Vale a pena toda essa obsessão pelo feed perfeito?

10.9.17

 Ultimamente algo vêm me irritando muito dentro das redes sociais, que é essa obsessão maluca pelo feed perfeito do Instagram. E quando eu digo que está me irritando dentro das redes sociais, é justamente porque toda essa doideira não está mais presente somente no Instagram, mas sim em todas as demais mídias sociais.

 Eu não sei muito bem da onde tudo isso surgiu, mas já têm algum tempo que as pessoas fixaram em suas mentes que elas só terão um feed bonito e reconhecido se elas seguirem um certo padrão, seja ele de edição, de cores ou até mesmo de fotografia. Porém, ao meu ver, tudo isso chegou a um nível que já não é mais saudável,

 Parece que em todo lugar que eu entro dentro da internet tem sempre alguém falando sobre como ter o feed perfeito do Instagram, e ultimamente a pergunta que eu tenho me feito é: o que é um feed perfeito? Ou até mesmo se existe um feed perfeito. Foi a partir destes questionamentos que eu parei para analisar e descobri onde as pessoas estão errando: elas estão se esquecendo de que o feed é uma consequência da fotografia, que é o essencial para manter tudo funcionando.

 Chega a ser engraçado, pois nesses posts as pessoas estão sempre dizendo "tire fotos de flores e intercale com selfies", "tire fotos de livros cujo a capa tenha a cor do seu feed", mas e quanto à fotografia em si? Tudo bem que duas fotos de flores e uma selfie no meio vai ficar agradável ao olhar quando você estiver visualizando o feed, mas e quando você abre a foto? Será que é uma foto realmente agradável? Ou melhor, será que é uma foto que você realmente gostou de tirar? 

 Eu cheguei a conclusão de que toda essa obsessão pelo feed organizado e perfeito está banalizando o que realmente importa, que é o olhar fotográfico das pessoas, afinal de contas, ao ver meu o Instagram foi criado para isto, para que as pessoas possam compartilhar seus momentos através de seus olhares fotográficos, algo que é sempre muito particular mas que está sendo perdido devido a este padrão de fotografia que está sendo implantado pelos usuários.

 Ah, e eu não digo tudo isso querendo ser o intelectual, OK? Afinal de contas, eu sigo um padrão no meu feed. Mas cá entre nós? Isto já está começando a me deixar bastante frustrado, pois eu nunca consigo compartilhar em tempo real uma fotografia, entende? Eu tiro uma foto mas acabo não postando porque já têm fotos "na frente" para serem postadas. Consegue compreender o quanto isto está nos impedindo de compartilhar aquilo que a gente quer na hora que a gente quer? É por este motivo que eu estou disposto a utilizar o Instagram de uma forma um pouco diferente daqui em diante, pretendo compartilhar meus ensaios junto com fotos do cotidiano, junto com fotos de livros, junto com selfies, junto com montagens... enfim, pretendo fazer do meu feed o reflexo do que eu sou, uma pessoa completamente desorganizada e imperfeita.

Também poderá gostar de

0 comentários