Resenha | Três coisas sobre você

19.8.16

Autora: Julie Buxbaum | Editora: Arqueiro | Gênero: Young Adult | Páginas: 283 | Skoob

 Três coisas sobre você é aquele tipico livro super fofo que você lê com o sorriso no rosto, se imaginando vivendo aquelas situações e torcendo pelos personagens. É um livro extremamente gostoso de se ler e que no final deixa aquele gostinho de quero mais.

 Nosso enredo gira em torno de Jessie, uma jovem que, algum tempo depois de perder a sua mãe, é obrigada a se mudar de Chicago para a Califórnia, lugar onde irá morar com seu pai, sua nova madrasta e o filho da mesma. Como podemos imaginar, Jessie não gosta nem um pouco disso, e demora um tempo considerável para se adaptar.

 Sua situação só não fica pior porque já em seu primeiro dia de aula, ao chegar em casa, ela recebe em sua caixa de entrada um e-mail anônimo de alguém que se alto denomina Alguém Ninguém, uma pessoa que é da sua nova escola mas que não se sente confortável para conversar com ela pessoalmente.

 Com o passar do tempo a amizade dos dois vai se fortalecendo, e Jessie passa a se sentir cada vez mais atraída por essa pessoa que, mesmo nunca tendo falado com ela pessoalmente, a conhece melhor do que qualquer um de seus amigos ou o seu próprio pai.

 Com diversos acontecimentos, chega uma hora em que Jessie decide acabar com esse jogo de mascaras e descobrir quem é seu melhor amigo virtual. Com isso, Julie Buxbaum consegue prender a atenção de seu leitor não só pelo mistério que ela cria sobre o Alguém ninguém, como também pelo desenvolvimento de Jessie e todos os demais personagens, que são muito bem explorados com o decorrer da trama.
 Eu definitivamente amei essa história do início ao fim. É uma história que, como vocês puderam perceber, não trás nada de novo ou inovador, mas que ainda sim consegue se mostrar uma leitura extremamente agradável e rica em questões de reflexão.

 Como eu citei ali em cima, a autora explorou muito bem os seus personagens, e esse foi um ponto que fez toda a diferença na história. A Jessie para mim foi uma personagem exepcional, uma personagem carismática, sincera, pé no chão, emotiva, realista, e que, de maneira alguma tenta reprimir seus sentimentos. Isso é uma coisa muito legal de se ver, porque na maioria das vezes que temos um enredo mais simples como esse, onde temos um romance claro desde o início, os autores tendem a fazer com que a protagonista negue seus sentimentos por determinada personagem até o ultimo momento, até o momento em que rola um beijo ou algo desse tipo. E sinceramente? Isso realmente é muito cansativo. Por que que elas não podem simplesmente aceitarem que estão apaixonadas e, ao invés de fugir desse sentimento, usa-lo para tentar conquistar aquele de quem gosta? 

 Falando assim até parece que  Jessie é uma personagem cem por centro decidida e destemida a correr atrás do seu amor, o que não é verdade. Mas o que eu estou levantando é que, ela não esconde seus sentimentos de si mesma, e isso já é um grande passo. 

 Outra questão também muito bem explorada nesse livro foi a forma como os filhos reagem quando seu pai encontra uma nova parceira. E o melhor de tudo é que a autora não explora somente o lado da Jessie, como a filha que se sente traída pelo próprio pai, mas também trata muito o lado do pai e a maneira que ele encontrou para lidar com os acontecimentos e seguir com a vida após a morte de sua amada.
 Com tudo isso, eu basicamente quero dizer que esse é um livro muito bem escrito. A autora sustentou sua obra sobre um enredo simples, mas o desenvolveu de tal forma que no final já não era algo tão comum assim. Sua narrativa é muito gostosa de se ler e quando você se dá conta já leu mais de 100 páginas numa tacada só.

 Esse é um livro que eu indico muito, principalmente para os adolescentes. Não que os adultos não gostarão, pelo contrário, mas acho que essa é uma obra que tem muitas reflexões que são legais de serem feitas enquanto estamos na adolescente, a fase em que surgem as incertezas, as paixões platônicas, a necessidade de ser compreendido, e por ai vai. 

 Três coisas sobre você é um livro delicado, simples, cativante e muito, mas muito gostoso de ser lido. É aquela leitura pra sair da ressaca literária ou para simplesmente passar o tempo. É um livro que já de cara se mostra bastante clichê, mas que se destaca pela sua narrativa muito singular e pelos seus personagens encantadores.

Também poderá gostar de

0 comentários