Conheça os principais motivos pelos quais seus posts não fazem sucesso

7.1.18

 Nos últimos tempos eu venho estudado bastante sobre estratégias que podem me ajudar a fazer com que o Mundo Invertido cresça e conquiste um público fiel e para o qual eu tenha prazer em escrever. Sendo assim, eu não só passei a dar mais importância ao visual do blog como também para o conteúdo, que ao meu ver é o principal de qualquer blog, pois é isto que o diferencia dos demais.

 Nesses meus estudos, eu tive o prazer de conhecer diversos blogs que são exemplos reais de como um blog pode alavancar se você se dedicar e souber fazer as coisas da maneira certa, sempre respeitando o seu público e assumindo esta tarefa como algo sério. É claro que o seu blog pode ser só um hobbie para você, mas caso esteja disposto a conquistar algo a mais com ele, é necessário muita dedicação e estudo da sua parte, pois em tempos onde o universo digital é tão concorrido como atualmente, fica difícil você produzir um conteúdo que se destaque em meio aos demais.

 Em meio à uma infinidade de conteúdos incríveis que eu encontrei pela internet nas últimas semanas, eu também encontrei conteúdos que não possuem nada de interessante para mim, apenas mais de tudo aquilo que já estamos exaustos de consumir neste universo digital. Entretanto, o que realmente me chamou à atenção foram os posts muito bem escritos e com conteúdo bastante pertinente que infelizmente não obtiveram o retorno que merecem. Foi a partir daí que eu passei a me perguntar por que posts tão incríveis não recebem sequer metade do retorno que alguns posts inferiores recebem? E foi só quando eu parei para analisar todo o processo criativo por trás desses posts que eu consegui entender o que os levaram ao fracasso. Sendo assim, conheça os principais motivos pelos quais seus posts não fazem sucesso.


Você não utiliza as imagens certas
 A primeira coisa que você precisa ter clara em sua mente é que um post sem imagens dificilmente terá o retorno esperado, pois ele acaba se tornando algo massante e muito exaustivo de se ler. Entretanto, não basta colocar qualquer imagem em meio ao seu texto, é necessário selecioná-las com cuidado, sempre pensando qual imagem melhor representa tudo aquilo que está escrito.

 Sabendo disto, duas coisas muito importantes precisam ser levadas em consideração, sendo a primeira delas a preferências por imagens autorais. Eu compreendo que nem todo blogueiro possui uma câmera de qualidade ou o melhor olhar fotográfico para fazer o tipo de foto do qual necessita, porém vale a pena investir nestes aspectos, pois cada vez mais os leitores procuram por conteúdo onde eles consigam enxergar a essência do blogueiro, e o fato de as postagens possuírem fotografias autorais conta muito para o aumento de sua credibilidade. 

 A segunda coisa também muito importante que precisa ser levada em consideração é a não utilização de fotos encontradas em qualquer lugar da internet. Utilizar fotografias alheias sem a autorização do fotógrafo não é permitido, uma vez que existem os direitos autorais daquela imagem. Sendo assim, é muito importante que você pare de utilizar imagens encontradas no Google Imagens ou sites não confiáveis. Uma alternativa para quem não produz as próprias imagens é a utilização de Bancos de Imagens, dos quais eu já falei aqui no blog neste post aqui.

Você não planeja o seu post para que ele faça sucesso
 Um bom planejamento para o seu post é algo essencial, e eu sei que pode parecer algo bastante óbvio, mas ainda existem muitos blogueiros que não têm o hábito de planejar o conteúdo que irão publicar em seus blogs. E quer saber de uma coisa? Eu não condeno nenhum deles, afinal de contas, até pouco tempo atrás eu tinha este mesmo hábito, eu simplesmente abria meu notebook quando dava vontade, escrevia aquilo que me vinha na cabeça naquele exato momento, e logo publicava. Hoje eu sei que fazer isto seria uma falta de responsabilidade e respeito com os meus leitores, afinal de contas, ninguém gosta de ler um texto sem nexo, confuso ou em então cheio de erros ortográficos. 

 Esta é outra coisa da qual devemos falar quando pensamos no processo de planejamento de um blog, a revisão. Sim, eu sei que isto é algo muito chato de se fazer, mas eu garanto que é extremamente necessário. Antigamente eu também não tinha o hábito de revisar os textos antes de publicá-los, e é por isto que há algumas semanas atrás, quando eu fui ler alguns posts mais antigos do blog, eu fiquei morrendo de vergonha ao ver erros ortográficos absurdamente ridículos. E sabem qual foi a primeira coisa que eu pensei? Imagina o que o meu leitor deve ter pensado de mim ao se deparar com um erro destes. E como eu tenho certeza de que nenhum de vocês quer passar por esta mesma situação, a minha grande dica é: revise o texto antes de publicá-lo, sempre. 

 E outro aspecto importantíssimo que deve ser sempre levado em conta quando planejamos um post, é garantir que as palavras-chaves do post estejam dentro do post. Eu sei que pode parecer redundante, mas muitas pessoas tem o costume de colocar as palavras-chaves somente no campo dos marcadores, e isto não garante o resultado que você deseja. Portanto, se o seu post tem como tema uma alimentação vegetariana, garanta que estas palavras também estejam dentro do texto, e não somente nos marcadores. Este post, post exemplo, tem como palavras-chave Blogosfera, Dicas, Dicas para blogueiros, Planejamento para blogueiros e Posts de sucesso, e só o fato de eu ter acabado de citá-las aqui dentro do post já ajuda para que ferramentas de pesquisa como o Google encontrem relevância no meu post, afinal de contas, ninguém gosta de abrir um post cujo título não tem nada a ver com aquilo que você esperava encontrar no texto

Você não divulga o post da maneira adequada
 Eis aqui o que eu acredito ser o principal motivo pelo qual seu post não faz sucesso, a divulgação. Este foi sempre o meu maior problema, pois eu nunca tive grandes quantidades de seguidores nas redes sociais e muito menos pessoas que pudessem me ajudar com estas divulgações. Entretanto, com o passar o tempo eu aprendi que ninguém precisa ter um milhão de seguidores nas redes sociais para divulgar um post  e garantir que ele faça sucesso, na verdade a única coisa que a gente precisa é de dedicação e estratégia. 

