Resenha Dupla | 1+1 - A matemática do amor

17.9.16

Autores: Augusto Alvarenga e Vinicius Grossos | Editora: Faro Editoral | Gênero: Young Adult, LGBT | Páginas: 252 | Skoob

 1+1 - A matemática do amor dos autores Vinicius e Augusto é um romance LGBT que gira em torno dos melhores amigos Bernardo e Lucas, dois adolescentes de uma cidade do interior que, já eram amigos antes mesmo de virem ao mundo, já que seus pais se conheciam e eram amigos antes mesmo da época da gravidez.

 A narrativa começa quando as férias da escola iniciam, trazendo aquilo que nenhum dos dois esperavam, uma péssima noticia. O pai de Bernardo acaba por receber uma melhor oportunidade de emprego, porém lá em Portugal, o que leva ele e sua esposa decidirem mudar de país. É claro que assim que Bernardo descobre os planos de seus pais ele surta, reação que não é muito diferente da de Lucas quando ele também fica a par da coisa toda.

 Com o objetivo de animar Bernardo, Lucas acaba criando planos para fazer com que aquelas férias sejam as melhores de todas, até porque seria a última em que passariam juntos. Com isso eles acabam passando por várias aventuras que não só acelerarão seus corações, como também acenderão uma faísca de paixão que mais tarde se tornará numa chama que trará diversos sentimentos à tona.

Gustavo

 Eu amei esse livro. A história começa de uma forma despretensiosa e até mesmo bastante clichê, uma vez que já de cara sabemos o romance que há de rolar. Até um pouco mais da metade do livro, ele não passava de uma história muito bem escrita e empolgante, mas clichê. Mas a partir das últimas páginas os acontecimentos começam a acelerar e a trazer mais emoções para o leitor, até a parte em que os autores chegam ao auge de toda a narração e mostram suas verdadeiras habilidades com as palavras. 

 Confesso que apesar de ter amado o Lucas e, ter me identificado bem mais com ele, o meu favorito foi o Bernardo. O Bernardo, apesar de toda a insegurança e dos problemas com a auto aceitação, foi um personagem super gostoso de se acompanhar, até porque do início para o final do livro ele tem um desenvolvimento enorme e digno de reconhecimento.

 Esse é sem dúvidas um livro que, apesar de uma base tanto quanto clichê e comum, tem um desenvolvimento super rico e digno de admiração. Os autores começam de forma simples e terminam com uma obra não grandiosa, mas admirável e rica em ensinamentos.

Layla

 1+1 é uma história gratificante de se ler. O amor de Lucas e Bernado é escrito de uma forma tão bela e pura que você se sente tocado ao decorrer do livro. Em algumas cenas pegam fortemente na questão do preconceito, principalmente por morarem em uma cidade pequena. Eles terem que lidar com o fato que irão se distanciar depois de viverem toda uma vida um ao lado do outro é extremamente difícil, tanto para eles quantos para nós, leitores.

  A escrita dos autores é fácil de ser entendida, mas ao mesmo tempo tem meio que uma poesia através das palavras lidas. Uma pena o livro não ser tão conhecido diante o cenário nacional, pois é uma história que abre nossos olhos para a realidade e nos deixa totalmente extasiados ao terminar. Além do mais, os autores são uns fofos, merecem um reconhecimento maior tanto por serem como são, tanto pelo livro maravilhoso.

Também poderá gostar de

0 comentários