Tutorial | Feed de fotos complementares

18.5.18

 Assim que eu vi pela primeira vez o Editorial CQA eu cheguei a conclusão de que eu precisava fazer algo grandioso com ele no meu Instagram, e não apenas postá-lo da maneira convencionar. Foi a partir daí em que eu comecei a buscar por inspirações de feeds diferenciados e criativos, e após reunir diversos exemplos do que eu queria eu desenvolvi o meu próprio feed, ao qual eu apelidei de Feed de fotos complementares mas que lá fora é conhecido como Puzzle Instagram Grid Feed.

 Como o feed me rendeu muitos elogios e gente perguntando como eu consegui montá-lo, eu decidi fazer este tutorial, para que todos possam montá-lo de acordo com o seu gosto e com a sua criatividade. A única coisa que vocês ter para isto além das fotos é o Photoshop (tentei utilizar outros programas porém não consegui). Vamos lá?!

1. Criando um novo arquivo
 Para criar um novo arquivo no Photoshop você pode clicar em "Arquivo" (no topo da tela à esquerda) e em seguida clicar em "Novo", ou apenas usar as teclas de atalho Ctrl + N. Será aberto em sua tela uma caixa para definir as características de seu novo arquivo, onde você deverá preencher de acordo com a imagem acima. Após preencher, clique em "OK" e o arquivo será criado.

2. Adicionando a grade
 Para que você consiga ter uma pré-visualização de como irá ficar seu feed no Instagram ao final do processo, é necessário que se adicione a grade. Para isto, clique em "Visualizar" na barra superior e, em seguida, em "Nova Guia". Será aberta a seguinte caixa:

 Nesta caixa você deve selecionar a opção "Vertical" e em "Posição" colocar "20". Dê um "OK" e a primeira linha aparecerá. Após este passo você deve repeti-lo, desta vez colocando "40" na posição (certifique-se de que selecionou "vertical"). A segunda linha aparecerá, e o arquivo ficará assim:

 Agora é a vez de adicionarmos as linhas na horizontal. Para isto, repita o procedimento, só que desta vez selecionando "Horizontal". Na primeira vez você irá preencher a "Posição" com "20", na segunda vez com "40", na terceira com "60" e assim sucessivamente, até chegar em "100". Ao fim do processo seu arquivo deve estar assim:

 Você provavelmente já conseguiu perceber que este arquivo resultará em 6 fileiras de fotos para o seu feed, portanto agora só temos que adicionar as fotos e posicioná-las da maneira que quisermos.

3. Adicionando as fotos
 Para adicionar as fotos pasta clicar em "Arquivo" (no topo à esquerda) e, em seguida, em "Abrir", ou usar as teclas de atalho Crtl + O. Em seguida será aberta a seguinte caixa, onde você deve selecionar a imagem que deseja e clicar em "Abrir".

  Após abrir a imagem você deve clicar no ícone da "ferramenta mover", ou apenas apertar a tecla "V" em seu teclado, conforme exemplificado a seguir:

 Após ter selecionado a "ferramenta mover", clique na imagem e arraste-a para a guia do arquivo criado, desta forma:

  Após adicionar a imagem no arquivo criado ele ficará assim:

  Agora é a hora de posicionar a imagem de acordo com o nosso gosto, para isto, clique no ícone da "ferramente zoom" ou simplesmente aperte a tecla "Z" em seu teclado. Com isto, você deve ir clicando para que seja dado o zoom na imagem, até chegar em um tamanho confortável para você fazer a organização.

4. Posicionando as imagens
 Após adicionar a imagem ao arquivo criado e dar o Zoom necessário na imagem, selecione novamente a "Ferramenta Mover" (tecla V) e arraste-a para o local do arquivo que você desejar, lembrando sempre que estas linhas azuis são a grade que estabelece o começo e fim de cada foto do seu feed.

 Caso sua imagem esteja muito grande e você precise diminuí-la, você deve usar as teclas Crtl + T e, pressionando o Shift (para não perder a proporção da imagem), arrastar os quadradinhos das pontas, que irão aparecer na imagem após dar o Crtl + T. Ao final, dê um "Enter" e a imagem ficará no tamanho escolhido.

 A partir daí é só ir repetindo este processado e organizando as imagens da maneira que preferir, usando e abusando de sua criatividade.

5. Cortando o arquivo
 Lembrando que cada quadradinho deste é uma foto que será publicada no Instagram, é necessário cortarmos o arquivo de acordo com a grade, e para isto deve-se selecionar o ícone "Ferramenta Corte Demarcado", ou utilizar a tecla "C".

 Dica: para cortar eu recomendo que dê bastante zoom, pois teremos que fazer esta tarefa manualmente, e não podemos cortar no local errado se não o Feed não fica certo no final.

 Posicione o mouse bem na ponta do quadrado e arraste até o lado oposto. Após soltar o mouse o Photoshop irá te mostrar a área demarcada para ser recortada. Se não estiver certo, selecione a ferramenta mover e, ao aparecer uma caixa, clique em "Não cortar", e faça novamente. Caso esteja certo, dê um "Enter" e a imagem ficará será recortada.

 Após ser recortada, você já tem a foto que será publicada em seu Instagram. Desta forma, vá em "Arquivo" (no topo à esquerda) e clique em "Salvar Como", ou utilize as teclas de atalho Shift + Ctrl + S.

 Selecione o local onde deseja salvar sua imagem e altere o formato para JPEG ou PNG.

 Após salvar a imagem, você precisa fazer o mesmo procedimento com os demais quadrados, portanto, para voltar para o documento na forma como ele estava antes do corte, vá em "Editar" (no topo da tela) e clique em "Desfazer Corte Demarcado", ou simplesmente utilize as teclas Crtl + Z. Aí é só repetir o processo de recorte até chegar ao último quadrado.

 Tcharaaaaan, chegamos ao fim do tutorial. Agora é só publicar as fotos que você salvou (na ordem certa, por favor) e terá um feed novinho em folha. Se alguém tiver alguma dúvida me chamem no Instagram.

  • Compartilhe:

Você também pode gostar desses aqui

2 comentários

  1. Adorei esse tutorial! Nunca tinha pensado em fazer um feed com fotos de uma montagem. Fica bem diferente e estiloso. Aliás você é super estiloso! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Acabei de montar um feed complementar que está lindo! Obrigado Mozão por ser um gênio. <3

    ResponderExcluir