 Antes de qualquer coisa, precisamos levar em consideração que é de extrema importância que você esteja presente em todas as redes sociais, ou então pelo menos naquelas onde seu público ideal é mais ativo. Logo, é importante também que você não utilize estas redes sociais somente para divulgar suas postagens, mas também para interagir com todos, trocas experiências, conhecer outros blogueiros, etc. As redes sociais hoje são uma importante ferramente de Networking, onde você pode estabelecer contato com pessoas importantes do seu nicho e quem sabe conseguir ajuda para fazer com que o seu blog cresça. 

 Além disto, outra coisa que hoje eu considero muito importante é investir em publicidade. Porém, o que acontece na maioria das vezes é que o blogueiro não sabe investir na publicidade adequada, e ai acaba perdendo seu dinheiro, pois não recebe o retorno esperado. Portanto, é muito importante saber investir em publicidade nas redes sociais certas, e também saber quais posts merecem este investimento. Para saber isto, basta pensar em uma coisa: este conteúdo tem a capacidade de auxiliar efetivamente alguém? Se a resposta for sim, vale a pena pesquisar em métodos de publicidade para ele; mas se a resposta for não, acredito que não valha tanto a pena. Como exemplo disto pensem neste post. Ele tem a capacidade de auxiliar efetivamente alguém? Sim, ele pode ser muito útil para diversos blogueiros. Agora se a gente pegar como exemplo um dos meus textos de reflexões, ele tem capacidade de auxiliar efetivamente alguém? Não (pelo menos não é nada garantido), então não vale a pena investir em publicidade para que ele faça sucesso.

_____________________________________

 Bom, acredito que agora seja o momento para você repensar a forma como está escrevendo seus posts e se perguntar se tudo isto que eu citei faz sentido para a sua vivência como blogueiro. Se fizer, está na hora de tomar alguma atitude para que as coisas mudem e os seus posts passem a finalmente fazerem sucesso, afinal de conta, se produzimos conteúdo na internet é porque queremos que alguém o leia. 

 Em caso de qualquer dúvida ou se precisar de ajuda para rever algumas coisas, me procure nas redes sociais que eu ficarei imensamente feliz em ajudá-lo. Acredito em você

  • Compartilhe:

Você também pode gostar desses aqui

4 comentários

  1. Acho que a questão das imagens nem são tão forte na questão do sucesso de algum post, não existe uma influência tão grande nisso. Mas hoje as pessoas estão investindo pouco tempo em divulgar o que aborda, investindo menos tempo em criar, gerar ou desenvolver uma imagem própria, desenvolver uma boa visão do seu blog, transformar o seu pequeno espaço na internet em algo vasto, enorme, mas com divulgação, isso é o principal de um blog. A imagem utilizada em um post é o mínimo a se preocupar, tem posts que nem tem imagens e fazem um grande sucesso, mas quem transforma o seu blog em um espaço harmonioso, calmo e divertido mesmo tendo uma imagem respeitada - conquistada através da sua divulgação e toda publicidade -, ai sim, você terá um sucesso pro seu blog. HOJE, o que você mais precisa pra investir no blog é o TEMPO, ele é mais valioso que tudo. Invista TEMPO para criar conteúdos, invista TEMPO para divulgar uma postagem que você tanto amou ao produzir, invista TEMPO para criar um mídia kit, invista TEMPO para desenvolver uma imagem que chame a atenção de muitos para dentro da sua página no instagram, na sua fanpage, ou no seu blog. INVISTA TEMPO e o seu sucesso é garantido, mas invista TEMPO com AMOR.

    Adorei a postagem,
    www.blogdodeivy.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deivyson, tudo bom?
      Muito obrigado por compartilhar sua visão sobre o assunto. Concordo com você que muitos blogs são levados ao fracasso porque os respectivos blogueiros não investem tempo para fazer com que tudo dê certo.
      Entretanto, continuo discordando quanto às imagens. É claro que não é a imagem inserida em um post que determina o sucesso dele, mas ao meu ver isto contribui, principalmente em alguns nichos onde fotos autorais e bem produzidas contam bastante para a relevância da postagem.

      De qualquer maneira, fiquei muito feliz com o seu comentário. Espero te ver mais vezes por aqui.

      Beijão

      Excluir
  2. Oi Gu
    Eu vejo que muita gente perde de ganhar visitas e comentários por não utilizar bem de CEO e de divulgação. Pra mim, a forma de divulgação que mais funciona é comentar em outros blogs. Sou do tipo que acredita que esse carinho em ler o post e tirar um tempinho pra comentar nele deve ser retribuído. Estou investindo sempre mais em tirar fotos melhores pra melhorar meus posts. E CEO também. A divulgação orgânica ajuda muito.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lary, como vai?
      Muito obrigado por compartilhar estas dicas comigo, vou investir mais nisso também. Confesso que estou tentando utilizar técnicas de CEO, mas é mais difícil do que parece, haha. De qualquer maneira, acho uma dica super válida,

      Muito obrigado pela visita e volte sempre <3

      Beijão

      Excluir