska
 Essa é sem dúvidas uma das piores dúvidas de todo blogueiro iniciante, e que me assombrou por muito tempo, já que não bastando eu ter escolhido o nome inicial do blog, eu ainda acabei o alterando duas vezes. Mas a questão é, por que uma escolha aparentemente tão simples acaba sendo motivo de dor de cabeça para tantos blogueiros? Bom, vamos começar pelo fato de que essa não é uma escolha simples.

 O nome do seu blog é nada mais nada menos que a sua identidade nesse vasto universo que chamamos de blogosfera, ou seja, sua identidade não pode ser tratada como algo simples, pois é através dela que as pessoas te encontram e leem aquilo que você publica. Por isso vamos começar o post dizendo que, não basta escolher um nome bonitinho se esse nome não te representa.

 A questão de escolher um nome fica ainda mais difícil caso esse nome represente uma marca, ou seja, nesse caso já não pode mais ser uma questão de um nome que te represente, mas sim um nome que represente a sua marca e aquilo que você vende. Por isso, caso esse seja o seu caso, pense mais estrategicamente, sem pressa ou afobação.

 Ta, agora vamos logo para as dicas mas diretas. A primeira delas é uma que vocês provavelmente já conhecem: escolha um nome de fácil memorização, ou seja, um nome que vai ficar gravado na mente das pessoas. Junto com essa dica já entra outra questão muito discutida, que é se é melhor optar por um nome em inglês ou em português. Bom, para mim isso não importa muito, desde que não seja um nome super complicado ou de difícil pronuncia, porque assim eu não irei decora-lo tão rápido. Como eu já disse, o nome do seu blog é a identidade do mesmo, então se você acha que um nome em inglês da conta de ser a identidade do seu blog, vai fundo. Caso você fique na dúvida, aqui vai a minha dica: opte pelo nome em português mesmo.

 Outra coisa que eu acho importante compartilhar com vocês é: na maioria das vezes é melhor optar por nomes curtos, até porque é bem mais fácil de se memorizar. E isso ajuda ainda mais caso você escolha um nome em inglês, pois definitivamente as pessoas terão muita dificuldade de guardar esse nome caso ele seja não só grande como em outra língua. Na minha opinião isso só é válido caso você esteja produzindo conteúdo em outra língua, caso contrário vai no velho e chato português mesmo, garanto que será bem melhor.

 Um exemplo que eu tenho para lhes dar é o próprio blog, que inicialmente se chamada Meu pequeno mundo de blá blá blá. Sério, quem iria decorar esse nome se entrasse no blog uma única vez? Ah, e sem falar que fica apresentavelmente feio (pelo menos para mim). Olha, sinceramente, eu não sei o que eu tinha na cabeça naquela época para escolher um nome desses. Mas enfim, se a gente comparar esse nome com o nome atual do blog, eu acredito que não só eu como todos vocês irão preferir o atual, até porque além de curto, é bem simples.

 Ah, e já vou aproveitar para falar outra coisinha sobre os nomes. Dê atenção ao endereço do blog (a famosa URL). Se tem uma coisa que eu detesto é quando eu vejo um blog com um nome legal mas que a url é, sei lá, www.omundoinvertido.com. Sério, ou você muda o nome do blog pro nome da url ou você altera os dois, porque isso atrapalha muito na hora de uma visita rápida. Imaginem que horrível se, por exemplo, o Depois dos quinze tivesse seu endereço como www.thedepoisdosquinzes.com, ou pior, www.d-epoisdosquinze.com? É claro que vocês podem não ver problema nenhum nisso, mas pelo menos para mim é algo que incomoda bastante.

 Bom, acho que essas eram as dicas. Recapitulando tudo: 1. Escolha um nome que seja a identidade do seu blog (ou da sua marca). 2. Escolha um nome de fácil memorização. 3. Na dúvida entre o português e o inglês, vai no português mesmo. 4. Nomes curtos tendem a serem mais fácil de se memorizar, ou seja, na maioria das vezes é bem melhor escolher um nome simples e curto do que um nome grande demais. 5. Dê atenção também ao endereço do blog ou site, ou seja, nada de artigo onde não existe artigo.

 Agora aproveita essas dicas e escolhe o nome perfeito para o seu blog. Lembre-se de que acima de tudo o que eu disse, o blog é seu e você tem o livre arbítrio de seguir as minhas dicas ou não, então se você quiser optar por um nome grande, em inglês e com a url com the antes do nome, vai fundo, o nome do blog é só uma parte do mesmo, e sem dúvidas não se compara em níveis de importância ao conteúdo que você produz.

Também poderá gostar de

0 comentários