Como é estudar, trabalhar e manter o blog atualizado?

16.5.17

 Aqueles que trabalham e estudam durante a semana me entendem quando eu digo que não é fácil manter o blog atualizado com um conteúdo bacana e com uma frequência agradável. Mas vejamos bem, não ser fácil não significa ser impossível, portante se você está nesta situação saiba que você não é o único e que é possível fazer as três coisas ao mesmo tempo.

 Não sei se todos vocês sabem, mas este ano o blog completa seus 4 aninhos de vida, e a pergunta que eu não consigo deixar de me fazer é: como eu consegui? Olha, confesso pra vocês que não foi fácil. Lá atrás, nos 2 primeiros aninhos do blog, eu levava tudo como algo inutil mas que eu fazia por distração, até porque eu acreditava que ninguém lia aquilo que eu publicava. Já nos dois últimos anos eu mudei meu olhar para o blog, e foi ai que eu comecei a leva-lo mais a sério. Não no sentido de "trabalho", mas no sentido de que "se eu vou publicar algo, então não pode ser qualquer coisa". É claro que nem por isso todos os posts publicados nos últimos dois anos foram maravilhosos, mas a questão é que eu comecei a me dedicar mais.

 E ai como se já não bastasse dividir tempo entre meus outros hobbies, a escola e o blog, neste ano eu comecei a trabalhar, o que me fez questionar se eu realmente queria continuar com o blog. Mas cá entre nós? Eu nunca cogitei abandonar o blog de verdade, até porque ele já não é mais só uma página onde eu posto minhas baboseiras, ele é uma parte de mim que eu quero compartilhar com as outras pessoas.

 Mas a grande questão é: como eu consigo conciliar tudo isso? Bom, no começo do ano confesso que foi muito difícil e cansativo, e vocês podem conferir isto analisando a frequência com que eu postava nos primeiro meses. Porém deixar o blog desatualizado estava me deixando muito cabisbaixo, então eu decidi organizar a minha rotina e tirar alguns minutos do meu dia só para atualiza-lo. Então basicamente a minha rotina se consistia em ir para a escola de manhã, trabalhar de tarde e produzir conteúdo a noite. Vendo assim nem parece nada de mais, né? 

 As coisas começaram a se complicarem quando foi chegando o primeiro período de provas, onde eu tinha que optar por estudar ou manter o blog. Foi ai que eu vi que não daria mais para manter o blog atualizado seguindo este mesmo esquema, o que me levou a procurar novas formas de organização. No final eu acabei optando por uma que vocês provavelmente pensaram logo de cara mas que para mim demorou para aparecer, que foi escrever os posts nos fins de semana. E é exatamente isto o que eu faço agora, eu escrevo no mínimo 2 posts todos os fins de semana e vou liberando durante a semana, dessa maneira eu não preciso me preocupar tanto com o blog em meio à correria da semana.

 Então se você está vivenciando isto agora e está pensando em abandonar o seu blog, ou está desanimado porque não está conseguindo produzir na frequência que deseja, a dica que eu tenho para te dar é: procure outras formas de organização. Eu conheço pessoas que escrevem o rascunho do post no celular durante as viagens de ônibus de um lugar para o outro e quando chegam em casa só adicionam as imagens e finalizam o texto. Conheço também outras pessoas que só produzem conteúdo uma vez por mês; então eles pegam aquele feriado prolongado ou aquele fim de semana sem compromissos e dedicam todo o seu tempo à produzir inúmeros posts. No geral, o que eu quero dizer é que cada um tem uma maneira própria de organizar o conteúdo do blog, você só precisa encontrar a sua.

 E por último uma dica que eu considero muito importante: escreva, mesmo se você não estiver inspirado. Esse texto por exemplo, eu estou escrevendo em uma noite de domingo, e confesso que estou sem inspiração nenhuma, só estou escrevendo porque eu sei que depois isso aqui pode resultar em um bom post (se você está lendo agora é porque deu tudo certo, amém) quando eu estiver em um bom dia e decidir revisar e aprimora-lo. 

 Portanto, se você realmente gosta de ser blogueiro e tem um carinho especial pelos seus leitores e pelo conteúdo que você produz para o seu espaço virtual, deixe de se autossabotar dizendo "não tenho tempo para o blog" e comece a pensar em "como eu posso encontrar tempo para o blog?", algo que é possível se você se dedicar.

Também poderá gostar de

0 comentários