Resenha | Confissões on-line

1.10.16

Autor (a): Isis Figueiredo | Editora: Generale | Gênero: Young Adult | Páginas: 229 | Skoob

 Acho que essa é a primeira vez em 3 anos de blog em que eu não faço ideia de como começar uma resenha, por isso me perdoem caso ela acabe ficando um pouco confusa, pois é sempre difícil falar de livros que você gosta tanto. Mas enfim, bora lá!

 Mariana Prudente, a protagonista da história, é uma menina de 17 anos que está em seu último ano do ensino médio. Para muitos, o último ano do ensino médio é o melhor de todos apesar do vestibular, é onde nos aproximamos ainda mais dos nossos amigos e juntos nos metemos em várias ciladas. Mas essa não é a realidade da Mari. 

 Após ser traída por seu namorado e por sua melhor amiga, Mari se torna vítima de uma grande mentira, que se espalhou por toda a escola e que a coloca como a grande vilã da história. Como já se é de esperar, Mari decide não tentar desmentir toda a história, afinal, faltam só alguns meses para o ano acabar e enfim se ver livre de tudo isso.

 Além de lidar com os problemas da escola, Mari tem que suportar sua irmã Melissa, que está enlouquecendo a família toda com os preparativos de seu casamento, um evento que desde cedo trouxe decepções para Mari, já que ela precisou abrir mão do seu tão sonhado intercâmbio para que seus pais pudessem ajudar nos preparatórios dessa união.

 Em meio a esse montão de problemas, Mari encontra nos vídeos uma maneira de desabafar. É a partir daí que ela decide criar o Marinando, um canal no Youtube onde ela posta seus desabafos e dicas pessoais. O que ela só não tinha previsto era que, após postar em seu canal um vídeo de sua irmã surtando ao provar um doce que continha pimenta, o mesmo se tornasse uma febre na internet.

 Em meio a tudo isso Mari terá que aprender a se acostumar com as diversas mudanças que a vida lhe trouxe, como um pretendente super fofo e reservado, a fama do canal e as oportunidades que vieram com a mesma.
 Esse é aquele típico livro que te prende logo na primeira página. A escrita da Isis é super envolvente, é aquela típica narrativa que você vai lendo e quando percebe já concluiu o livro.

 Tenho que confessar que no início do livro eu não tinha tantas expectativas, até porque para mim seria aquela coisa de criou um canal no youtube, bombou, virou famosa, pisou nas inimigas. Mas acabou sendo muito mais do que isso.

 Uma coisa que me agradou muito nesse livro é que desde cedo descobrimos que Mari foi vítima de uma mentira que tirou-lhe tudo, mas ainda sim demoramos muito para descobrir qual foi essa mentira, pois a autora esconde esse fato até um momento mais propício, onde finalmente tudo se encaixa da maneira certa.

 Apesar de todo o enredo incrível que gira em torno da Mari, o que realmente me conquistou nesse livro foi a importância que a autora deu para Carina, a amiga de Mari que há algum tempo vem passando por um transtorno alimentar que é fruto de cobranças extremas de sua mãe, uma mulher que sempre foi a melhor naquilo que fez e que não se cansa de cobrar da sua própria filha algo que nem a mesma poderia dar-lhe. Ao meu ver a Isis foi muito feliz trabalhando com esse tema. Ela fez o possível para não só colocar a visão de quem passa pelo problema, como também a visão de quem acompanha essas pessoas. A única coisa que eu realmente senti falta nessa questão foi um diálogo entre a Mari e a mãe de Nina, que definitivamente precisava ouvir umas verdades sobre a filha e sobre si mesma.

 No geral esse foi um livro que me agradou demais. A Isis conseguiu desenvolver uma história elegante, singela e cativante, em cima de um enredo inicialmente simples e comum. Mari acabou por se mostrar uma personagem forte e inspiradora, já que em meio a diversos problemas ela soube mostrar que nem sempre enfrenta-los frente a frente é a decisão mais sábia. 

 Para encerrar a resenha vou dar-lhes um grande conselho. Se for comprar esse livro, já compre logo a sequência, pois como a própria Mari diz na última página, "a aventura está só começando".

Também poderá gostar de

0 comentários