Se preocupe menos com a aparência e mais com o conteúdo do seu blog

26.4.17

Foto de: Stanley Dai
 Se tem algo que eu aprendi nos últimos tempos foi que as ideias para novos posts não surgem do nada, e que é muito importante buscar inspirações em outros blogs. É por isso que eu ando procurando por blogs com os quais eu me identifique. Porém, para a minha surpresa, está sendo mais difícil do que eu esperava, pois a maioria dos blogs que eu encontro têm um layout incrível, porém com posts superficiais e muitas vezes artificiais.

 Uma das coisas que eu admiro muito em um blogueiro é o comprometimento dele com seus leitores e com o conteúdo que ele produz, algo que infelizmente está se perdendo, pois muitos dos blogueiros atuais perderam a essência do "ser blogueiro", do produzir um conteúdo por puro prazer, e não para conseguir parcerias com lojas ou editoras. Calma, eu não estou julgando as pessoas que fazem isto, até porque eu já fui uma delas; mas ao meu ver o blog é algo muito pessoal, é um pedaço de você que você expõe para todos na internet.

 Apesar de tudo isso, o que mais me incomoda nos blogs que eu encontro internet afora é a falta de conteúdo. Confesso que não me agrada ver blogs voltados somente para resenha de produtos, mas isso é porque na maioria das vezes os próprios produtos não me agradam, então eu consigo entender que de alguma forma aquilo é importante e útil para alguém. Agora, o que me desagrada mais ainda é quando eu entro em um blog com um layout lindo mas sem nenhum conteúdo. Sabe aquele blog que você bate o olho e se apaixona mas quando decide ler um post vê uma enorme falta de conteúdo e de comprometimento por parte do autor? Aquele post que tem uma foto linda tirada da internet mas que tem como conteúdo dois parágrafos de texto falando sobre como o feminismo não é a mulher sendo superior ao homem, ou como o capitalismo é um sistema injusto e desumano? Tipo, nada contra você expor isso no seu blog, mas qual a verdadeira relevância deste post? Será que grande parte do seu público ainda não sabe dessas informações?

 Muitos blogueiros se importam muito em manter uma certa frequência de postagens no blog, algo que na minha opinião é extremamente importante. Mas por favor, se você não tem condições de produzir um conteúdo bacana para o seu público de três em três dias, então não se comprometa. Sabe por que? Porque senão vai chegar o dia em que deveria sair post novo, e na falta de um post você irá escrever qualquer coisa, sendo muitas vezes um conteúdo muito inferior ao que você poderia escrever. É claro que isso não é nenhuma regra, mas é tudo uma questão de entregar ao seu público um conteúdo bacana, um conteúdo que você gostaria de consumir se estivesse navegando pela internet.

 Com tudo isso, o que eu realmente gostaria de dizer é que não adianta se importar com a aparência do seu blog ou com a frequência de postagens se você não se importa com o conteúdo que produz. E também não adianta produzir somente listas ou posts com dicas para blogueiros; a maioria das pessoas gostam de, pelo menos vez ou outra, ler algo mais pessoal, ler aquele post onde você expõe seus medos e suas inseguranças, ou seus sonhos e metas. Essa é a grande essência do blog; é isso que o torna um blog, e não um site.

Também poderá gostar de

0 comentários