5 coisas que você precisa saber antes de criar um blog

27.6.17

 Adivinha quem ressurgiu das cinzas? Eu mesmo, Gustavo Melo! Irei justificar meu sumiço em uma única frase: final de semestre. Existe período mais cansativo que final de semestre? Sinceramente, não sei como vocês aguentam.

 Mas enfim, menos reclamações e mais conteúdo. Confesso que nesses últimos dias eu tive um tremendo bloqueio criativo, e foi só hoje que eu consegui desenvolver alguma ideia em um post bacana para compartilhar com vocês. Meu papo hoje será direcionado para aqueles leitores que estão pensando em criarem seus próprios blogs, algo que me deixa super feliz e que eu super apoio, mas que também não é tão simples quanto parece. Foi pensando nisso que eu decidi compartilhar 5 coisas que você precisa saber antes de criar um blog.

 1. Blogs não são mais tão consumidos quanto antigamente.
 Não sei se todos vocês têm consciência disto, mas hoje em dia o público leitor de blogs é muito menor do que o público de alguns anos atrás. Quer comprovar se isto é verdade? Chega no seu circulo de amigos e pergunta quantos deles acompanham algum blog. Provavelmente será um número bem baixo e muito diferente do número que teria se tivesse perguntado quantos deles acompanham algum canal no youtube.

 2. Você não conseguirá centenas de leitores do dia para a noite.
 Como acabamos de ver, o público leitor de blogs já está cada vez menor, portanto livre-se daquela ideia de que você irá criar um blog e em questão de semanas já terá centenas de leitores fiéis que irão interagir contigo em todas as redes sociais. Conquistar um público fiel é um desafio constante para todos os blogueiros, sendo algo que exige tempo e estratégias.

 3. Os leitores gostam de saber quem é a pessoa por trás daquilo que elas leem.
 Esse é um grande problema que eu venho encontrando nessa nova geração de blogueiros. Muitas pessoas estão criando blogs com um único objetivo de conseguir parceria com marcas e lojas, e com isto ganhar produtos. Sinceramente? Isso não é bacana. Não que eu seja contra você promover uma marca e lucrar com isso, é só que não é nada legal quando você entra em um blog e só tem posts que promovem alguma marca. A grande magia do blog é o fato de ele ser algo pessoal, ser o seu espaço, o espaço onde você pode falar sobre o que quiser e expor os seus sentimentos. E cá entre nós? É isso que as pessoas gostam de ver em blogs. É claro que todo mundo gosta de entrar em blogs para ver resenhas de produtos ou críticas à algum filme, mas acima disso, as pessoas também gostam daquele texto sentimental, daquele post cheio de dicas por experiências próprias, ou até mesmo daquele  post com um monte de fotografias tiradas pelo próprio blogueiro. Isso aproxima o leitor do blogueiro, e é isso que fará com que eles voltem ao seu espaço futuramente.

 4. As pessoas já estão cansadas de certos assuntos.
 Se tem uma coisa que eu posso te garantir é que dificilmente você publicará algo completamente original no seu blog. Acredite em mim quando eu digo que tudo o que você fizer no seu blog, algum outro blogueiro já fez. Portante se dedique, pois vai de você ser o blogueiro que fez isto da melhor maneira, ou da pior maneira. Ah, e é claro, seja criativo. Quando eu digo criativo não é no sentido de criar coisas novas, até porque eu acabei de dizer que dificilmente você conseguirá fazer isto. Mas seja criativo no sentido de fazer as mesmas coisas porém de maneiras diferentes. Toda vez que você tiver uma ideia para um post, pesquise para ver se alguém já fez aquilo, e com base no que você encontrar, tente criar novas maneiras de faze-lo. E por último, evite aqueles posts clichês como TAGs famosas e coisas do tipo, todo mundo já está cansado de tudo isso.

 5. Você não vai conseguir rios de dinheiro com o seu blog.
 Bom, é claro que eu não posso generalizar, pois você pode sim ser o novo hit da internet e ficar super famoso do dia para a noite, porém as chances de isso acontecer são minimamente minimas, portanto tire da cabeça a ideia de que com alguns meses de blog você já estará se sustentando com o dinheiro que ganha através do blog. Se esse for realmente o seu objetivo então você terá que se esforçar muito, mas muito mesmo, pois eu conheço blogueiros que estão no ramo há anos e mesmo com um bom público ainda não conseguiram nem 30 dólares com o Google ASsense.

 Agora que você já leu tudo isso está na hora de repensar se você realmente quer ter um blog. Caso a resposta seja sim (e eu espero que seja), eu só tenho a te dizer uma coisa: vai fundo. Criar um blog pode te agregar diversas coisas, como por exemplo amigos incríveis. Além disso essa pode ser uma maneira de você colocar para fora tudo aquilo que você está sentindo, ou até mesmo algo que você tenha a dizer e que pode ajudar outras pessoas.

 Se o seu objetivo é conquistar um público bacana e ativo, confesso que no começo não será nada fácil. Mas não desista, uma hora os resultados chegam e ai você só precisa aproveitar e continuar fazendo aquilo que te da tanto prazer, pois é isto que o seu blog deve ser para você, uma fonte de prazer, uma forma de fugir da realidade de vez em quando. Como eu gosto de dizer: o seu blog é o pedaço de você que todo mundo pode ver.

Também poderá gostar de

0 comentários