10 dicas essenciais para fotografar com o celular

28.2.17

 Atualmente fotografar se tornou algo muito mais fácil de se fazer, já que podemos à qualquer momento tirar nosso celular do bolso e fazer alguns cliques. Mas é claro que se compararmos as fotos tiradas por nossos celulares, com fotos tiradas por câmeras profissionais, a discrepância é enorme, já que a câmera profissional oferece diversos recursos manuais que possibilitam um melhor aperfeiçoamento da fotografia.

 De todo modo, fotografia não se limita ao material que você utiliza. Fotografia é luz, fotografia é imagem, fotografia é a sua maneira de enxergar o mundo. Portanto, desde que você saiba manusear o equipamento que está a sua disposição, bons resultados aparecerão.

 Como eu ainda não tenho a minha tão sonhada DSLR, eu vou praticando as técnicas que aprendo com o meu celular mesmo. É por isto que eu decidi compartilhar com vocês 10 dicas essenciais para fotografar com o celular, seja ele qual for. Mas antes de irmos para as dicas eu gostaria de ressaltar algumas informações muito importantes.

  • Você não precisa de um iPhone para tirar fotos de qualidade com o celular. Eu sei que um iPhone ajuda muito, já que é a linha de celulares com as melhores câmeras no mercado atualmente, mas não se prendam à ideia de que somente um iPhone tem a capacidade de fazer imagens com uma ótima qualidade.
  • Não se prendam aos megapixels de uma câmera. Acho que essa é uma das dicas mais importantes, já que atualmente aos comprarmos um celular a única coisa que buscamos na câmera é o maior número de megapixels possível. A questão é que não adianta a câmera ter 16MP se o sensor e a abertura são extremamente limitados. Um grande exemplo disso é o próprio iPhone, que no caso do 5s tem uma câmera de 8MP, mas que consegue obter resultados muito melhores do que celulares com câmeras de 16MP.
 Agora chega de faladeira e vamos logo para as dicas, afinal de contas, foi para isto que vocês vieram aqui.

1. Não utilize o zoom, aproxime-se. 
 Acho que esta é uma das dicas mais óbvias, porém é sempre bom ressalta-la. Diferente de uma câmera profissional, onde existe uma lente que permite a utilização do zoom sem a perda de qualidade da imagem, na câmera do celular o zoom não passa de uma falsa sensação de aproximação da imagem, quando na verdade a única coisa que ele está fazendo é recortar a imagem e aproxima-la, fazendo assim com que a mesma perca grande parte de sua resolução. Por isso a minha principal dica é: aproxime-se daquilo que você deseja fotografar. Ou, caso não seja possível esta aproximação, fotografe na maior resolução que seu celular permitir, e depois recorte ela utilizando algum programa do seu computador ou do próprio celular. 

2. Limpe a lente do celular antes de fotografar. 
 Eis outra dica ridícula mas que está sempre prejudicando alguém. Como celular é uma tecnologia portátil, a gente está sempre com ele em lugares de fácil acesso, como na bolsa ou no bolso da nossa calça. Por isto, é muito fácil arranhar ou simplesmente sujar a lente. Então não deixe de dar uma limpadinha na lente antes de utiliza-la (pode ser com a camiseta mesmo, o importante é não deixar a lente manchada com algo que atrapalhe na fotografia).

3. Evite o uso de flash
 A não ser que o flash seja um elemento indispensável para que a fotografia seja feita, evite ao máximo utiliza-lo. Pode ser que em alguns momentos ele traga um efeito agradável para a imagem, mas na maioria das vezes você corre o risco de acabar com uma fotografia artificial e mais escura do que clara. Por isto eu aconselho que vocês fotografem sempre em lugares bem iluminados, até porque fotografia é luz

4. Cole os braços ao corpo. 
 Essa é uma dica muito útil caso você vá fotografar em pé e sem nenhum apoio. Como o celular é um objeto muito leve, temos uma enorme dificuldade para mante-lo estático. Por isso colar os braços ao corpo pode ser um meio de evitar fotos borradas e desfocadas.

