3 maneiras de organizar o conteúdo do blog

1.12.16

Foto de: Hannah Emily (www.hannahemilylane.com)

 Se você é blogueiro há algum tempo como eu, provavelmente você já se deparou com aquela fase em que você senta para escrever um post e simplesmente não sai nada, ou tudo aquilo que sai parece ou mal feito ou repetitivo. É por isso que muitas vezes eu acabo passando uma semana inteira sem fazer um post sequer, porque eu simplesmente não consigo escreve-los. Foi só recentemente, através de muitas pesquisas, que eu descobri que vários blogueiros conhecidos superam essa fase com uma boa maneira de organizar o conteúdo do blog, afinal de contas, é bem mais fácil de se escrever um post se você já tiver a ideia organizada.

 Apesar de esse parecer um post sobre como estimular o seu processo criativo, o que eu realmente quero compartilhar com vocês são métodos de organização para que você possa postar no seu blog com certa frequência, algo que estimula o seu leitor a estar sempre voltando para o seu cantinho. Sem falar que, ter um lugar para organizar o conteúdo do blog também pode ser útil para anotar ideias para novos posts antes que ela se vá e você fique frustrado consigo mesmo.


 Um desses métodos de organização é o Bullet Journal, criado pelo designer americano Rydel Carrol com a intenção de desenvolver uma ferramenta que organizasse a nossa vida com base no passado, no presente e no futuro. Inicialmente o Bullet Journal é um ferramenta para você organizar a sua vida, onde você deve se programar para eventos e tarefas que precisarão serem realizadas, e fazer anotações importantes dia após dia. Porém muitos blogueiros estrangeiros abraçaram a ferramenta não só como um método para se organizarem, como também para organizarem o conteúdo do blog. Alguns deles separam uma parte do BJ só para o blog, outros fazem tudo misturado. A questão é que não importa como você irá fazer, o que realmente importa é que você mantenha o seu blog organizado sempre tendo previsões de quando os posts devem sair e quando devem ser feitos
 Foto de: Hannah Emily (www.hannahemilylane.com)

Eu infelizmente ainda não comecei a montar o meu próprio BJ mas começarei em breve, mas uma dica que eu daria para aqueles que decidirem utiliza-lo para organizar o blog é: tenha-o sempre em mãos. A graça do BJ como ferramenta para organizar o blog é que você pode anotar qualquer ideia que você tiver durante o dia e já começar a desenvolve-la e programa-la. Por isso, é muito importante que você sempre o carregue com você.

 Outro método super bacana para manter o blog organizado é o calendário de parede, uma ferramenta extremamente prática já que você sequer precisa abrir uma agenda ou o calendário do celular para ter o controle das datas. Nessas fotos nós conseguimos ver que existem várias maneiras de criar um calendário de parede, desde preencher toda uma parede com post-its até utilizar fita adesiva para desenha-lo na parede. Eu particularmente gostei muito desse feito com fita adesiva, afinal de contas, é super prático e barato, já que podemos fazê-lo em qualquer parede de cor não tão escura.

 Esse tipo de organização acaba sendo um dos melhores para programar os dias em que o conteúdo do blog será liberado, já que você pode facilmente colar um post-it no dia programado com o horário em que ele deve sair e o nome do post. Além do mais, esse método não precisa ser exclusivamente para assuntos do blog, você também pode utiliza-lo para organizar suas tarefas do dia a dia. A única dica que eu daria para quem optasse por misturar as duas coisas é: tenha post-its de diferentes cores, assim você pode utilizar uma cor para marcar coisas como tarefas do serviço e outra cor para marcar as coisas relacionadas ao blog.
Foto de: The Happiness Planner (https://thehappinessplanner.com/)

 Por último mas definitivamente não menos importante, temos os planners, a ferramenta mais completa de todas e que serve para absolutamente tudo. Os planners entrou no gosto dos brasileiros recentemente mas já passou a ser um dos métodos de organização mais utilizado entre nós. A grande sacada do planner é que nele você tem espaço para anotar qualquer coisa que você queira, desde tarefas a serem realizadas até ideias para novos posts e quando posta-los.

 Algo bastante usual nos planners são os calendários, que irão te ajudar muito caso você opte por essa ferramenta para organizar o conteúdo do blog. Eu não sei vocês, mas eu tenho uma grande dificuldade de me manter organizado através de aplicativos digitais ou planilhas no computador. Por isso eu adoro os planners apesar de não ter um, porque você tem toda a sua organização em mãos na hora que quiser. O grande diferencial do planner é a sua questão estética. Além de ser lindo ele já vem com tudo pronto, os locais onde você deve anotar tarefas, ideias, eventos, compromissos, planos, etc. É exatamente por isso que tantas pessoas optam por ele ao invés de outros meios de organização. O único ponto negativo é que na maioria das vezes um planner de boa qualidade pode sair por um preço um tanto quanto salgado.

 Como eu já disse, nem sempre manter a agenda do blog organizada é uma tarefa fácil, mas acredito que vale a pena tentar utilizar algum desses métodos para manter tudo organizadinho. Além de ser algo mais profissional, manter o calendário do blog organizado é uma maneira de garantir o constante retorno do seu leitor. Um exemplo disso é o que aconteceu comigo nesse mês que acabou de passar. Teve um dia em que eu tive um número de acessos bem mais alto do que o normal devido à um post que foi bem sucedido. Nos dias seguintes o número de acessos se manteve próximo ao dos dias anteriores, ou seja, os leitores que leram aquele post e gostaram, voltaram dias depois para conteúdos novos. Porém como eu acabei ficando uma semana inteira sem fazer sequer um post, os acessos caíram novamente, me mostrando que da mesma maneira que eu ganhei leitores facilmente, eu os perdi mais facilmente ainda.

 Com isso tudo eu aprendi que é sempre bom manter o blog ativo, nem que seja com um post por semana. Por isso eu peço-lhes que não cometam o mesmo erro que eu cometi. Utilizem algum desses métodos que eu lhes mostrei e garantam o retorno constante dos seus leitores.

Também poderá gostar de

0 comentários