5. Use a regra dos terços. 
 Essa é uma ferramenta muito conhecida pelos fotógrafos ou simples amantes da fotografia. A regra dos terços são aquelas linhas verticais e horizontais que aparecem na tela quando você vai fotografar (caso esteja ativado). Caso algum de vocês não saibam como utiliza-la, eu recomendo que vocês assistam o vídeo que o canal ComoFaz fez (link aqui).

6. Utilize o foco manual. 
 Sim, eu sei que o foco que o celular nos oferece não é nem de perto aquele foco lindo que vemos em fotos profissionais, mas eu garanto que se você souber utiliza-lo ele pode te render bons resultados. Ao invés de deixar com que a câmera decida no que focar, você deve tomar esta decisão. Para fazer isto você só precisa tocar no local desejado e espero que a câmera foque naquele ponto. P.S.: Caso você queira um foco que deixe o fundo mais desfocado, não se esqueça de se aproximar ao máximo do objeto em evidência. 

7. Explore a mobilidade do celular. 
 Uma das grandes vantagens de fotografar com o celular é o fato de que ele é um equipamento muito mais fácil de se manusear, o que nos permite explorar outros ângulos que não sejam os convencionais. Por isto, abuse das fotografias com perspectivas incomuns.

8. Use mas não abuse do modo HDR. 
 Modo HDR é uma ferramente que busca como resultado fotografias nem superexpostas, nem subexpostas. O que ela faz é basicamente tirar duras fotos simultaneamente, uma com muita luz e outra com pouca luz, e então juntar as duas em uma única e equilibrada foto. Com isto você tem como resultado uma foto em que todos os elementos são visíveis. Porém, eu costumo dizer que não é bom abusar do modo HDR porque você precisa saber exatamente como e quando utiliza-lo, caso contrário o resultado será fotos artificiais e visualmente desagradáveis. Meu grande problema com o modo HDR é saber quando ele me ajuda e quando ele me atrapalha. É por isto que eu costumo fazer uma foto com o modo HDR ativado e outra com ele desativado, assim eu não corro o risco de tirar uma foto achando que a mesma ficou incrível, e ao chegar em casa me deparar com uma foto extremamente desagradável. P.S.: Como o modo HDR registra inicialmente duas fotos, é muito importante que você mantenha a câmera estático por um certo tempo.

9. Não tenha vergonha de sacar o celular do bolso e tirar algumas fotos. 
 Sim, eu sei que no início é difícil deixar a vergonha de lado, mas pensa comigo, ter vergonha pra que se vamo tudo morrê? Não se incomode com os olhares ou comentários das pessoas, pensem que no final elas irão ver suas fotos nas redes sociais e pensar UAU, QUE FOTO INCRÍVEL. E acredite em mim, isso faz todo o esforço valer a pena.

10. Não caia na rotina. 
 Essa é uma dica que eu mesmo venho tentando por em prática. Quando você começa a fotografar é muito comum que você adquira alguns hábitos, que se familiarize com alguns ângulos e composições. Porém se com o passar do tempo você não for explorando e buscando novas maneiras de fotografar, vai chegar uma hora em que o seu trabalho se tornará algo repetitivo. Não sei vocês, mas eu por exemplo amo fotografar retratos, e existem alguns ângulos que eu domino com muita facilidade (ou pelo menos acho que domino). Porém, eu não posso me prender somente à estes ângulos, se não meu trabalho se tornará algo monótono e sem sentido. É por isso que eu vou sempre ressaltar por aqui que, quando se trata de fotografia, devemos sempre buscar por coisas novas

- Dica bônus -

 Edite as fotos antes de utiliza-las. É claro que essa dica depende muito daquilo que você pretende fazer com a sua fotografia, mas no geral eu recomendaria que todos editassem as fotos antes de utiliza-las. E quando eu digo "editar" eu não me refiro à colocar um filtro antes de posta-la no instagram, mas sim ajustar coisas como o contraste, a exposição, a temperatura, etc. Esses pequenos detalhes fazem uma grande diferença no resultado final.

 Bom, essas eram as 10 dicas essenciais para fotografar com o celular que eu tinha para dar. Espero que este post tenha acrescentado algo de útil para cada um de vocês, e que vocês às coloquem em prática quando tiverem a oportunidade. E é claro, não esqueçam de me contar sobre os resultados.

Também poderá gostar de

0 comentários